Publicidade

Editorial

Chegamos ao segundo semestre de 2019 e esse é um momento propício para avaliar os erros e acertos ocorridos no primeiro semestre, para alinhar as estratégias e conseguir atingir os objetivos propostos para o ano


Realizações e crescimento

Chegamos ao segundo semestre de 2019 e esse é um momento propício para avaliar os erros e acertos ocorridos no primeiro semestre, para alinhar as estratégias e conseguir atingir os objetivos propostos para o ano.
Ainda há incógnitas e situações que tendem a ter um encaminhamento do ponto de vista governamental neste segundo semestre. O fato é que assim como as empresas, o Brasil tem buscado encontrar o caminho para a recuperação da economia e a retomada do crescimento do País. 
Muitas vezes é preciso ter perseverança, plantar, acompanhar e vigiar nossos sonhos para colher os frutos no futuro. As mudanças podem não ocorrer na velocidade que desejamos, mas certamente acontecem. Prova disso é a matéria de capa, na qual após 50 anos de existência, a CETESB é presidida por Patrícia Iglecias, a primeira mulher a comandar a agência ambiental mais importante da América Latina. Na matéria, Iglecias aborda os desafios da nova gestão e também os rumos da logística reversa no Estado de São Paulo, que se consolida e ganha novo impulso rumo a uma construção mais equitativa na aplicação e cumprimento da legislação, resultando em maior participação do setor empresarial e na ampliação dos resultados.
Trazendo essa realidade para o mercado de filtros, Iglecias esteve na Abrafiltros falando sobre logística reversa, entidade que chegou em 26 de junho ao 13º ano de vida e da qual a Revista e Portal Meio Filtrante é sócia-fundadora, numa trajetória de muitas batalhas para alcançar o atual status de entidade nacional representativa do setor de filtros automotivos, industriais e para estações de tratamento de água e efluentes. 
E a Abrafiltros tem mais a comemorar: em julho, o programa Descarte Consciente Abrafiltros chega ao sétimo ano como uma das referências em logística reversa, atingindo recentemente a marca de 14 milhões de filtros reciclados, tendo partido do zero. Uma demonstração de que com vontade e união, é possível realizar e crescer. Boa leitura!

Rogéria Sene Cortese Moura 
Editora


Editorial


Conselho Editorial: Adriano de Paula Bonazio; Alex Alencar; Alice Maria de Melo Ribeiro; André Luis Moura; Atsushi Gomi; Carlos Mourão; Cláudio Chaves; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Helmut Zschieschang; Jeffrey John Hanson; João Moura; José Luis Tejon Megido; Laíssa Cortez Moura; Leonardo Zanata; Lucas Cortese Moura; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Antônio Simon; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Ricardo Saad; Robert Scarlett; Rogério Jardini; Tárcia Rita Davoglio; Valter Medina; Valdir Montagnoli; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.


Colaboraram nesta edição:
David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Lucas Cortese Moura (Iteb); Abrafiltros (Diretoria); Claudia Montesso e Djalma Baúte (Poli-Filtro); (Fenasan); Paulo Roberto Nascimento e Roberto Silva (Parker); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi); (Filtech); Maria M. Silva e Bernardo Salles (Cummins Filtros); Digvijai Singh (A2Z Filtration); José Amaro e Eduardo Azevedo (Newtec); Thuanney Castro e Diogo Rocha (Wega Motors); Rafael Cardoso (Sogefi); Pedro Henrique Almeida (UFI Filters); Leandro Degasperi (Filtros Turbo); Marcelo Zimmaro (Mecalor); Edison Ricco Júnior (Apexfil); Bruno Bonaldi (Evapco); Rodrigo Chrispim Gouvea (3M); Eliana Cassandre (Grupo Petrópolis); Carolina Loureiro (Ambev); Matheus Aredes (Bräu Akademie); Matthias Rembert Reinold (Cervesia); Mauro Correia (SAE BRASIL); Patrícia Iglecias, Lia Demange e João Luiz Potenza (CETESB); Rogério Jardini, Amanda Dal Magro de Lemos Paim e Luciano Peske Ceron.
Publicidade