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Seineca Apresenta Estratégia Para Conquistar O Brasil

Unindo tradição, tecnologia, qualidade e nova área comercial, Seineca amplia operação com foco em filtros automotivos


Posicionada entre as principais fabricantes de filtros da China, a Seineca está colocando em prática uma nova estratégia de negócio para se tornar a primeira fabricante chinesa de filtros automotivos a obter participação significativa de mercado em nosso país.
Ciente do tamanho do desafio, a empresa preparou um planejamento estratégico específico para o Brasil, amparada n know-how de possuir uma marca consolidada que movimenta mais de US$ 22 milhões por ano e tem produtos de qualidade reconhecida em 48 países.
O principal pilar dessa investida se baseia no fato que a Seineca, que iniciou operação no Brasil em 2007 com a linha de acessórios automotivos, vem conduzindo ao longo dos anos um estudo criterioso do mercado para obter as melhores condições visando à comercialização da linha de filtros automotivos, o carro-chefe e foco da empresa.
"Com esse objetivo, iniciamos no final de 2015 a otimização do ecossistema de produtos no Brasil para refletir o novo posicionamento da marca, que recebeu o slogan "É mais Filtro", reforçando que os filtros automotivos são o foco da operação", explica Fang Cai, diretor de marketing da Seineca. "Retiramos diversas linhas de produtos, principalmente acessórios, para evidenciar ao mercado a imagem de fabricante de filtros". 


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Em apoio à iniciativa, em 2016 a organização contratou Sergio Gazarini, profissional com profundo conhecimento do mercado de filtros automotivos brasileiro, como diretor comercial. "Também consolidamos investimentos e mudanças no Centro de Distribuição, para atender o aumento do portfólio", continua Fang Cai.
"Queremos demonstrar ao consumidor brasileiro e ao distribuidor autorizado, o respeito pela qualidade do produto e pelo atendimento. Não pouparemos esforços para conquistar o mercado com lançamentos constantes, equipe de profissionais de pós-vendas e materiais informativos, usando os mais modernos meios de comunicação e mídia digital", explica Gazarini. "Iremos atuar em todo o território nacional com representantes comerciais, mantendo uma comunicação presente e atualizada através de uma equipe de apoio comercial, técnico e promocional, usando uma rede de distribuidores de autopeças e especialistas em filtragem automotiva para chegarmos até o consumidor final".
Sediada no Rio de Janeiro, a operação da Seineca acontece em duas frentes, através da H3 Trading, na Barra Tijuca, para operações comerciais e garantias; e da AMZ, centro de distribuição localizado no Jardim América, para armazenagem e toda a operação logística dos produtos.
"O objetivo da Seineca é dar ênfase nas linhas de sua fabricação, que são os filtros automotivos, juntas homocinéticas, palhetas e sensores, novidade no 
portfólio que será trabalhado no Brasil", diz Gazarini. "Nas linhas complementares teremos bombas de injeção, caixa de direção, amortecedores de porta-malas, correias, lâmpadas e buzinas automotivas".


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Nome teve origem na França
Há quem associe Seineca ao filósofo Sêneca. Entretanto, a origem se deu quando os dois fundadores, Steven Xie e Alan Cai, foram a uma feira de negócios na França. Amigos desde a faculdade, se formaram em Gestão e Negócios, sendo ambos da província Zhejiang, centro industrial de peças automotivas na China. Steven se especializou em Negócios Internacionais e Alan em Finanças Públicas.
Depois da feira resolveram caminhar sobre a ponte que atravessa o Rio Sena, para discutir oportunidades de negócios. E foi nessa ocasião que surgiu o nome Seineca, sendo "Seine" referente ao Rio Sena e "Ca" uma analogia a carro em inglês, devido a um veículo que atravessou a ponte em alta velocidade e chamou a atenção dos amigos, indicando o rumo para os negócios.
Curiosamente, o nome Seineca também pode ser relacionado à trajetória da empresa no Brasil, dessa vez pela correlação do rio com a cidade do Rio de Janeiro, onde a organização se estabeleceu; e o nome Sena, que faz analogia a Ayrton Senna e sua busca pela superação de desafios através do automobilismo.



