Publicidade

Apexfil Brilha Na Área De Filtros Especiais Metálicos

Apex não é somente a estrela que mais brilha na nossa constelação, de acordo com os livros de astronomia. No segmento de filtros especiais, a Apexfil brasileira não difere do real...


Apexfil Brilha Na Área De Filtros Especiais Metálicos

Apex não é somente a estrela que mais brilha na nossa constelação, de acordo com os livros de astronomia.
No segmento de filtros especiais, a Apexfil brasileira não difere do real sentido da palavra. Líder do mercado nacional , a Apexfil dribla a forte concorrência com inovação e preocupação com o cliente. Há doze anos, o lema da empresa continua
sendo: investir constantemente em novas tecnologias e trabalhar de maneira integrada. Prova desta disciplina invejável para qualquer empresário é a confiança dos clientes, que são tratados de forma especial. Quem entra na sede da empresa, que fica
na Zona Norte de São Paulo, observa com letras garrafais um cartaz mostrando a principal preocupação da Apexfil: buscar a satisfação do cliente.

"Conseguimos bons resultados ao longo destes anos, já que o mercado aceita o nosso trabalho. Sempre queremos estar perto de tudo, do nosso cliente em especial, dos nossos fornecedores, no chão de fábrica e na parte administrativa.

" Estamos presentes em qualquer situação quando somos solicitados, tanto para bons como para maus momentos", declara o diretor da empresa, o engenheiro Edison Ricco Junior. Dos filtros cartucho até os mais complexos elementos filtrantes e filtros, a Apexfil tem tecnologia para inovar e fazer bem feito. "Se o nosso cliente precisar de um filtro especial para sua aplicação, nós o atendemos, fazemos de acordo com o seu desejo, para mantê-lo satisfeito. Os produtos são seriados e cada caso é um caso, já que estamos em um negócio de alto desempenho", afirma.
Os selos da categoria ISO 9001-2000 adquiridos em 2002 mostram que o trabalho árduo e a insistência de seus diretores em adquirir mais know how resultam na qualidade do filtro e na aprovação imediata dos seus clientes.
As indústrias química, petroquímica, siderúrgica, têxtil, óleo e gás, automobilística e outras mais, consolidam a liderança da empresa paulista no setor de filtros especiais.
O brilho da Apexfil começou a se intensificar em 1992. O engenheiro e fundador da empresa Edison Ricco aproveitou uma brecha de mercado e começou a terceirizar a fabricação de filtros seriados especiais para a empresa que trabalhava.
No começo, como em qualquer ramo de atividade, a empresa penou para fugir das amarras burocráticas e ganhar experiência. "Durante

Engenheiro Edison Ricco Júnior

este período de existência, enfrentamos algumas crises econômicas e algumas concorrências desleais, mas tudo isso é conseqüência do mercado. Nos adaptamos rapidamente a situação, e agora o nosso maior desafio é nos destacarmos como uma empresa que soluciona os problemas e as necessidades de filtração dos clientes", conta.
A concorrência também foi e continua sendo um caminho a ser desviado pela diretoria da Apexfil. Muitas empresas tentam adotar o mesmo sistema de fabricação dos filtros especiais, porém o ponto primordial da APEXFIL é a qualidade e acabamento de nossos produtos. "Poucas fábricas conseguem definir um parâmetro e quase nenhuma estabelece um processo de fiscalização rigoroso aos produtos da linha." A Apexfil sempre bate salienta Ricco Junior.



O mercado de filtros mudou nos últimos anos e qualquer alteração na política econômica do Brasil é assimilada pelos consumidores. O setor ainda está "cru", precisa de um impulso.
"Se há a retração de mercado é comum os clientes também comprarem menos, com isso torna-se um ciclo, também produziremos menos, onde as empresas adquirem o necessário", comenta o engenheiro Ricco.
A economia global se caracteriza pelo conceito de ação e reação. As ações iniciadas em um período demoram aproximadamente 6 meses para serem concretizadas. A previsão dos passos da economia de Edison Ricco Junior é fácil de ser explicada. Quanto maior o nível de atividade da indústria, maior é o poder de compra do mercado. O problema enfrentado por muitas empresas quando a economia apresenta sinais de reaquecimento é atender a demanda. Muitas indústrias não têm capacidade de adaptação à nova velocidade do mercado. A Apexfil garante que não corre este risco.


A nossa previsão é que a partir deste segundo semestre a situação fique mais favorável ao setor de produção, tudo bem diferente do que foi o começo do ano de 2004" com queda de volume de vendas, afirma Ricco Junior. Entretanto, a Apexfil tem uma carta na manga: a parceria com a Ultrafilter da Alemanha. A proximidade dos grupos resultou em ganho de tecnologia para a empresa nacional.
"A parceria com a empresa multinacional alemã, líder mundial e com tecnologia de ponta, foi mais uma vitória da Apexfil."
Vamos agregar valores aos produtos da Ultrafilter", comemora o engenheiro e diretor do grupo brasileiro. Ricco Junior finaliza lembrando que em todos os anos, temos uma parcela e crescimento, pois estamos sempre agregando valores sociais com os nossos colaboradores bem como com todos os clientes e fornecedores mantendo uma parceria constante e duradoura. "É nessa época que fazemos uma reflexão de como foi o nosso ano, quais foram as nossas dificuldades e as nossas conquistas."
E a cada ano que passa, as nossas reflexões são cada vez mais otimistas e vitoriosas. Portanto a cada ano estamos aptos a realização de novas parcerias, isso basta? "Não, nós queremos mais, porque uma de nossas principais filosofias é sempre buscar novos conhecimentos".

Publicidade