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Capacitação Profissional Faz Tecfil Manter Liderança

Com foco nas vendas, comprometimento e atitude, a TECFIL aposta em treinamento técnico comercial para capacitar profissionais e alavancar, negócios



Capacitação Profissional Faz Tecfil Manter Liderança
Investimento número um do mercado, os treinamentos profissionais tem conquistado cada vez mais o núcleo comercial das empresas de filtração. Isso porque, muitos empresários perceberam nessas ações a oportunidade certeira de aumentar os negócios corporativos, afinal, um colaborador preparado não só transmite credibilidade aos clientes, como vende mais.
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E aumentar as vendas em 2009, além de uma necessidade, será uma realidade para muitos empresários, que deverão estimular seus negócios ao máximo para superar a crise e conseqüente desaquecimento de alguns setores.
Os treinamentos a princípio anuais, neste ano terão uma forte tendência a serem semestrais e quem sabe até trimestrais, ao que apontam algumas empresas como a SOFAPE S/A, detentora da marca de filtros TECFIL. "Ao perceber os primeiros sinais de retração dos negócios no final de 2008, programamos uma série de ações mais agressivas comercialmente para alavancar as vendas. Os treinamentos da equipe comercial, por exemplo, são algumas dessas iniciativas", conta Ricardo Pessoa, diretor comercial da SOFAPE.
Ao que tudo indica, a capacitação profissional passou a ser uma das ferramentas importantíssima para aumentar o foco dos representantes, bem como a motivação de cada um dentro do seu território. E os resultados, obtidos a curto, médio e longo prazo, já ultrapassam não só a expectativa da empresa, mas também dos próprios colaboradores. "Com as mudanças constantes do mercado, esses treinamentos se tornaram fundamentais, pois novas estratégias de vendas vão sendo apresentadas. Com isso, não há como não se sentir motivado", diz Fernando César Prado, representante comercial de Minas Gerais, que há 24 anos atua em parceria com a SOFAPE.



Para ser bem sucedido, o treinamento deve ser acompanhado de uma boa organização comercial, de forma que todos os representantes de vendas possam estar envolvidos, isto independente do tipo de treinamento - se dividido em módulos com certificações individuais ou apenas apresentado como palestras de atualização profissional.
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A premissa é partir da escolha de um executivo de vendas de renome, cuja experiência comprovada possa ser repassada aos demais. "Em nossa última convenção, reunimos mais de 30 representantes do nosso corpo de vendas nacional para assistir a uma palestra de José Luiz Tejon Megido, professor da Fundação Getúlio Vargas, que detém uma notável expertise em vendas", conta Pessoa, que revela ter escolhido tal programa a dedo, por apresentar a linguagem ideal para abordar sua equipe. "A idéia é ir além, sair da rotina trazendo não apenas novos conceitos ao grupo, mas uma nova visão de mercado que certamente influenciará nas atitudes e no potencial de cada um", complementa o diretor.
A iniciativa positiva para a empresa e sua equipe deverá estimular os negócios.
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A fim de superar o percentual de crescimento do ano anterior, o objetivo é ultrapassar as metas de vendas de 2008.
E para quem ainda tem dúvidas sobre a eficácia de um treinamento destinado à capacitação profissional, vale lembrar que tais módulos proporcionam uma revisão sobre os conceitos de vendas, e como disse Aguinaldo Aroldo da Silva, representante comercial que atende cidades do interior paulista há mais de 20 anos pela SOFAPE, "parece que não, mas nos acomodamos um pouco em nossas próprias estratégias e tais treinamentos permitem repensarmos nossas ações comerciais para uma atuação mais agressiva no mercado." Segundo Ricardo Pessoa, "o mercado de filtros tem muito a ser explorado e seu crescimento é inquestionável, assim, para podermos participar desse crescimento, estamos aproveitando as oportunidades de investir em produtos e na qualificação de pessoal, proporcionando o melhor atendimento para o nosso cliente. Essas ações e que geram as vendas e o constante crescimento da SOFAPE/TECFIL", finaliza.
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