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Tecfil Assume Liderança Nacional

Comemorando 55 anos e a liderança no mercado de reposição de filtros automotivos no país, reconhecida por sua qualidade, a empresa avança com nova estratégia de crescimento


Comemorando 55 anos e a liderança no mercado de reposição de filtros automotivos no país, reconhecida por sua qualidade, a empresa avança com nova estratégia de crescimento

por Tiago Dias

Profissionalismo, tecnologia avançada, tradição e colaboradores satisfeitos. Esta é a receita da marca que mais cresceu na última década e que hoje
celebra liderança em vendas no Brasil: Tecfil.
Desde sua fundação, em 1953 a empresa dedica-se a desenvolver produtos de qualidade, buscando o que há de mais moderno em equipamentos e matérias-primas para fabricação de peças, visando sempre a confiança e satisfação de seus consumidores, montadoras parceiras e distribuidores.
Ao completar 55 anos em 2008, e com sede em Guarulhos, em São Paulo, a Tecfil lidera o segmento de filtros automotivos de reposição no país, sendo uma empresa 100% nacional em um mercado onde a presença ativa de multinacionais já é costume.
A empresa que hoje está na 3ª geração, foi criada através de uma iniciativa empreendedora de Abílio Gurgel Filho, avô dos atuais proprietários, ao perceber oportunidades e perspectiva de crescimento no setor automobilístico.
A criação da Tecfil caracterizou-se numa atitude visionária por acontecer no decorrer da década de 50, quando a indústria automobilística no Brasil vivenciou uma fase de grandes investimentos externos e obteve forte crescimento econômico. O nome escolhido para a empresa sugeria tecnologia em filtros – tudo que o país precisava na época. Em outras palavras, uma história escreveu a outra.

Tecfil Assume Liderança Nacional

Mas não são somente com números de participação no mercado que vive a marca. Com o parque industrial mais moderno da América Latina, a Tecfil é realidade no mercado de filtros automotivos há muito tempo, mas de certa forma posicionava-se como simples competidor nacional. Hoje, é muito mais que um simples fabricante, os filtros Tecfil são encontrados atualmente em cada canto do país. Estima-se que mais de 7 milhões de pontos de vendas espalhados pelo Brasil vendam os produtos da marca, com mais de dois milhões e meio de filtros vendidos mensalmente no mercado interno.
Além do Brasil, a empresa está presente em todos os países da América do Sul, e também na Europa e nos Estados Unidos. A Tecfil possui uma vocação natural de atuação na reposição e escolheu justamente esse mercado como prioridade em sua estratégia de crescimento.

Mercado
Tecfil Assume Liderança NacionalRicardo Pessoa, Diretor Comercial da Tecfil, comenta que atualmente a empresa se notabiliza por uma gestão moderna, apoiando-se em novas estratégias. “Estamos focando em investimentos de tecnologia de ponta na planta industrial, combinados a uma estratégia agressiva comercial, oferecendo ao mercado ferramentas de trabalho, o que nos torna líder de mercado no segmento de reposição”, conta.
A Tecfil sempre participou do mercado de reposição, porém, foi a partir do final da década de 90 que se posicionou definitivamente como uma marca a caminho da liderança no setor.
“Para atingir o atual estágio de liderança, investimos pesadamente na melhoria de produtos e processos, que foram responsáveis diretos pelo reconhecimento que o mercado atesta sobre o valor da marca Tecfil”, comenta Ricardo.
Os resultados são vistos na rede de distribuição atuante e a nível nacional, na competitividade comercial e no fácil entendimento que a Tecfil tem das necessidades do mercado, além da qualidade e agilidade características da empresa.
Investe-se também no Suporte Comercial, com a presença constante de profissionais junto ao mercado (representantes, supervisores e gerentes) e prosseguindo com os resultados positivos do Suporte Técnico, que atua em palestras com colaboradores e parceiros, visitas técnicas, laboratório móvel e a garantia Tecfil (veja box). E isso inclui toda a cadeia de operação da empresa, partindo dos representantes comerciais, seguidos pela Rede de Distribuidores, Revendas, Aplicadores, Frotistas até o consumidor final.

