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Filtros Para Motocicletas

Os filtros são equipamentos usados para diversas finalidades e bastante comercializados no mercado, sua função básica é filtrar impurezas e partículas. O mercado nacional de motocicletas vem ganhando bastante espaço nos últimos anos


Filtros Para Motocicletas


Os filtros são equipamentos usados para diversas finalidades e bastante comercializados no mercado, sua função básica é filtrar impurezas e partículas. 
O mercado nacional de motocicletas vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, aumentando cada vez mais sua frota principalmente pela praticidade de locomoção diante do trânsito das grandes metrópoles.
Os filtros para motocicletas possuem a mesma função que os dos carros, que é de reter partículas contaminantes nocivas aos sistemas de ar, óleo e combustível. 
Como todo sistema de filtragem, principalmente de veículos automotores, recomenda-se respeitar e consultar as instruções do manual do proprietário, e levar em consideração, no momento da manutenção e substituíção, o local de circulação e uso da motocicleta. Normalmente o filtro do ar é o que requer maiores cuidados, pois devido a estarem em áreas de maior exposição são os mais exigidos nas motocicletas, quer sejam de baixa ou alta cilindrada. 
Caso o uso constantemente seja em estrada de terra, ou em grandes centros urbanos, nos chamados corredores, a tendência é que o meio filtrante do filtro de ar sature mais rapidamente. Esses filtros, comparados aos de automóveis de passeio, variam somente no tamanho e design, uma vez que os componentes usados na fabricação são os mesmos.

Funcionamento e tipos existentes
Ricardo Tetsuo, representante da Wega Motors, explica que os filtros utilizados nessa linha são os filtro de ar, óleo e combustível, onde cada um exerce sua função. O filtro de ar serve para separar e eliminar as impurezas do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar limpo chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças do motor, como cilindros, pistões e biela. 
A função do filtro de óleo  é reter as diversas partículas e impurezas geradas pelo uso do motor existentes no circuito de lubrificação, tais como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras. Além disso, um filtro em perfeitas condições contribui para um fornecimento constante de fluxo de óleo ao sistema de lubrificação do motor. 
Os filtros de combustível, por sua vez, bloqueam a passagem de impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível chegar à câmara de combustão. 

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De acordo com Ronilso Toledo, supervisor de assistência técnica da Sogefi Filtration, devido à presença de substâncias poluentes em suspensão no ar, de impurezas e corpos estranhos existentes no combustível e de minúsculas partículas produzidas pelo desgaste normal das peças do motor, os filtros de ar, combustível e óleo são de importância fundamental, evitando a entrada de partículas contaminantes no sistema impedindo danos aos componentes do motor.
"Todo filtro tem a mesma função que é reter partículas indesejadas, porém não basta apenas ter um filtro, este tem que ter qualidade para reter as partículas que poderão causar danos ao motor. Existem filtros de baixa qualidade que permitem a passagem de fragmentos maiores do que o permitido,  reduzindo  drasticamente a vida útil do motor", completa André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter.
Filtros de ar: O filtro do ar, que normalmente é mais lembrado, é o mais exposto às diversas condições do clima e do local a que a moto fica exposta. Este tem como função reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor. Um filtro muito saturado pode também aumentar o consumo de combustível.
Todo ar aspirado pelo motor passa pelo filtro, que separa as impurezas, onde as mais pesadas ficam depositadas no fundo da caixa de ar, e as mais leves ficam retidas no elemento filtrante. O ar que entra na caixa é distribuído igualmente, evitando o acumulo de impureza em um só ponto do elemento filtrante. De acordo com Ricardo, o elemento filtrante é constituído de papel especial plissado e vedação em poliuretano que garante uma vedação perfeita do filtro com a carcaça, evitando a passagem de impurezas. 
"O filtro de ar é essencial para a durabilidade da motocicleta, pois tem a função de separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Sem esse filtro, o consumo de combustível da motocicleta aumenta, eleva os índices de poluição e contribui para o desgaste excessivo das partes móveis como os pistões, anéis, bielas, cilindros e virabrequim", completa Perla Volner, gerente de marketing da Filtran.

