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Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

Na trajetória de conquistas estão a crescente representatividade nacional e internacional dos segmentos de filtros automotivo, industrial e para estações de tratamento de água, efluentes e reúso; ações de vanguarda na comunicação institucional


Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

A Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, entidade que representa empresas ligadas aos setores de filtros automotivos e industriais, está celebrando 15 anos de atividades em prol do setor de filtração. Até 26 de junho de 2006, os segmentos de filtros automotivos e industriais não tinham uma associação que atendesse seus interesses, promovesse a integração de fabricantes, distribuidores, sistemistas e importadores de filtros, e também, o intercâmbio de conhecimentos e tendências do setor. 
Foi então que o empresário, publicitário e jornalista João Moura, Co-Founder & Director da DBD Filtros e Serviços Ltda./Laffi Filtration, identificou a necessidade de criar uma entidade representativa de classe para um mercado com potencial e em desenvolvimento constante. Durante vários anos, idealizou e planejou a Abrafiltros reunindo alguns empresários e profissionais, entre os quais Edison Ricco e Edison Ricco Júnior, da Apexfil Ind. e Com. Ltda.; Marina Savelli, da Cummins Filtration do Brasil; André Luis Moura, da DBD Filtros e Serviços Ltda./ Laffi Filtration; Luis Fernando Ponciano, da Hidro Filtros do Brasil; Daniele Ferrari e Alessandra Bertolotto, da Mahle Metal Leve S.A.; Francisco Gomes Neto, da Mann+Hummel do Brasil Ltda.; Edevaldo Bomfim Junior, da Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Div. de Filtros; Aldenir Ceguarino Montesso, da Poli Filtro Com. e Rep. de Peças Ltda.; Luiz Antônio Ferreira Neto, da Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Fram; Rogéria Sene Cortez Moura, Anderson Vicente da Silva e Timóteo Batista da Luz, da Revista e portal Meio Filtrante e L3PPM; Claudia Nitzsche e Helmut Zschieschang, hoje sócio honorário da associação. 

Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

Os trabalhos iniciaram tendo como modelo a Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água (Abrafipa). “Nosso objetivo com a fundação da associação foi consolidar o setor de filtros, buscar os interesses comuns e defendê-los, agregar valor aos negócios e levar ainda mais conhecimento ao mercado”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros, que está no oitavo mandato na associação. 
Nesse período havia escassez de recursos financeiros, humanos e de infraestrutura, mas graças ao apoio da Revista e Portal Meio Filtrante na divulgação e da agência L3ppm – que durante muito tempo e voluntariamente elaborou os trabalhos de comunicação, cedeu sala e profissionais para auxiliar nos trabalhos da Abrafiltros – foi possível estruturar as atividades visando à continuidade da proposta, em meio às dificuldades iniciais onde poucos acreditavam no sucesso da empreitada. 
O sócio honorário Helmut Zschieschang, que participou ativamente da construção da Abrafiltros, ressalta que havia a necessidade de ter uma associação forte e independente para atender as demandas do setor de filtração, bem como difundir informações técnicas e dados por meio da organização de palestras, participação em feiras, eventos e reuniões mensais. 
De lá para cá, muitas conquistas foram alcançadas consolidando a associação e fortalecendo ainda mais os segmentos de filtros automotivos, industriais e, mais recentemente, também o setor de filtros para estações de tratamento de água, efluentes e reúso. Para melhor organizar os interesses de cada segmento, a Abrafiltros criou as vice-presidências, a Câmara Setorial de Filtros Automotivos (CSFA), e a Câmara Setorial de Filtros Industriais (CSFI), além de utilizar como modelo, o estatuto cedido pela Abrafipa, cuja sede abrigou a primeira reunião oficial da nova associação. 
Atualmente, Paulo Roberto Leite do Nascimento, da UFI Filters, e Alex Peixoto, da Engefluid, são vice-presidentes do setor automotivo e industrial, respectivamente. 

