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Reposição De Filtros Automotivos Mantêm O Crescimento Do Setor

Reposição De Filtros Automotivos Mantêm O Crescimento Do Setor


Os fabricantes de filtros automotivos vêm se adequando rapidamente às necessidades do consumidor, que também tenta driblar a recessão sendo obrigados a decidir por outros produtos e serviços para economizar. Estas empresas estão prontas e up-to-date para atender o mercado brasileiro no que for preciso e mostram garra para isso. O mercado de reposição/aftermarketing está aquecido e é uma das grandes apostas para saída da crise. Se a economia melhorar bem pode alavancar o mercado de OEM, que ficou retraído em 2016. Ano após ano também, os fabricantes de filtros automotivos precisam fazer alterações e inovar em seus produtos para cumprir as normas cada vez mais rígidas de emissões de poluentes. Esse desafio mantém as empresas na disputa para apresentar produtos que atendam a todos os requisitos e, em muitos casos, além do exigido.
Segundo Fang C., Head of Brand da Seineca, as novidades do mercado de filtração automotiva para 2017 virão das empresas que conseguirem se adaptar aos diversos fatores que estão impactando a economia brasileira. "Podemos ter surpresas com relação aos players que muitos não esperam. A Seineca está se preparando para ser essa grande surpresa em 2017. Estamos investindo pesado para entender as necessidades do mercado e nos adaptando para aumentar a relevância da marca", revela.

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Outra questão que impacta todo esse mercado é em relação às normas que regularizam o setor, que precisam ser seguidas à risca porque envolvem design, desempenho e eficiência do produto, meio ambiente e saúde, entre outros atributos. Conforme Paulo Nascimento, gerente de vendas e marketing da Parker Hannifin Divisão Filtração para o mercado Mobil, em 2017, os equipamentos agrícolas com motores de potência acima de 100 CV deverão atender à nova norma de emissões Proconve Mar-1, conhecida internacionalmente como Tier 3. "Entrarão no mercado motores mais modernos que necessitam de uma filtração mais eficiente", diz. Além disso, outra tendência é o uso de filtros amigos do meio ambiente ou filtros ecológicos, ou seja, mais fáceis de serem destinados após o uso. "Estes filtros não possuem componentes metálicos, o que possibilita que ele não passe por um processo de segregação de componentes após seu recolhimento. Ele pode ser facilmente prensado para a retirada do óleo e incinerado", explica Paulo Nascimento.
"O mercado automotivo muda com rapidez e isso é ainda mais verdadeiro no caso dos veículos movidos a diesel principalmente devido à necessidade de fazer essas alterações para adequação às normas cada vez mais rígidas de controle de emissões que buscam proteger o meio ambiente", diz Laine Cracco, gerente de vendas Brasil da Baldwin Filters, empresa do Grupo Clarcor, uma das maiores fabricantes de filtros do mundo. Segundo ela, o design mais moderno do motor exige um sistema de filtração cada vez mais fino, porque está diretamente ligado à emissão de menos gases poluentes. Por outro lado, os filtros devem ter uma durabilidade maior e não restringir o fluxo do motor.
A Baldwin trabalha com todas as tecnologias que o Grupo Clarcor fabrica. E dentro da visão de ultrapassar as exigências de mercado, o presidente do Grupo Clarcor, Mr. Jacob Thomas, afirma: "A Baldwin tem a tecnologia para atender às mais altas exigências dos motores Tier V." 

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Crise e tendências
Para estar up-to-date, o mercado está atento ao movimento do consumidor, que acaba optando por outros produtos e serviços por conta da crise econômica. "Com a recessão impedindo a troca de veículos novos e as garantias oferecidas pelas montadoras chegando ao fim, a necessidade de reparos e revisões dos veículos usados aumentará", aponta Fang C. Segundo ele, o consumidor buscará outras alternativas mais em conta nas trocas de óleo, mantendo sempre o mercado ativo.
Para Leandro Figueiredo, gerente de vendas Fleetguard, em 2017, a tendência vai continuar a ser o foco no aftermarket. Mas ele diz também que uma recuperação mais forte da economia pode alavancar os negócios OEM (Original Equipment Manufacturer, em português, Fabricante do Equipamento Original), quando uma empresa faz uma parte ou subsistema usado no produto final de outra empresa.
Na opinião de Paulo Nascimento, apesar da forte crise econômica que o Brasil está enfrentando, o mercado de filtração automotiva não está sofrendo na mesma proporção que outras empresas de autopeças. "Os filtros são peças que necessitam ser substituídas periodicamente. Portanto, o mercado de reposição não sofreu uma retração tão forte como o de OEM. Em 2017, o mercado deve ter uma pequena reação, muito aquém dos volumes fornecidos em 2014, porém, já é um sinal de retomada da economia", analisa.

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Um ponto que Laine vê que pode melhorar o ambiente econômico é a estabilização da situação política. "No entanto, a atual recessão demonstra sinais que se estenderá até 2017, afetando uma série de fatores econômicos globais e regionais", avalia. Mesmo assim, a Baldwin aposta com otimismo no país. 
"A empresa tem alta confiança no futuro para o mercado mais importante da América Latina e está empenhada em ser parte deste futuro do Brasil", afirma a gerente de vendas Brasil. "Apesar destas incertezas, a Baldwin está comprometida com o mercado de filtração nacional e está fazendo investimentos para atender e superar as expectativas de seus clientes. Procuramos fortalecer diariamente a parceria com os distribuidores, o que se traduz para o usuário final como um produto de alta confiança", destaca.

