Publicidade

Mercado

Confira as novidades no mercado industrial


AEA cria comitê técnico focado em eletromobilidade
Fábio Uema, atual gerente geral de P&D da Toyota, assume como diretor
A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – instituiu uma nova diretoria focada em eletromobilidade e nomeou Fábio Uema à frente da nova comissão técnica. Em nota, a entidade reforça a importância que o setor de veículos híbridos e elétricos vem ganhando no mercado brasileiro.
O comitê, já formalizado por seu novo diretor, reúne representantes das principais empresas e entidades de classe, envolvidas com veículos híbridos e elétricos. Formado em Engenharia Mecânica, Uema está na Toyota há 30 anos e atualmente é o gerente geral de pesquisa e desenvolvimento da montadora, mas já passou por áreas como engenharia de produção e de produto. Seus cargo atual inclui responsabilidades pelas áreas de powertrain, FFV, accessory, style, MLM, Product Planning Corolla, Yaris, Etios, Engine Bench e pelo laboratório de emissões.
O executivo também é membro da Anfavea no Grupo de Trabalho 2 (GT2), representante da entidade para cadeia de fornecedores no Rota 2030, nos PPP (projetos e programas prioritários), além de ser conselheiro superior da SAE Brasil.
Fonte: Automotive Business

 


 

Vendas já indicam “novo normal”, diz Fenabrave
Ao divulgar números consolidados de julho que confirmaram o melhor desempenho mensal de vendas de veículos no País desde março, quando a pandemia de coronavírus fechou concessionárias e pátios de emplacamentos dos Detrans, a Fenabrave avalia que o resultado já aponta para o que chama de “novo normal” do mercado nacional, segundo Alarico Assumpção Jr., presidente da entidade.
A entidade, que reúne os distribuidores franqueados das montadoras, confirmou o emplacamento de 163 mil automóveis e comerciais leves em julho, o que significou alta de quase 33% sobre junho e retração de 30% na comparação com o mesmo mês de 2019. Na soma dos primeiros sete meses do ano, os 926,3 mil emplacamentos registrados de veículos leves revelam queda de 37,4% ante igual intervalo do ano passado, em linha com a projeção da Fenabrave, que estima contração de 37% no mercado de carros e utilitários em 2020.
“Independentemente dos dois dias úteis a mais de emplacamentos em julho (23 ao todo) em relação a junho (21), podemos observar que o mercado vem gradativamente se ajustando ao ‘novo normal’ e o índice de confiança dos consumidores começa a melhorar quando vemos uma retração menor do que a esperada nos números de desemprego e melhores níveis de aprovação cadastral para financiamento de veículos”, destaca Alarico Assumpção Jr.
Pelas estatísticas da Fenabrave, o volume mensal ficou na 15ª colocação entre todos os meses de julho, e o acumulado de janeiro a julho é 18º pior já registrado pela entidade em suas séries históricas iniciadas em 1957.
Na avaliação do presidente da Fenabrave, com a reabertura da maior parte das concessionárias do País em julho, mesmo com horário de atendimento reduzido em algumas cidades, o segmento de automóveis e comerciais leves reagiu positivamente à volta das negociações presenciais.
“O mercado reagiu de acordo com as nossas expectativas, confirmando as nossas projeções. Entre os fatores que contribuíram se destaca a concessão de crédito, que atualmente é de quase sete aprovações para cada 10 fichas cadastrais enviadas aos bancos, além do aumento da passagem de loja, que subiu de 20% em abril para mais de 60% do nível registrado antes da pandemia”, explicou Assumpção Jr.
“O próprio isolamento social provocado pela pandemia tem feito os consumidores voltarem a procurar por carros próprios, evitando assim aglomerações nos transportes coletivos”, complementa o dirigente.
Fonte: Automotive Business

 


 

VW do Brasil constrói protótipos para a Skoda
A área de Protótipos da Volkswagen do Brasil concluiu o projeto da construção de veículos de testes para uma das marcas do Grupo VW, a Skoda. A cooperação com a marca da República Tcheca teve como propósito o desenvolvimento de modelos para a comercialização exclusiva em mercados no exterior. Baseado na Estratégia Modular MQB, o trabalho, que teve início no final de 2018, envolveu diferentes áreas da empresa, como Manufatura, Qualidade e Logística Central das fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, e de São José dos Pinhais/PR.
No total, foram construídos veículos, carrocerias e plataformas, em grande parte com direção Right Hand Drive (Direção do Lado Direito), e montados em sinergia com o processo produtivo. Entre as ações criadas pelo time, com foco em reduzir o tempo e os custos, foi realizar a produção exclusivamente na planta de São José dos Pinhais/SP.
Todos os envolvidos nesse projeto estiveram comprometidos em manter o cronograma de construção e exportação dos veículos, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia do novo coranavírus. Nós conseguimos mais uma vez contribuir com o Grupo em trabalhos sinérgicos no desenvolvimento global — afirma Francis Aires, gerente da engenharia de protótipos da VW Brasil.
O projeto foi um sucesso e exemplo para o futuro, como um padrão de operações entre todas as marcas do grupo VW — destaca David Vanek, gerente de protótipos Skoda.
Uso de novas tecnologias como a Realidade Aumentada e Virtual Try-out — Ao longo da construção dos veículos, a área de Engenharia de Protótipos fez uso de equipamentos de realidade aumentada, que torna os processos cada vez mais eficientes. Com a aplicação dessa tecnologia, foi possível a verificação de 100% das carrocerias, garantindo que as correções fossem feitas de forma rápida e, assim, possibilitando um trabalho com maior precisão e alto nível de qualidade. Cada vez mais, o uso de novas tecnologias possibilitam a redução do tempo, custo dos projetos e ainda permitem uma maior integração e motivação de toda equipe.
Fonte: Revista Fator Brasil

Mercado

 


 

Bridgestone tem novo presidente para América Latina
A Bridgestone Americas nomeou Charlie Rule como seu novo presidente para a América Latina, que assumiu a nova função em 1º de agosto, sucedendo a Joseph Saoud. O executivo, que anteriormente ocupava o cargo de vice-presidente de operações, passa a responder por todas as unidades de pneus da região, com total responsabilidade pelos resultados financeiros. Ele acumula o cargo de liderança , e para as áreas de estratégias de categoria, planejamento de produto, branding e comunicação de marketing no mercado sul-americano.
Rule é especialista em gestão geral e em marketing com mais de 25 anos de experiência em mercados internacionais, como América Latina, Estados Unidos, Ásia, Europa Central e Oriental, Oriente Médio e África. Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos nas áreas de gestão geral, marketing, vendas, inovação e estratégia, em nível local, regional e global. É formado em Finanças Internacionais e Marketing pela Universidade de Miami.
“Charlie tem desempenhado um papel significativo na transformação dos nossos negócios na América Latina, ajudando no desenvolvimento da nossa estratégia de posicionamento, impulsionando oportunidades de eficiência e aumentando nossa participação no mercado”, afirma Gabriel Asbun, presidente da Tire Business e Bridgestone Americas. “Sua ampla experiência internacional, aliada a seu vasto conhecimento da nossa região e da nossa empresa, fazem de Charlie a pessoa mais indicada para assumir a liderança na próxima fase de desenvolvimento”, acrescenta.
Fonte: Automotive Business

Publicidade