Foco em filtros
O slogan "É mais filtro" encontra amparo nos números e na posição de destaque que a empresa ocupa na China, onde detém 20% de market share especificamente no segmento de filtros automotivos. "É uma participação expressiva, considerando o tamanho da China, número de habitantes e a forte concorrência", ressalta Fang Cai.
A Divisão de Filtros, inaugurada em 2004, possui atualmente 5.500 modelos, sendo 25% de filtros de combustível, 40% filtros do óleo, 25% filtros de ar e cabine e 10% outros filtros, deixando claro que não faltarão opções para o mercado brasileiro. O nível de especialização também é elevado, sendo que dos 200 colaboradores na Divisão de Filtros, 60 são engenheiros.
"O sucesso também se explica graças ao compromisso da Seineca de oferecer produtos de qualidade com preços competitivos, investimentos contínuos na qualificação das pessoas, pesquisa e desenvolvimento, e maquinários de ponta, o que contribui para a otimização da produção", comenta Fang Cai.
A rede de distribuição é um dos principais pontos para o sucesso dos negócios, e a empresa tem atuado de maneira a garantir uma forte presença e a disponibilidade de produtos no país. "Realizamos diversos cruzamentos de dados e cálculos para estruturar o plano de produção, a fim de evitar rupturas e abastecer imediatamente os distribuidores. Estamos bem alinhados com a equipe e o calendário da China", explica André Huang, Diretor Administrativo da Seineca no Brasil.


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Qualidade e diferenciais da marca
Entre as características dos produtos, a Seineca procura utilizar a melhor tecnologia existente e um rígido controle das matérias-primas para manter a performance de qualidade assegurada, sendo detentora das certificações ISO/TS16949 e ISO 9001:2015. "Um importante diferencial que demonstra o compromisso com a qualidade, é que tanto os produtos da nossa fabricação quanto os complementares levam o nome Seineca, sendo a qualidade um dos principais fatores para a sustentação da marca", diz Gazarini. "Monitoramos cada etapa da produção e também realizamos a inspeção das matérias-primas, e nosso laboratório de testes está sendo totalmente renovado com novos maquinários", complementa Fang Cai.
"Uma das missões da Seineca tanto aqui no Brasil quanto lá fora é de acabar com o estereótipo negativo dos produtos chineses. Por um bom tempo as pessoas criaram repulsa aos conhecidos ‘Xing-Lings’, produtos de péssima qualidade e que até hoje existem devido a um grande número de clientes/marcas irem à China em busca do menor preço. Porém, ao olhar os produtos das grandes marcas líderes do setor eletrônico, automotivo ou vestuário, comprova-se o verdadeiro nível de qualidade e produtividade ‘Made in China’, determinada pelo cliente/marca, não pelo fabricante. A Seineca como marca e fabricante quer melhorar a imagem dos produtos chineses. Por isso, determina a qualidade das matérias-primas, produz e acompanha cada etapa até chegar ao consumidor final, fazendo o que as grandes marcas chinesas estão fazendo no mercado internacional: apresentando produtos de qualidade e com preços competitivos", comenta Fang.
O sistema de garantia também ganhou atenção especial. "Nosso processo de garantia funciona de forma prática. Quando há casos que são de simples análise visual da peça em prazo de garantia, autorizamos o distribuidor a realizar a troca imediata. Quando há casos com danos e ressarcimento, realizamos uma avaliação técnica por abranger aspectos mais complexos. Buscamos investir ainda mais nesse departamento, para que o cliente tenha a segurança de que terá todo apoio ao comprar nossos produtos", diz Fang Cai.

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A trajetória da China ao Brasil
Fundada em Wenzhou, cidade da província de Zhejiang, com o nome de Zhejiang Seineca Automotive Ind., a empresa teve sua marca registrada em duas ocasiões, novembro de 2002 e fevereiro de 2003, com sede na zona industrial de Jingsan Road Wanquan.
Os fundadores Steven Xie e Alan Cai queriam adquirir experiência de mercado e resolveram iniciar uma trade para atuar como intermediários para fornecedores de peças e acessórios automotivos. Assim, supriram a falta de know-how na área comercial que os fornecedores tinham e ao mesmo tempo, passaram a ser a solução aos importadores que não tinham facilidade de negociar por causa da barreira da linguagem.
A Seineca trabalhava com diversos produtos automotivos e expandiu sua atuação para outros países, participando de feiras internacionais e, em paralelo, investindo no projeto Filtros que Steven Xie liderava por considerar uma oportunidade em um nicho que ainda era carente de fornecedores de qualidade. E com o tempo, o principal objetivo da empresa passou a ser fabricar e fornecer filtros.