Tecfil Assume Liderança Nacional

Tecfil Assume Liderança NacionalDa mesma forma, a exportação dos produtos Tecfil é uma fatia importante do faturamento da empresa, liderada por Alexandre Borges – responsável também pelos negócios de marcas privadas e montadoras – já que a empresa possui parceria no mercado de OEM com marcas privadas, produzindo sinergias de mercado.
Andando pela planta da fábrica, é possível notar produtos de montadoras japonesas, européias e americanas, só para citar alguns. “Isto somente reforça e avaliza a qualidade Tecfil no mercado de reposição. Muitas pessoas, menos informadas, ficam perplexas ao descobrir a quantidade de marcas de produtos originais que a empresa produz”, explica Emerson Mello, Gerente de Marketing da Tecfil.
O maior desafio em relação à cadeia de distribuição da empresa é organizar a política comercial, propiciando uma rede de distribuição operando com margens de rentabilidade saudáveis e relações harmoniosas entre si, promovendo qualidade de serviços para o mercado varejista e demais etapas da cadeia de consumo.
De qualquer maneira, a economia é fator predominante nos passos dados no mercado de reposição. O setor automobilístico, como parte importante do PIB nacional, responde a estímulos da economia, como por sinal vem ocorrendo atualmente, com o cenário altamente positivo gerado por recordes de produção de veículos, que refletem diretamente em todo o setor. Com todo esse contexto, o horizonte se mostra positivo para a Tecfil: “É um futuro promissor e vital, pois o segmento de reposição reflete de forma direta o desempenho dos montadores de veículos”, diz Ricardo.

Diferenciais
Tecfil Assume Liderança NacionalOs resultados que a Tecfil vem colhendo são conseqüências naturais de seus diferencias. A empresa fornece muito mais do que o produto e a garantia de eficiência em filtração. A parceria com o cliente é fator levado à risca, tendo como diferencial a agilidade de entrega. “Nossos clientes recebem seus pedidos completos, com uma baixíssima taxa de quebra de pedidos. Isto se deve a um programa de planejamento de produção voltado para o mercado, sempre buscando entregar rápido para que nossos clientes não percam vendas. Caracterizamo-nos como uma das logísticas mais eficientes do mercado de autopeças, ágil com índices de entrega acima de 95% do pedido”, detalha Emerson.
Por conta dessa característica, o atendimento comercial é personalizado, com representantes de vendas da Tecfil atuando em todo território brasileiro, dando suporte imediato e local aos parceiros. Para gerenciar os representantes, a empresa dispõe de três gerentes regionais de vendas: Fabio Bertini, Marcelo Lopes e Marcio Medeiros, que respondem ao Diretor Comercial, Ricardo Pessoa. Já internamente, um time de profissionais de atendimento dá todo o suporte para os clientes, representantes e gestores.

Tecfil se mantém presente junto aos parceiros

Equipe de Marketing Promocional Tecfil
A integração da Tecfil com seus colaboradores conta com um time de promotoras treinadas e atualizadas na fábrica, atuando nacionalmente junto com os parceiros da empresa, gerando relacionamentos mais estreitos, sendo assim, mais uma forma de comunicação entre fábrica e mercado. Entre as atividades desta equipe está a Semana Tecfil.

Semana Tecfil
“Um dos projetos de maior sucesso de nossa empresa é a semana Tecfil, onde podemos ajudar nossos parceiros com a equipe de promotoras volantes, que fazem um excelente trabalho de divulgação e de incentivo”, explica Emerson.

Feiras e Eventos
Tradicionalmente, a Tecfil participa de feiras como a Automec e, em alguns eventos regionais, desenvolve ações cooperadas com seus parceiros, buscando sempre estar presente nos mais diversos segmentos.

