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Diagnóstico De Um Filtro De Óleo Para Motor Com O Tubo Interno Colapsado

Quando um tubo central em um filtro estiver colapsado ou o elemento descoberto, a tendência natural é que alguma coisa está errada com o filtro...


Quando um tubo central em um filtro estiver colapsado ou o elemento descoberto, a tendência natural é que alguma coisa está errada com o filtro (fig.1). Esta não é a causa, mas sim o sintoma de um problema com os componentes internos do motor.

Diagnóstico De Um Filtro De Óleo Para Motor Com O Tubo Interno Colapsado


A maioria dos motores é equipada com válvula by-pass na entrada ou na saída do filtro de óleo. A válvula é projetada para abrir e desviar o óleo do filtro ou elemento, quando a restrição atingir o ponto de abertura (Fig.2). O circuito de fluxo by-pass mantendo a circulação do óleo quando uma restrição significativa ocorrer, portanto não impede o fluxo ou uma partida a frio.
Normalmente, motores são produzidos e projetados com válvulas by-pass que abre a uma pressão diferencial de aproximadamente 10 a 30 psid com uma faixa de tolerância de4 psid (28kPad) e opera a uma pressão de 75 psid (500 kPad). Alguns fabricantes de motores instalam válvulas by-pass no filtro ou na base do motor, enquanto outras estão localizadas na parte interna do filtro. Da mesma forma, atuam como um desvio do fluxo de óleo.
O filtro de óleo é projetado para resistir, sem colapsar, com aumento significativo do diferencial de pressão, quando operam em condições normais. Entretanto, quando um tubo central ou elemento é colapsado, é resultado de um "rompimento" ou mal funcionamento da válvula by-pass.

Em algumas circunstâncias, com o rompimento do filtro, a válvula by-pass somente não é suficiente para colapsar o tubo central ou elemento. A válvula reguladora da bomba de óleo também permanece na posição fechada, o que resulta no aumento da pressão no fluxo de óleo que passa através do filtro (ver TSB-83-1). Esta condição talvez seja momentânea, podendo colapsar o tubo central caso ocorra uma falha da válvula by-pass ou inadequada para atuar como alivio da pressão diferencial excessiva.

Um tubo central colapsado ou elemento pode perder a condição de filtragem e interromper o fluxo de óleo para o motor. Existe a possibilidade de que a parte interna do filtro ou o meio filtrante seja fragmentado e
migrar para o sistema de lubrificação, interferindo com o fluxo de óleo.

O mau funcionamento do by-pass do filtro e a válvula reguladora de pressão da bomba e o colapsamento subseqüente do tubo central ou elemento pode não causar danos significativos. Entretanto, a qualquer momento pode resultar em dano catastrófico no motor, travamento dos pistões, conexões, ou falha dos rolamentos do girabrekin.

O mau funcionamento da válvula by-pass do filtro e válvula reguladora de pressão, tem sido identificado como:

- Rompimento da superfície causado pelo frio ou pela alta viscosidade do óleo;

- Óleo com excesso de contaminantes, frio ou oxidação.
- A negligência na drenagem do condensado do Diesel e a troca periódica dos filtros.
Partículas de carbono que se formam temporariamente, estrangulando a válvula.
- Aceleração repentina do motor por qualquer uma das condições acima.
Encontrar um filtro com o tubo central ou elemento colapsado, faz-se necessário uma inspeção da válvula by-pass, caso ela não esteja instalada no filtro ou na válvula reguladora de pressão da bomba, refaça uma revisão de performance do motor e verifique o histórico das manutenções

João Carlos dos Santos
Gerente Engenharia
Unifilter Filtração
Tel: (+55) 11 4198-2225

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