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Todas as motocicletas utilizam filtros de ar, que podem ser compostos por apenas uma espuma, que deve ser impregnada com um tipo de óleo especial ou com elemento de papel plissado, semelhante aos que são utilizados em carros. 
A matéria prima do filtro de ar e sua aplicação dependem muito do projeto da montadora, onde algumas utilizam filtro de espuma em motocicletas de baixa cilindrada e para as que possuem aplicação off-road e outras, utilizam elemento de papel plissado para toda a linha.
Filtros de combustível: retém partículas como ferrugem e resíduos do tanque, sendo utilizados em todos os motores de combustão, sejam eles movidos a gasolina ou álcool. Atendendo as especificações da montadora, eles protegem os carburadores, bicos de injeção e agregados extremamente sensíveis do sistema de alimentação do combustível.
A utilização correta deste tipo de filtro evita ainda o entupimento da agulha de injeção, responsável pelo transporte do combustível para o motor, dos carburadores e bicos injetores que podem ocasionar também a queima da bomba de combustível. Perla alerta ainda sobre a qualidade do combustível utilizado, "Outro fator muito importante e decisivo para o bom desempenho e durabilidade dos motores das motocicletas é a qualidade do combustível utilizado", completa.
"O filtro de combustível fica posicionado em um ponto do sistema de alimentação de combustível entre a bomba de combustível e os injetores retendo todo tipo de partículas, suportando uma pressão de até seis bars. É constituído por corpo plástico ou metálico, com meio filtrante de tela, algodão, lã, poliéster, feltro, fibras e papel", destaca Ricardo Tetsuo, representante da Wega Motors.
Filtro do óleo: tem a finalidade de impedir a circulação de impurezas no motor, deve ser substituído de acordo com manual de manutenção do veículo. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. Além disso, não ter o costume de trocar o filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor. 
O óleo que circula no sistema de lubrificação do motor é filtrado por um papel especial, contido dentro da carcaça do filtro, que retém todas as impurezas. Possui duas válvulas, a válvula antirretorno retém o óleo no interior do filtro no momento em que o motor estiver desligado, permitindo assim uma lubrificação instantânea na próxima partida, evitando que o motor trabalhe sem lubrificação.
A outra é a válvula de segurança que se abre automaticamente, permitindo a passagem livre do óleo para o motor, mesmo sem filtrá-lo. Isso ocorre sempre que, por negligência, o filtro estiver saturado por falta de troca. A válvula assegura a continuidade da lubrificação do motor, mesmo com o óleo contaminado. Fica localizada no filtro ou no bloco do motor.
"Enquanto o óleo é primariamente utilizado para lubrificar e refrigerar as peças móveis de um motor, serve também para transferir partículas abrasivas prejudiciais para o cárter. O filtro de óleo remove estas partículas para que o óleo possa voltar a circular limpo através do sistema de lubrificação, de modo a evitar o desgaste ou danos desnecessários", completa Ronilso Toledo. 
"Os filtros de óleo lubrificante podem ser do tipo refil ou blindado, e sua aplicação também depende muito de conveniências das montadoras. Neste caso há algumas particularidades de algumas motocicletas que ao invés de utilizar esses filtros utilizam apenas uma tela metálica, que tem a função de reter as impurezas mais grossas, porém não é substituída a cada manutenção e sim lavada e reutilizada. Já o filtro de combustível nem sempre é utilizado e é mais comum em motocicletas com motor Flexfuel", destaca o representante da Sogefi.

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Manutenção e cuidados
A manutenção dos filtros deve ser feita de acordo com o manual do proprietário disponibilizado pela montadora, assim como em qualquer outro equipamento do veículo. Recomenda-se que a troca seja feita por profissionais qualificados.
Todos os filtros utilizados em motocicletas são importantes para o seu funcionamento, e garantem que os componentes do sistema não sofram desgastes prematuros, "A prática da manutenção preventiva e o constante cuidado são ações que impedem o desgaste precoce do motor e melhoram o desempenho da motocicleta. Realizar a troca dos filtros do ar, óleo e combustível, respeitando os prazos indicados no manual das montadoras, ajuda a economizar tempo e dinheiro", completa Perla Volner, gerente de marketing da Filtran.
Deve ser levado em consideração também a qualidade dos produtos utilizados. Como em qualquer segmento, existem produtos de baixa e alta qualidade, e saber identificá-los ajuda a preservar o motor. Produtos de baixa qualidade permitem a passagem de partículas muito maiores do que as aceitáveis pelo motor. Entre os problemas que a manutenção incorreta dos filtros pode apresentar, André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter explica que pode até implicar na perda da garantia da motocicleta, caso ainda esteja em vigor. 
Muitas vezes a troca de óleo acaba passando da quilometragem ideal e quando efetuada, os filtros saturados não são trocados, isso é uma falha muito comum. Outro fato é a remoção do elemento filtrante do ar, isto reduz drasticamente a vida útil do motor além de consumir mais combustível. 


Filtros Para Motocicletas

Ronilso ressalta ainda que para estes filtros deve-se sempre obedecer o que é especificado pelo fabricante, tanto em intervalos de troca quanto procedimentos, para que o funcionamento do motor seja sempre o ideal não causando transtornos aos usuários nem emissão de poluentes em excesso, ele destaca alguns dos principais cuidados para troca e manutenção. 
- Filtro de óleo: sempre troca-lo quando for trocado o óleo do motor, para evitar contaminação do óleo novo pelo óleo contaminado residual que fica dentro do filtro;
- Filtro de ar: não é aconselhavel a limpeza, reutilização ou inspeção visual destes tipos de filtros. A melhor forma é troca-lo quando for o período correto (tempo ou quilometragem), pois dependendo do regime ao qual ele está exposto a troca pode ser antecipada ou postergada;
- Filtro do combustível: a sua troca regular faz com que o motor seja sempre alimentado com a quantidade correta de combustível, evitando assim problemas como falta de força ou emissão de fumaça;
"Falhas neste tipo de manutenção podem acarretar em consumo excessivo de combustível, danos ao motor que por sua vez viriam a causar gastos desnecessários aos proprietários. Vale ressaltar também que estas falhas de manutenção também acarretam uma emissão de poluentes em excesso", completa Ronilso da Sogefi.

Mercado
O mercado de motos cresceu significativamente nos últimos anos, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), entre 2000 e 2016 a participação de motos na frota nacional de veículos automotores cresceu de 13,57% para 26,8%.  
O grande desafio é justamente conseguir entender e consequentemente atender a este público com produtos e serviços que venham de encontro com a relação custo x benefício esperada pelos diferentes perfis no mercado brasileiro. Com o aumento da frota de motos a atenção do motorista deve ser redobrada. Todo este aumento de motociclistas nas ruas exige ainda maior cuidado com a manutenção dos filtros de ar, óleo e combustível.
Para Ronilso o mercado de reposição de filtros para este segmento está aquecido e com boas perspectivas de crescimento; apesar das recentes quedas no volume de vendas de motocicletas novas, comparado ao mesmo período de 2015, o volume de vendas no acumulado do ano segue estabilizado.
"O mercado para esse segmento está cada vez mais promissor, não só pelo aumento da frota de motos, como também pela conscientização dos motociclistas em efetuar a manutenção preventiva e troca dos filtros", completa Perla Volner da Filtran. 


Contato das empresas:
Mann-Filter: www.mann-hummel.com

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