Aumento de vendas e market share
"As vendas de filtros automotivos em 2017 deve ter uma leve alta em torno de 5% a 10% para a linha de produção pesada, mercado onde a Parker atua", prevê Nascimento. Segundo ele, para melhorar as expectativas diante da crise, não existe outra maneira a não ser aumentar a presença em todos os clientes. "É importante que possamos fazer parte de qualquer novo desenvolvimento ou nova concorrência de produtos correntes e ter uma taxa de sucesso que aumente nossa participação de mercado", diz, complementando: "Não existe mágica, para ter um desempenho melhor que o mercado apenas ganhando market share", afirma.
Figueiredo diz que o mercado de reposição se encontra aquecido em diversos nichos de mercado. "Com a recuperação da economia, a expectativa é de um crescimento na ordem de dois dígitos nos números de vendas total da nossa marca Fleetguard", calcula.

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Apesar do momento, a Seineca acredita na recuperação econômica com as tendências nos movimentos políticos e no aumento das vendas. "Reconhecendo a oportunidade, estamos investindo na ampliação do portfólio de produtos para se tornar uma opção para o mercado, objetivando acompanhar o crescimento", ressalta Fang.
Com 80 anos de experiência na fabricação de linhas de produtos pesados para ar, óleo, combustível, hidráulicos e aplicações de filtros do sistema de arrefecimento, a Baldwin mostra seu empenho para se destacar no mercado brasileiro. "Estamos unidos em uma só força para aumentar nossas vendas, marketing e suporte de engenharia para o mercado de filtros brasileiro. Expandimos nossas vendas no Brasil por meio de uma rede profissional de distribuidores e continuaremos com esta parceria", diz Laine. 
O fortalecimento de sua rede de distribuição é feito pela combinação de produtos de alta qualidade, preços competitivos, suporte técnico e investimentos em publicidade. "Isso tudo irá gerar melhores resultados em 2017", enfatiza a gerente de vendas Brasil da empresa. 

Lançamentos 
Seguindo as tendências de mercado voltadas ao meio ambiente e redução de massa em veículos, a Parker lançará em novembro de 2017 o E-Max, filtro de combustível separador de água do diesel desenvolvido 100% em plástico de alta resistência. O plástico substitui os componentes metálicos sem perder em resistência mecânica e reduz a massa do filtro em 50% quando comparado aos filtros convencionais. Com apelo ecológico, durante as manutenções periódicas, é substituído apenas o elemento filtrante em forma de cartucho, que não possui componentes metálicos, podendo ser facilmente incinerado, tem baixo custo e é simples de ser destinado após seu uso, o que a longo prazo diminuirá o custo da logística reversa dos filtros.

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A equipe da Seineca conta agora com mais um novo integrante e colaborador em sua equipe, o diretor comercial Sergio Gazarini. O objetivo é unir mais forças para atingir a meta de lançar, em 2017, mais de 300 itens de fabricação própria para complementar a linha de filtros da empresa aqui no Brasil. "Estaremos bem mais fortes e mais presentes no mercado de filtro automotivo como uma opção real e já estamos trabalhando para isso acontecer logo no primeiro trimestre. O ritmo em nossa fábrica na China está acelerado para atender à demanda do Brasil", revela Fang C., Head of Brand da Seineca.

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Apenas em 2016, a Baldwin já lançou mais de 400 novos produtos. A maioria deles equipada com nova tecnologia de filtragem do ar, combustível e óleo. No mercado de reposição, o Baldwin CA30102 foi criado para substituir o P611698, original para os caminhões Kenworth modelos T440, T470, T660 e T800. Com alta capacidade de filtração e durabilidade, protege os motores nos trabalhos mais severos. Além disso, usa a tecnologia Baldwin Channel Flow EXO™, que conta com um design inovador de dobras do meio filtrante do ar. Os filtros da empresa são testados acima dos padrões exigidos, excedendo as expectativas de durabilidade e desempenho, um exemplo está nos filtros do ar com tecnologia ECO, de extrema eficiência.
O Baldwin BD50000, primeiro filtro lubrificante fabricado pela Baldwin com nova geração de mídia altamente filtrante, é alternativa para o LF14000NN. Possui alta eficiência, protegendo o motor contra desgastes prematuros e estendendo a vida das peças do motor. Além disso, oferece 17% mais capacidade de retenção de partículas e 40% menos restrição no momento do arranque do motor a frio, o que melhora o fluxo e diminui o desgaste das partes móveis. É uma garantia de proteção, vida longa e maior desempenho dos motores.

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As mídias filtrantes de última geração foram desenvolvidas pelo Centro de Inovação do Grupo Clarcor e os filtros produzidos com estes novos meios filtrantes apresentam:
- Máxima eficiência, capazes de filtrar partículas "submicron".
- Alta capacidade de retenção e vida estendida. 
- Baixa restrição de fluxo, o que melhora a performance do motor.
- Alta durabilidade; desenvolvidos para suportar as condições mais severas de trabalho. 


Contatos das empresas:
Fleetguard – Cummins Filtration: www.cumminsfiltration.com
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