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Em constante evolução, no dia 20 de agosto de 2020, durante Reunião Ordinária mensal, nasceu a Câmara Setorial de Filtros para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso (CSFETAER), coordenada por Fábio Campos, professor e doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP – FSP/USP e responsável pelo Laboratório Saneamento do Depto. de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica (PHA) da USP. 
“As Câmaras Setoriais foram criadas para estimular o debate entre os representantes das empresas do setor, poder público e sociedade civil sobre o setor de filtração, criando novas linhas de trabalho e fortalecendo ainda mais a associação, com a realização de ações focadas nos interesses dos associados”, comenta Moura, destacando: “Cada Câmara Setorial é um espaço para disseminação de inovações tecnológicas, assuntos relacionados ao mercado, eventos, produtos, normas técnicas e governamentais, entre outros”. 

Câmaras Setoriais: um espaço para o debate
Segundo Zschieschang, cada uma das Câmaras tem suas particularidades que precisam ser tratadas individualmente, em função do fluido a ser filtrado e da evolução tecnológica do mercado. “É um desafio constante acompanhar rapidamente as alterações e as tendências dos mercados no que diz respeito ao desenvolvimento da tecnologia, dos materiais e até da estrutura das empresas. Desafio este que a Abrafiltros vem cumprindo muito bem”, comenta. 

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Segundo Peixoto, vice-presidente do setor industrial da Abrafiltros, o papel da associação é fundamental devido à diversidade de aplicações e tamanho do mercado. “É importante uma entidade que congregue os participantes dessa atividade, tanto para os fabricantes como para distribuidores. São interesses, dúvidas, soluções e atitudes diversas que os associados possuem e podem compartilhar com os demais, o mercado nacional é muito grande e possui particularidades que, eventualmente, não são encontradas em outros países com um nível organizacional diferente do brasileiro”, afirma, ressaltando que o papel da Câmara Setorial de Filtros Industriais é relevante já que congrega maior leque de aplicações se comparado, por exemplo, às aplicações automotivas. “Os participantes atuam não apenas em diferentes mercados e aplicações, mas com níveis de exigências técnicas muito diferentes, abrangendo desde aplicações mais simples na indústria, até aquelas dedicadas a máquinas e equipamentos de alta complexidade”.
De acordo com Peixoto, sob o aspecto técnico, a CSFI vem trazendo por meio de plataformas de divulgação on-line, apresentações técnicas sobre diferentes temas que abrangem desde a tecnologia da filtração aplicada em alimentos, passando por fluidos industriais, hidráulicos e lubrificantes. A divulgação envolve desde técnicas de seleção de filtros, cuidados no manuseio e operação, chegando até às novas tecnologias já disponíveis no Brasil. “A restrição de contato presencial limitou certas atividades, mas a adoção de reuniões, apresentações e debates on-line permitiu atingir um público maior com os eventos virtuais, uma vez que interessados podem acompanhar as atividades sem ter que se deslocar fisicamente”, comenta.
Peixoto também ressalta o amplo trabalho desenvolvido pela Câmara Setorial de Filtros Automotivos (CSFA), com o programa Descarte Consciente Abrafiltros, que recolhe e dá destinação ambientalmente adequada de filtros usados do óleo lubrificante automotivo. “A Abrafiltros tem sido alvo de constantes elogios por parte das entidades governamentais quanto ao trabalho de logística reversa e, evidentemente, os associados se beneficiam disso”, afirma. Conforme Peixoto, na área industrial também há temas importantes que poderão ser explorados e debatidos pelo setor, por isso é fundamental que os associados ligados a este segmento participem e novas empresas venham a se engajar com a associação.
Mais informação e conhecimento – Nestes 15 anos foram desenvolvidas diversas ações e projetos para levar ainda mais conhecimento ao setor de filtração. De acordo com Adriano Bonazio, gerente de comunicação e marketing da Abrafiltros, somente contabilizando os últimos dois anos, foram ministradas mais de 20 palestras no Ciclo de Palestras – eventos presenciais - sobre assuntos relacionados ao contexto socioeconômico do Brasil e do mundo, entre eles, reforma tributária, economia, logística reversa, mobilidade e tendências de veículos elétricos, gestão de água na indústria, como gerar valor para a marca, vendas em tempos de transformação digital, gestão de medicina preventiva, indústria 4.0, cultura de melhoria contínua, reforma trabalhista, proteção de dados e educação digital, coaching, gestão de negócios, IoT, governança pública e privada, entre outros.

Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

Fóruns de Debate - Espaço criado em 2018, dentro da Câmara Setorial de Filtros Industriais, para discutir os avanços do segmento nas mais diversas aplicações, somaram mais de 15 encontros presenciais e mensais, que abordaram temas como filtração em siderurgia e mineração, custos menores em manutenção de sistemas de filtração, filtração em tratamento de água e efluentes, filtro hidráulico, filtração no setor de bebidas, filtração de biocombustível, filtros no agronegócio, filtração em petróleo e gás, aplicações em papel e celulose, filtração de ar, aplicações em tintas automotivas, entre outros. 
A associação conta também com diversos benefícios fruto de convênios com instituições educacionais, nas quais oferece descontos para os associados e dependentes, entre elas, com o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT, com a Fundação Instituto de Administração - FIA e com o Mackenzie. “Mais recentemente, também consolidou parceria com o Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, onde possibilita descontos em cursos e treinamentos”, destaca Bonazio. 
Para levar aos associados as novidades em produtos e serviços do setor, a Abrafiltros oferece apoio institucional e, frequentemente, participa de diversas feiras, eventos, encontros técnicos no Brasil e no exterior. Também promove continuamente campanha institucional em suas redes sociais, nas quatro áreas em que atua – filtros automotivos, industriais e para tratamento de água, efluentes e reúso, e também para o programa Descarte Consciente Abrafiltros, além de realizar amplo trabalho com a assessoria de imprensa, que em 2020 divulgou em média nove releases por mês, totalizando a expressiva marca de 108 publicações ao longo do ano.

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Para 2021, a associação está organizando o I Seminário Brasileiro de Filtros, que acontecerá virtualmente nos dias 19 e 20 de outubro. Em sua primeira edição, o evento traz como objetivo principal evidenciar o papel dos filtros na sociedade e para isso terá como tema: Filtro é Vida.

Transformação digital
A associação, que possui um portal atualizado, dinâmico e interativo para realizar a interface com associados, empresas parceiras, fornecedores do setor de filtros e público em geral, imprimiu também a sua marca nas redes sociais e canais digitais, como LinkedIn, WhatsApp, Zoom, Youtube, Facebook, Spotify e Instagram, onde são realizadas ações que resultaram em maior visibilidade para a entidade e seus associados, aumento de seguidores e considerável engajamento em atividades e ações. 
Segundo Bonazio, a chegada da pandemia acelerou os investimentos em novos formatos de eventos e ferramentas de comunicação. Em parceria com a L3ppm e as Revistas Meio Filtrante e TAE, logo após surgir o primeiro caso de coronavírus em fevereiro de 2020 no Brasil, a Abrafiltros desenvolveu o “Programa Filtra Ação” no canal TV Filtros no YouTube, onde promove lives sobre temas de interesse do setor de filtração e do público geral, como o mercado de filtros no combate à COVID-19, mercado de filtros automotivos em tempos de COVID-19, economia, vendas em tempos de crise, COVID-19 e leis trabalhistas, investimentos, cenário político, transformação digital, o poder das redes sociais, economia, política e justiça, liderança, mercado de filtros industriais e automotivo, meio ambiente, uso legal de águas subterrâneas, saneamento, reciclagem, entre outros. “Em 2020, o Filtra Ação contou com média entre 50 e 60 participantes qualificados por evento, num total de 1.585 espectadores e mais de 4.500 visualizações em seus conteúdos”, comenta o gerente de comunicação e marketing.

Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

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Bonazio explica que, inicialmente, para preencher a lacuna deixada pela paralisação das atividades presenciais, os encontros virtuais aconteciam ao vivo duas vezes por semana no canal de conteúdo no YouTube, contribuindo, assim, com o isolamento social. Hoje, o “Programa Filtra Ação” leva informação aos internautas uma vez por mês, sempre com a participação de especialistas de diversas áreas e geralmente na última quinta-feira do mês. O primeiro programa aconteceu no dia 2 de abril de 2020 com o tema “O papel e o mercado de filtros no combate à COVID-19”, com profissionais e especialistas do mercado e até junho de 2021 foram promovidas 45 lives, que também originam podcasts específicos diversificando ainda mais, as possibilidades e o acesso às informações.
Outra iniciativa que acompanhou os avanços na área digital foi o “Abra Talks”, evento online e mensal, promovido geralmente na segunda quinta-feira do mês, onde associados, profissionais e demais públicos podem interagir com a associação e especialistas. “O Abra Talks substituiu os Fóruns de Debates, eventos presenciais que atendiam a Câmara Setorial de Filtros Industriais e agregou as outras áreas de atuação da Abrafiltros - filtros automotivos e filtros para estações de tratamento de água, efluentes e reúso”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros, acrescentando: “O encontro é dividido em três momentos, de 30 minutos para cada Câmara Setorial”. A primeira edição do “Abra Talks” foi promovida em outubro de 2020, quando abordou os temas “Orientações econômicas e técnicas para a troca do elemento filtrante”, “A filtração no reúso de efluentes industriais” e “Obrigatoriedades da reciclagem de filtros automotivos”. Bonazio destaca que “os encontros são gratuitos, abertos ao público e já ultrapassaram a marca de 300 participantes. Todos os vídeos das apresentações do Abra Talks estão disponíveis na área exclusiva para os associados da Abrafiltros para consulta, gerando um valor agregado adicional e conhecimento diferenciado para as empresas filiadas”. 
Somando todos os eventos realizados pela associação desde o início da pandemia e a migração para o online, a Abrafiltros contabiliza mais de 175 mil interações em 2 mil horas de conteúdo técnico e informativo oferecidas para diferentes áreas. “É um número expressivo que ressalta o trabalho em prol do desenvolvimento do mercado, com os vídeos e podcasts organizados e disponibilizados gratuitamente em nossos canais digitais, constituindo um acervo digital qualificado, relevante, de alto nível e fácil acesso, gerando engajamento do segmento de filtros e dos públicos que interagem conosco”, ressalta Bonazio. 

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Parcerias no Brasil e no exterior 
Com o objetivo de estreitar relacionamentos, gerar negócios e trocar experiências por meio de cursos e eventos, a Abrafiltros estabeleceu parcerias internacionais com a Câmara de Comércio Brasil-Minnesota, com a Kotra – Agência de Negócios Coreia-Brasil e também marcou presença na Conferência Brasil-Alemanha de Tecnologias e Soluções de Processos Industriais, evento promovido com aval do Ministério Federal para Economia e Energia (BMWi), da República Federal da Alemanha, possibilitando aos associados interagir diretamente com empresas multinacionais.
Desde 2017, com o apoio da L3ppm e a  Revista Meio Filtrante, a Abrafiltros tem participado da Filtech, maior feira de filtração e separação do mundo, realizada na Alemanha, onde a associação inclusive esteve como expositora nas últimas edições presenciais do evento, em 2018 e 2019, gerando cartas de intenção com as associações internacionais – AFS (American Filtration & Separations Society – EUA), TSF (Taiwan Filtration and Separations Society) e KFS (Korean Filtration and Separation Society), além de consolidar sua presença no Guia Global de Filtros da Indústria de Filtração e Separação.

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No âmbito nacional, a associação também marcou presença e apoiou institucionalmente os principais eventos do mercado de filtros, entre eles, FISPAL, FENASAN, M&T EXPO, AUTOPAR, FEIMEC, SALÃO DO AUTOMOVEL e AUTOMEC.

