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Filtros suportam grau de corrosão de cada combustível, inclusive do GNV, em alta agora

Com o aumento constante da gasolina no País, muitos motoristas de veículos leves estão fazendo a conversão de equipamentos para poder rodar com outro tipo de combustível mais barato, como o Gás Natural Veicular (GNV)


Filtros suportam grau de corrosão de cada combustível, inclusive do GNV, em alta agora

Com o aumento constante da gasolina no País, muitos motoristas de veículos leves estão fazendo a conversão de equipamentos para poder rodar com outro tipo de combustível mais barato, como o Gás Natural Veicular (GNV). No caso de veículos pesados, não vale a pena fazer a conversão de combustível. “Apesar de existir a conversão de combustível de veículos pesados, em questão de economia não faz sentido a aplicação, pois o diesel é mais econômico, e a conversão é ainda muito custosa e não compensa fazê-la” – afirma Cesar Souza, gerente de desenvolvimento de negócios da Parker Hannifin.

Filtros diferentes
Os filtros de combustível protegem o sistema de injeção e o motor contra impurezas presentes no combustível. Por serem combustíveis de substâncias diferentes, os filtros para gasolina, etanol e GNV também são diferentes. De acordo com a Bosch, o material de construção dos filtros para veículos movidos a gasolina, a etanol / flex e a gás são produzidos de maneira distinta para suportar o grau de corrosão de cada combustível. 
Cada veículo deve seguir a troca de filtro de acordo com a especificação no manual da montadora. “Por isso, independentemente se o veículo está rodando com gasolina, etanol ou GNV, o tempo/km de troca do filtro deve ser respeitado” – alerta Viviane Vedovatto, responsável por trade marketing na Bosch Automotive Aftermarket. 
É preciso também ter cuidado redobrado com o filtro de combustível. “O filtro de combustível tende a saturar mais rápido, por exemplo, quando o veículo roda com álcool hidratado. Então, a troca tem que ser antecipada de acordo com manual do proprietário” – enfatiza Viviane. 

Filtros suportam grau de corrosão de cada combustível, inclusive do GNV, em alta agora

Filtros para GNV
Os filtros para GNV são iguais aos usados originalmente, não há adaptação. Todos os filtros da Tecfil são desenvolvidos de acordo com o projeto do filtro original. É extremamente importante consultar o catálogo de aplicação antes de fazer a instalação do filtro. “A Tecfil não recomenda nenhum tipo de adaptação no filtro que fuja das especificações técnicas e normas da montadora” – orienta Mateus Nascimento, consultor técnico comercial da Tecfil. 
O filtro de combustível retém as impurezas presentes no combustível para promover o perfeito funcionamento do sistema de alimentação do veículo, preservando componentes, como bicos injetores, bomba de combustível etc. “Caso não seja respeitado o período de troca do filtro de combustível, o veículo pode apresentar sintomas de perda de potência, falhas e aumento do consumo de combustível” – aponta Nascimento. Por isso, é recomendado trocar os filtros preventivamente sempre de acordo com o manual do proprietário.

Veículos pesados
Há diferenças também entre o filtro de diesel e o filtro para GNV em veículos pesados. Os filtros para GNV são utilizados para a coalescência do óleo presente no gás, além das partículas sólidas. “Os filtros são diferentes, com construções físicas e aplicações que necessitam de tecnologias inovadoras, já que coalescem o óleo contido no gás, além de outras impurezas” – explica Marcio Cirino, gerente de marketing e vendas LATAM da Parker Hannifin. 

Filtros suportam grau de corrosão de cada combustível, inclusive do GNV, em alta agora

Os filtros diesel, em geral, possuem duas funções. O Pré-Filtro Racor, da Parker, por exemplo, é utilizado para separar a água do diesel, além das maiores partículas. O filtro final diesel faz uma filtragem mais fina porque retira as menores partículas, protegendo o sistema de injeção. “A combinação destes dois filtros leva ao sistema de injeção um diesel com baixa quantidade de água e baixíssima quantidade de partículas” – esclarece Marcio Cirino.