Tecfil Assume Liderança NacionalUma das melhores empresas para se trabalhar
A Tecfil foi eleita pela VOCÊ S/A – EXAME, em 2007, como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar. O ranking avalia a satisfação dos funcionários e constitui-se na maior pesquisa de clima organizacional do país. “Ao caminhar pela empresa percebe-se que todos trabalham realizados e com a sensação de realmente fazerem parte do todo”, diz Emerson.
O sucesso da Tecfil na gestão de pessoas está baseado em um modelo que valoriza o elemento humano, estimula a criatividade e reconhece potenciais com foco no comprometimento e desenvolvimento contínuo dos colaboradores. No meio de todas essas peças, uma equipe técnica interna e de
campo, treinada e especializada, está sempre antenada com o mercado. “Os treinamentos da equipe técnica Tecfil trazem aos aplicadores e balconistas das autopeças informações importantes sobre os nossos produtos, sua aplicação e os detalhes que só um técnico especializado pode transmitir”, conta Emerson. Complementando a seqüência de conquistas, a empresa agora é denominada Sociedade Anônima. O “S/A”, que já está acompanhando o nome da Tecfil, é resultado da profissionalização da empresa e sua moderna gestão atual, como comenta Ricardo. “A Tecfil hoje se configura em uma empresa 100% profissionalizada, em que todos os seus executivos são oriundos do mercado e os acionistas se posicionam no conselho de administração”.

Tecfil Assume Liderança Nacional

Laboratórios
Dispondo de assistência e infra-estrutura aos parceiros e clientes, a Tecfil investe cada vez mais em laboratórios volantes, prontos a auxiliá-los em qualquer lugar que necessite de atendimento. Os laboratórios volantes são equipados com tecnologia avançada, aptos para realizar testes de campo nos mais diversos mercados do país, desde simples testes em lojas até os mais complexos em usinas de açúcar e álcool – um dos piores ambientes possíveis para o bom funcionamento dos motores.

Tecfil Assume Liderança NacionalComo administrar a Tecfil
“Uma empresa com 55 anos recém-completados também precisa se reinventar a cada dia. Para essa evolução contínua, estamos lançando a partir deste mês uma nova embalagem, mais moderna, mais bonita, de acordo com as solicitações do mercado”, conta Emerson Mello.
Para chegar nesses resultados, cada sugestão recebida de seus clientes e colaboradores é registrada e discutida internamente, com o objetivo de satisfazer ao máximo os parceiros comerciais, aplicadores e consumidores. Neste aniversário, o balanço feito por Ricardo, não esconde a grandeza que despontou em 1953. “A Tecfil é uma empresa geradora de riquezas, tais como o seu grupo de funcionários (que ultrapassa 1.000 diretos), rede de distribuidores e clientes, marca consagrada e com história de lutas e conquistas. Para o primeiro lugar e administrar toda a estrutura da empresa foi necessário entender o mercado, qualificar e valorizar a própria equipe de trabalho, respeitar sem temer os concorrentes, buscar novas tecnologias industriais e de gestão, racionalizar custos e compreender a necessidade de promover mudanças qualificativas na empresa”.
Com o atual cenário de crescimento do mercado automotivo – e, por conseqüência, de autopeças – a empresa tem investido pesado para atender no futuro a esta demanda, com a mesma agilidade já conhecida pelos clientes de hoje. Foram milhões de reais em investimentos nos últimos anos, preparando a fábrica para atender a esta demanda e para duas novas linhas na fábrica: ar condicionado e filtros eletrônicos, além de melhorias no atendimento aos clientes e usuários dos filtros Tecfil, como comenta Ricardo Pessoa: “Agilidade em todos os níveis, como entrega, decisões internas, soluções de problemas, são verdadeiramente prioridades na Tecfil, proporcionando um melhor atendimento ao mercado”. Tecfil Assume Liderança Nacional

Tecfil S/A
Atendimento ao Cliente: 0800-11-6964
E-mail: sac@tecfil.com.br
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