Socialmente responsável
As atividades sociais também fazem parte das iniciativas da associação. “Promover o bem-estar das pessoas e levar um pouco de conforto e alento aos menos favorecidos, é um dos nossos princípios como entidade-cidadã”, afirma Moura. Em 2020, recebeu da empresa associada Mahle Metal Leve, a doação de 480 máscaras faciais descartáveis, que foram entregues para duas entidades atendidas em ações sociais da Abrafiltros – Casa de Acolhida Isabel Soler e Abrigo Irmã Tereza. Em 2019, realizou a segunda edição da Campanha do Agasalho, arrecadando 650 peças de roupas e acessórios de inverno para Casa de Acolhida Isabel Soler, localizada em Mauá/SP, que atende idosos com idade a partir de 60 anos em situação de vulnerabilidade, com laço familiar rompido e com comprometimento cognitivo, encaminhados pelo Centro de Referência e Assistência Social – CREAS. Na primeira edição da Campanha do Agasalho, promovida em 2018, foram arrecadadas 300 doações e doadas ao Abrigo para Idosos Irmã Tereza, de São Caetano do Sul/SP. 

Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

Também arrecadou alimentos em Campanhas do Dia das Crianças. Em 2019, contabilizou 200 kg de alimentos não perecíveis, entregues à AHPAS – Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, que oferece serviço de transporte e realiza ações de apoio social a crianças e adolescentes com câncer, bem como a seus familiares, em São Paulo/SP. Em 2018, arrecadou 82 kg de alimentos que foram doados à Aldeia Krukutu, que abriga 400 indígenas, dos quais 150 crianças. 

Referência em logística reversa
Iniciado em julho de 2012, o programa Descarte Consciente Abrafiltros tornou-se uma das mais importantes ações em prol do segmento de filtração automotiva, pois veio para atender a legislação ambiental que passou a exigir que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes praticassem a logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo. “Para cada fabricante estruturar, viabilizar a coleta e a destinação dos resíduos adequadamente de forma individualizada, seria bastante complicado e custoso, sendo um processo muito complexo. O programa Descarte Consciente Abrafiltros permite aos associados cumprir as legislações ambientais e não correr o risco de sanções”, afirma Marco Antônio Simon, gestor de projetos e responsável pela coordenação do programa. As multas por descumprimento da legislação podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões de reais, segundo o Decreto Federal 6.514/2008. 

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Inicialmente, o programa foi desenvolvido para cumprir a legislação ambiental em São Paulo, depois foi estendido para o Paraná em 2013, Espírito Santo em 2015 e Mato Grosso do Sul em 2020, para atender as leis estaduais que incluíram os filtros na logística reversa. 
Devido à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, diversos avanços ocorreram na logística reversa com regulamentações estaduais. São Paulo foi o primeiro com a Resolução SMA/SP 038, de 2 de agosto de 2011, posteriormente substituída pela SMA/SP 045, de 24 de junho de 2015. Em seguida, a Decisão de Diretoria CETESB 076/2018/C, de 3 de abril de 2018, incorporou a logística reversa no âmbito do licenciamento ambiental, sendo substituída pela Decisão de Diretoria 114/2019/P/C, de 30 de outubro de 2019, que equipara também a responsabilidade do detentor da marca ao fabricante. 
O Edital de Chamamento do Paraná SEMA PR 01/2012 foi publicado em 9 de agosto de 2012 e, no Espírito Santo, em 7 de novembro de 2014 - Edital 002/2014 – SEMA-ES. 
O Mato Grosso do Sul publicou a Resolução SEMAGRO/MS 643, de 2 de junho de 2017, onde incluiu os filtros do óleo lubrificante automotivo. “Para atender à solicitação governamental de implantação do programa no Mato Grosso do Sul, identificamos a necessidade de alterar a legislação para a inclusão dos filtros do óleo lubrificante automotivo na logística reversa, que não faziam parte da resolução inicial publicada em 2016”, explica Simon. “Como resultado do trabalho realizado, fomos o primeiro sistema a assinar um Termo de Compromisso no Estado”, ressalta. 

