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Escrevendo A História Dos Filtros Automotivos

Falar dos filtros Fram e da Sogefi Filtration é relembrar a história da indústria automobilística no Brasil. Com uma das marcas mais lembradas no segmento de filtros, a empresa vem fazendo história com tecnologia e qualidade


Falar dos filtros Fram e da Sogefi Filtration é relembrar a história da indústria automobilística no Brasil. Com uma das marcas mais lembradas no segmento de filtros, a empresa vem fazendo história com tecnologia e qualidade

por Tiago Dias

O Grupo Sogefi desenvolve seus produtos com tecnologia de ponta, sintonizada com as tendências das indústrias automobilísticas mundiais.
"Nosso mercado é dividido entre equipamento original e reposição (Aftermarket - local / exportação), sempre buscando oferecer ao mercado o que há de mais avançado em filtração", conta Eugenio H. L. Marianno, Diretor Geral. Com presença global, contando com um total de 60 unidades, entre fábricas e escritórios corporativos, presente em 17 países, o Grupo Sogefi vem se posicionando de forma ativa no Mercosul, ampliando sua área de atuação, investindo maciçamente na construção de novas unidades fabris, localizadas estrategicamente para atender a demanda da indústria automobilística e do mercado de reposição. São 33 milhões de filtros produzidos anualmente em 4 (quatro) plantas no Mercosul.
Como forte parceiro da Indústria Automobilística, a Sogefi é fornecedora dos Sistemas de Filtração para veículos linha leve e pesada, detendo uma marcante participação do mercado de reposição. Ano passado, a empresa Sogefi Filtration do Brasil recebeu mais um prêmio importante em seu rol de reconhecimentos: a de melhor fornecedora pela montadora Volkswagen do Brasil, referente a 2005 na categoria Powertrain.
Enquanto escreve a história dos filtros automotivos no país, a empresa vem ganhando diversas certificações de várias montadoras, como a Ford, reconhecido internacionalmente, e três vezes da GM como Best Supply.

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Todo esse prestígio da empresa não é exagero. Filtros Fram, junto com sua cor marcante, laranja, é hoje a marca de filtros mais conhecida entre os usuários e o mercado de autopeças. "No segmento de filtros somos, sem dúvidas, a primeira marca mais lembrada, e a terceira marca mais conhecida em todo o setor de autopeças", conta José Rubens dos Santos Miguel, Gerente Nacional de Vendas /Marketing da Sogefi Filtration. Durante todo o tempo, a Filtros Fram ganhou repercussão através desses prêmios, mas também por toda sua história.
Mario Milani, presidente do grupo Sogefi Mercosul, é hoje um homem respeitadíssimo no segmento. Junto de seu sócio na época, Francesco B. Corti, Mario negociou a venda das Molas Sueden (que tinha licença da americana Fram para produção de seus filtros no Brasil) e fundaram a Filtros Fram do Brasil. "Isto foi em 1964, éramos jovens e inexperientes, mas tínhamos paixão por esse trabalho", lembra Mario.
Mais tarde, no final dos anos 80, a Fram do Brasil seria adquirida pelo grupo italiano Sogefi. Esta venda não significou nenhuma mudança nos rumos dos negócios de filtros automotivos, mas a empresa passou a ser conhecida como Sogefi Filtration. Na fábrica da Fram, já sob a direção de Mario e Francesco, foi produzido o primeiro filtro de ar a seco. Na época o processo utilizado era a estamparia. "Montávamos o kit de aplicação de filtro para a Volkswagen, depois foi para o Opala", conta Mario. Logo no começo, a empresa ficou conhecida entre os usuários pelos comerciais no Jornal Nacional, da Rede Globo, nos estádios de futebol e através de rádios. Os postos de combustíveis também foram alvos dessa divulgação, até então, pioneira no país. "Enquanto o motorista abastecia seu veículo, uma garota sempre vinha e apresentava a Filtros Fram para ele, alertando sobre a importância do filtro e sua troca. Tenho saudades daquela época", conta Mario, com nostalgia. "Fomos os primeiros a ter os distribuidores visitando os postos".

