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Como Fazer A Manutenção Correta De Seu Filtro De Combustível

A retirada da água do combustível é fundamental para a "saúde" do motor, principalmente hoje com a evolução dos motores diesel...


A retirada da água do combustível é fundamental para a "saúde" do motor, principalmente hoje com a evolução dos motores diesel, onde cada vez mais se aplicam monitoramentos eletrônicos e bombas de injeção que requerem um combustível dentro de padrões rígidos de limpeza e ausência de água.

Para que seu filtro do combustível funcione adequadamente e tenha uma vida útil estendida confira as dicas para manutenção e troca do elemento:

Para drenar a água:
* Verificar visualmente no copo transparente a presença de água.
*Abrir o respiro no cabeçote.
*Abrir o dreno e esgotar toda a água do copo.
*Fechar o dreno e o respiro.
* Preencher o filtro com combustível, caso necessário.
* Funcionar o motor.


Como Fazer A Manutenção Correta De Seu Filtro De CombustívelPara troca do filtro combustível:
1-Drenar o copo conforme procedimento descrito anterior-mente.
2- Remover o copo e o filtro do cabeçote.
3-Remover o copo e limpar o assento do o'ring.
4- Colocar novo o'ring lubrificado com óleo limpo (acompanha todo filtro novo).
5-Apertar manualmente o copo no filtro.
6-Encher o filtro com óleo diesel limpo.
7-Lubrificar a guarnição do filtro com óleo limpo.
8-Montar o filtro+copo no cabeçote, rosqueando de ½ a ¾ de volta após o encosto.
· Acionar o motor e verificar possível vazamento ou entrada de ar.
Como Fazer A Manutenção Correta De Seu Filtro De Combustível· Importante: Não utilizar ferramentas para montagem do filtro. Na desmontagem pode-se utilizar a chave apropriada para retirada do copo ou uma cinta de couro, removendo o filtro.
Dicas para aplicação correta dos filtros

*Devemos sempre aplicar o filtro especificado originalmente pela montadora, respeitando
cada aplicação.
Vazão e micronagem são os fatores mais importantes na aplicação de um filtro.
*Verifique ao lado alguns exemplos práticos de aplicações incorretas mais comuns:


Como Fazer A Manutenção Correta De Seu Filtro De CombustívelOs Filtros do Combustível Separador de Água Racor fazem parte hoje de todos os veículos e equipamentos que utilizam-se do diesel como combustível. Estes filtros são fabricados com o papel AquaBlocâ repelente a água e estão dentro dos padrões das normas internacionais.
Vantagens da aplicação do copo transparente dos filtros Racor:
Como Fazer A Manutenção Correta De Seu Filtro De Combustível*Os copos transparentes são de Nylon, injetados sobre pressão e altamente resistentes. A água acumulada no copo não provoca oxidação como ocorre normalmente nos filtros com carcaça metálica fechada.
*Existe a possibilidade de controle visual do abaste-cimento feito na bomba de combustível.
*O copo transparente possibilita a rápida visualização da água acumulada pela separação.
*Água acumulada em abundância e não drenada (ocorrência típica em filtros com carcaça metálica fechada que não permite a visualização) causa aumento de restrição, redução da vida do elemento, perda de potência e até mesmo "calço hidráulico" no motor em casos extremos.
*Água facilmente drenada sem perda de combustível.
*O copo transparente não necessita obrigatoriamente da presença de sensor elétrico de água pois pode-se ter a visualização da separação de água no próprio copo.
*Em todos os tipos de filtros do combustível separador de água Racor existem kits de reposição, tais como: drenos, copos, manípulos, esferas, etc


Causas Efeitos
- Aplicar filtro menor (menor vazão nominal). Ex.: Aplicar filtro de 3,8 lpm (litros por minuto) no lugar de 7,6 lpm - Aumento da restrição na linha de combustível, perda de potência, diminuição no tempo de troca do filtro
- Aplicar filtro com micronagem mais fechada. Ex. Aplicar filtro de 10 micron no lugar de 30 micron - Aumento de restrição na linha de combustível, perda de potência, diminuição no tempo de troca do filtro
- Aplicar filtro com micronagem mais aberta. Ex. Aplicar filtro de 30 microns no lugar de 10 microns - Queda de restrição na linha de combustível, aumento no tempo de troca dos filtros, deterioração no sistema de injeção.
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