Migração para GNV
Segundo informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de veículos alterados para GNV vem dobrando: até setembro deste ano, mais de 160 mil veículos fizeram a conversão. A economia com o GNV varia de 40% a 60% sobre a gasolina. Dados da People Interactive, citados pelo UOL Carros, apontam que a média de consumo de veículos com etanol é de 7 km/litro; a gasolina, 10 km/litro; e com GNV, 14 km/m³. Depende ainda de quanto o carro roda e do modelo do automóvel. O metro cúbico do GNV pode custar de 30% a 50% menos que o litro da gasolina. 
GNV é viável para quem utiliza muito o carro. Para convertê-lo, é preciso instalar módulo eletrônico, cilindro, suporte e regularizar os documentos. O GNV precisa ser instalado em oficina credenciada e passar por vistoria em um dos Organismos de Inspeção Acreditado (OIAs) cadastrados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

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Regularização
Em 2021, o Detran de São Paulo registrou 102% de aumento nos pedidos de mudança na documentação para GNV. É preciso regularizá-la porque esse tipo de combustível não é do projeto original do carro. Ir primeiro a um OIA para validar a colocação do cilindro no automóvel, fazer a vistoria e obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV). 
Após obter o CSV, dirigir-se ao Detran do Estado para alterar as características do veículo e incluí-las no Certificado de Registro Veicular (CRV), documento emitido na troca de propriedade ou compra do veículo, porque a conversão exige nova emissão do CRV. Quanto ao Selo GNV, é de porte obrigatório e deve ser atualizado todo ano. Antes da renovação anual do documento veicular, o dono do automóvel precisa ir ao OIA fazer a revisão periódica do kit e passar por inspeção anual obrigatória e requalificação do cilindro a cada cinco anos.  
É preciso alterar a apólice de seguro também, segundo a Webmotors, porque, ao colocar GNV, agrega-se valor ao veículo e o seguro fica 5% até 40% mais caro, conforme o modelo, perfil do cliente, tipo de cobertura e contrato com a seguradora. Se a regularização não for feita, pode-se perder direito à cobertura em caso de sinistro. Qualquer alteração mecânica no automóvel 0 km ou dentro da garantia pode implicar perda parcial ou total da cobertura de fábrica.  

Preço e ROI
O preço do GNV varia conforme com o kit. Os modelos de quinta geração que diminuem a perda de potência do motor custam 
R$ 3,5 mil e R$ 4,5 mil no Rio e em São Paulo para cilindro de 15 m³, de acordo com a Webmotors. E em média chegam até R$ 5 mil, 
conforme o UOL Carros.

Filtros suportam grau de corrosão de cada combustível, inclusive do GNV, em alta agora

O cálculo abaixo é de valores médios da gasolina comum – R$ 6,75, o litro – e do GNV – R$ 4,35 o m³ –, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP) na última semana de novembro de 2021. O custo por quilômetro rodado:
Gasolina: R$ 0,54/km / GNV: R$ 0,34/km
Para calcular o retorno, foi usado orçamento de R$ 3.700 em duas lojas de São Paulo de instalação para o Onix 2018, segundo a Webmotors.
500 km/mês:
Custo mensal gasolina: R$ 270,00 / Custo mensal GNV: R$ 170,00
Retorno do investimento em 36/37 meses
1.000 km/mês:
Custo mensal gasolina: R$ 540,00 / Custo mensal GNV: R$ 340,00
Retorno do investimento em 18/19 meses
3.000 km/mês:
Custo mensal gasolina: R$ 1.620,00 / Custo mensal GNV: R$ 1.020,00
Retorno do investimento em 6/7 meses
Esses valores não levam em conta a inflação do período nem que o GNV tende a ter melhor autonomia que a gasolina. Sendo assim, a economia mensal pode ser maior, e o retorno mais rápido.
No exemplo do UOL Carros, quem circula 5 mil km/mês, se paga em três meses. Rodar 500 km/mês, o payback é longo, três anos para economizar. Andar mais de mil quilômetros/mês, a economia é de R$ 300 a R$ 350.
Alguns Estados dão descontos no IPVA para carros com GNV. No Rio de Janeiro, chega a 70%, conforme a Webmotors, que cita o exemplo de Onix LT 1.4 manual 2018 sobre seu preço médio pela Tabela Fipe de novembro de 2021:
IPVA normal: R$ 2.092,00 / IPVA com GNV: R$ 630,00. 
 

Contato das empresas
Bosch:
www.bosch.com.br
Parker Hannifin: www.parker.com
Tecfil: www.tecfil.com.br
 

Referências
GAMA, Paulo. Número de conversões dobra com gasolina cara. Veja quando vale a pena. UOL Carros, 22 set. 2021. Disponível em:  <https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/09/22/gnv-numero-de-conversoes-dobra-com-gasolina-cara-veja-quando-vale-a-pena.htm?>.  
MIRAGAYA, Fernando. Quanto custa colocar e manter o GNV no carro? Webmotors, 26 nov. 2021. Disponível em: <webmotors.com.br/wm1/dinheiro-e-economia/quanto-custa-colocar-o-gnv-no-carro>.  

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