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Credibilidade e expansão
Em junho de 2004 foi fundada uma nova divisão, a fábrica de filtros com 8.000 m2 para atender o mercado chinês, com a marca Kenlee. A Seineca passou a ter duas divisões: Trade e Filtros. Reafirmando a importância da qualidade, em 2005 a fábrica foi certificada com a ISO 9001.
Steven e Alan passaram a ter forte influência no mercado devido ao relacionamento construído com tempo. Foram a muitos jantares de negócios, que são extremamente importantes e bastante significativos na China, pois culturalmente é assim que passam a conhecer as pessoas e como levam a vida fora dos negócios, aspecto muito valorizado na cultura local, principalmente quando se trata de família. O resultado trouxe parcerias mais sólidas, qualidade das matérias-primas e melhores preços.
Em 2007, a fábrica de filtros já fornecia para outros países e surgiu a oportunidade de levar a marca para o Brasil, mas os filtros ficaram em segundo plano porque ainda era necessário entender a demanda do mercado brasileiro e a estrutura necessária para garantir um bom atendimento. Assim, optaram pela linha de acessórios automotivos por meio de representação, não deixando de estudar o mercado de filtros. Em poucos anos, os resultados superaram as expectativas e criaram melhores condições para a futura implantação da linha de filtros.
Em 2008, a Seineca recebeu a certificação TS16949 e criou duas novas divisões, a fábrica de sensores e a fábrica de palhetas. Com os bons resultados, a Divisão de Trade foi alocada para um novo escritório de 300 m2. Em 2010, a Seineca assumiu o controle de uma nova fábrica e criou a Divisão de Juntas Homocinéticas. Nesse mesmo ano, iniciou a participação na AAPEX, em Las Vegas.
O ano de 2011 foi de grandes decisões e marcado pelo início da construção da nova sede de 40.000 m2, para reunir todas as fábricas e os mais de 310 funcionários. "Era o momento de desenvolver uma nova marca que pudesse refletir o tamanho da empresa", lembra Fang Cai. "Decidimos adotar uma nova identidade de marca e reposicioná-la no mercado, mostrando a capacidade fabril com foco nos filtros automotivos".
O novo posicionamento já começava a refletir no Brasil e a marca passou a ter um símbolo inspirado nos arcos da ponte do Rio Sena, nas pessoas que dirigem e no filtro visto de cima. A mudança fortaleceu a imagem da Seineca como fabricante e montadora, e não apenas uma trade, característica ligada ao início da organização.
Em 2014, a construção foi concluída e todas as divisões foram reunidas no mesmo local, mantendo o espaço de 8.000 m2 dedicado à fabricação dos filtros. Em 2015, era chegado o momento de iniciar o processo de implantação da linha de filtros Seineca no Brasil.


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Oportunidade de crescimento
Devido as dimensões continentais e importância na América Latina, o Brasil é visto como um centro de negócios com potencial pela Seineca, mesmo diante do conturbado momento econômico do país. 
"Projetar o futuro, em um país imediatista como o Brasil, e uma visão mercadológica de mundo, tendo como parâmetro o atual governo de Donald Trump, é algo complexo no mundo de hoje, cada vez mais dinâmico e interligado econômica, tecnológica e politicamente", diz Marcelo Mendes, gerente de planejamento. "Escolher uma boa rota, aproveitar oportunidades e precaver-se de escolhas erradas é essencial". 
No geral, Mendes tem uma visão positiva para este ano. "A expectativa para alguns nichos é no mínimo salutar, mas do ponto de vista técnico, com o recuo nas estimativas da inflação acompanhada por uma melhora nas projeções para o mercado, e um leve incremento dos indicadores, dentre eles o dólar, tem-se a possibilidade de uma pequena melhora para 2017. Portanto, as expectativas podem sim, ser consideradas positivas", analisa.
"Assim, vamos continuar investindo, porém com planejamento e cautela. Nesse cenário, os empresários devem enxergar o limiar do mercado, que normalmente se resume na conjuntura econômica. Porém, existe o antagonismo entre a crise e a oportunidade, e acredito que com bom senso e coerência, a Seineca possa se consolidar e ganhar mercado gradativamente", finaliza Mendes. 


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Seineca
Tel.: (21) 3590-7878
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