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Funcionamento do programa
Simon explica que as coletas de filtros usados do óleo lubrificante automotivo são feitas em postos de combustíveis, oficinas mecânicas e concessionárias, de acordo com o número de empresas participantes no programa e as metas estabelecidas nos Termos de Compromisso estaduais. “Após a coleta, o óleo lubrificante usado contaminado (OLUC) vai para rerrefino, os metais para as siderúrgicas, e os elementos filtrantes e demais materiais contaminados para coprocessamento e geração energética em cimenteiras, sem destinação de resíduos para aterros sanitários”, afirma.Desde a coleta, transporte, tratamento até a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos, a operação é custeada pelas empresas participantes do programa, não havendo nenhum retorno financeiro ou de materiais para a cadeia de filtros automotivos. A operação logística é realizada em São Paulo e Espírito Santo, pela Supply Service em Tapiraí (SP); no Paraná, pela Geoquímica em São José dos Pinhais (PR); e no Mato Grosso do Sul, pela EcoSupply em Campo Grande (MS). O Grupo Supply Service é pioneiro no tratamento de resíduos oleosos no Brasil e completa 29 anos de fundação em 2021.

Logística reversa: caminho sem volta
O avanço da própria legislação está fazendo com que novos estados e empresas busquem informações sobre o processo de adesão ao programa. “No Estado de São Paulo, a comprovação da logística reversa é requisito obrigatório para a concessão ou renovação da licença de operação no âmbito da fiscalização ambiental. Ações como essa são fundamentais para a evolução da reciclagem no Brasil”, explica Simon. Ainda assim, é preciso que haja fiscalização constante pelos órgãos governamentais para garantir a isonomia no cumprimento da legislação e evitar problemas de competitividade econômica entre as empresas e Estados. 
“O programa Descarte Consciente Abrafiltros é a melhor forma dos detentores de marca própria e importadores cumprirem a legislação”, enfatiza Simon. “A Abrafiltros atua como entidade gestora, realiza todos os contatos governamentais, elabora relatórios e controla a operação, reduzindo a necessidade de pessoal e o investimento para as empresas, por ser uma iniciativa de interesse de grupo”.

Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

O programa Descarte Consciente Abrafiltros só tende a evoluir. De 2012 até abril de 2021, já foram reciclados 21.858.897 filtros usados de óleo lubrificante automotivo. Atualmente, participam do programa 21 empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz do Brasil; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; UFI Filters; Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.; e Wega Motors Ltda.

Evoluir sempre
Em constante desenvolvimento, a entidade segue fortalecendo seus processos internos, com destaque para a implantação da ISO 9001:2015 e dos recentes investimentos na ampliação da equipe administrativa, sistemas de gerenciamento de informações, levantamento de dados estatísticos do setor, criação de um programa de compliance e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
“A Abrafiltros sempre foi uma associação voltada para o futuro”, comenta o presidente João Moura. “Desde a fundação, nos preocupamos com questões relacionadas à sustentabilidade e a evolução do mercado. Agradecemos a todos que direta ou indiretamente fazem parte da nossa história e nos ajudaram a chegar até aqui, pois ninguém faz nada sozinho”.
Mesmo com as instabilidades do País e no mundo atualmente, Moura está confiante na evolução do setor. “Temos certeza de que seguiremos na vanguarda do mercado com o apoio da Diretoria, associados, colaboradores, provedores externos e parceiros. Nosso trabalho de base é sólido, e nos últimos anos realizamos investimentos crescentes na profissionalização e melhoria contínua dos processos e atividades da Abrafiltros, para manter a relevância de um setor que só tende a crescer. Estamos empenhados nesse objetivo e que mais empresas venham a somar e partilhar conosco, de um futuro repleto de novas realizações e cada vez mais próspero para todos”. 

Abrafiltros celebra 15 anos de história e avanços no mercado de filtração

 

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais
Site.: www.abrafiltros.org.br
Tel.: +55 11 4083-8783

 

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