Escrevendo A História Dos Filtros AutomotivosReposição e distribuição
O grupo conta com uma rede de distribuição altamente especializada, atendendo mais de 40.000 pontos de venda espalhados pelo Brasil, trabalhando em parceria com lojas de autopeças e postos de combustíveis, e de forma intensa em treinamentos, incluindo linha leve e pesada, onde cerca de 2.000 profissionais são certificados pela Sogefi-FRAM anualmente. "Atuamos com profissionais na área de treinamento altamente qualificados, levando a todos os aplicadores, frentistas, mecânicos, balconistas e demais profissionais informações sobre a importância da troca correta dos filtros e em se aplicar e oferecer um produto original com qualidade e eficiência.
Treinamentos motivacionais junto aos profissionais também fazem parte do nosso trabalho, principalmente para equipes de representantes dos nossos distribuidores", conta José Rubens.
Além disso, para oferecer um excelente trabalho de divulgação da marca, há o desenvolvimento de ações promocionais, feiras, eventos e parceria juntos aos pontos de venda. A empresa conta com o trabalho do departamento de marketing, que por sua vez conta com o apoio dos promotores de vendas, responsáveis pelas campanhas e ações em Pontos de Vendas. "Atualmente buscamos realizar diversas ações em Marketing junto aos Pontos de Vendas, explorando cada vez mais os treinamentos aos aplicadores de filtro, além de parcerias com petroleiras, rede de postos de serviços – Ex.: Ipiranga, automobilismo, supermercadistas, feiras, eventos, entre outros. Estas ações se tornarão ainda mais intensas", comenta Perla Volner, Supervisora de Marketing. O
mercado acompanhou durante anos a importância dos filtros e passou a exigir qualidade acima de tudo. "O consumidor exige um filtro original, específico para cada veículo, e é isto que defendemos, graças à participação no mercado de equipamento original. Hoje, cerca de 60% dos veículos linha leve lançados no Brasil são equipados com nossos filtros", conta José Rubens.
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Equipamento original

Segundo Elias Mufarej, Diretor Comercial, a Sogefi Filtration tem trabalhado nos últimos anos mantendo sua excelência em equipamento original, produzindo de forma a atender toda demanda solicitada pelas montadoras, como os novos projetos para Fiat, Peugeot, Volkswagen, Ford e GM. "Contamos com uma grande estrutura hoje para desenvolvimento e processo. Participamos dos principais projetos, como foi o caso do Fox da Volkswagen, e dos modelos atuais da Fiat, com cerca de 90% do atendimento voltado para sistemas de ar", explica. Dentro de tudo que já foi colocado, a Sogefi, devido a toda essa estrutura, proporciona à montadora segurança e agilidade no desenvolvimento do produto. "Os recursos existentes localmente acabam transmitindo e proporcionando rapidez nos lançamentos dos produtos dos clientes da empresa, que cada vez mais são arrojados em termos de prazos no desenvolvimento dos projetos. Isso é um fator que cada vez mais credencia a Sogefi Brasil como participante efetiva na grande maioria dos projetos", conta Carlos César P. Sousa, Gerente de Vendas - Montadora.

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Engenharia
Escrevendo A História Dos Filtros AutomotivosO recurso de Engenharia da Empresa conta com 15 Engenheiros e Técnicos, e mais 4 para a parte de protótipos para veículos leves e HD (Heavy Duty).
Completa este setor estações de trabalho com softwares para CAD e simulações para dar suporte aos Engenheiros e Projetistas no desenvolvimento do produto. "Hoje, o desenvolvimento de um filtro é realizado no layout virtual do veículo. A montadora passa o modelo virtual do compartimento do motor, e com base nas especificações desenvolvemos os filtros para atender os requisitos dentro do espaço disponível. Acabamos montando um veículo virtual junto com o cliente, tudo online", diz Carlos A. Canova, Diretor de Desenvolvimento de Produto. Além dessa tecnologia utilizada via web, a Sogefi Filtration recebe fisicamente alguns protótipos de veículos, em sua maioria modelos ainda não lançados. Nestes casos, o filtro é desenvolvido no próprio veículo. Após todo o desenvolvimento virtual e análises das especificações, entra o pessoal que irá desenvolver o protótipo. "Hoje precisamos buscar soluções criativas para filtros de ar, pois as especificações de performance e acústica são críticas e o espaço disponível é sempre reduzido no aspecto de volume para a caixa do filtro do ar. Trabalhamos em conjunto e nossa equipe tem uma interação muito grande", conta Carlos Canova.
O centro de desenvolvimento da Sogefi no Brasil está concentrado em São Bernardo do Campo, para as três plantas existentes no país, a própria no Abc Paulista, em Mateus Leme (MG) e em Gravataí (RS), além da planta da Sogefi na Argentina. Os negócios da Sogefi são totalmente voltados para a tecnologia de produtos e do desenvolvimento. "Nos filtros, a performance e a qualidade são primordiais. Nosso diferencial é a capacidade da engenharia aliado ao aprimoramento técnico e competitividade, daí a preferência das montadoras", comenta Eugenio. Todos os projetos de filtros de ar, no âmbito Mercosul são desenvolvidos na planta de São Bernardo do Campo.

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Escrevendo A História Dos Filtros AutomotivosEvoluções no filtro
A Sogefi conta hoje com a tecnologia em injeção de plásticos, plissagem de meios filtrantes, fabricação do Cânister (absorção de vapores) e do reservatório de carvão ativado – componente presente em quase todos os veículos (exceto 100% álcool e diesel).
Na década de 80, a Sogefi Filtration viu que a tendência dos filtros de ar era sair do foco metálico, foi por volta dessa época que a empresa então adquiriu sua primeira injetora de plástico. "Os filtros com a matéria-prima de plástico foi uma necessidade exigida. Utilizamos aqui hoje 17 máquinas para esta função", conta Carlos Canova.
"Os veículos foram migrando para os plásticos, hoje, por exemplo, todos os filtros de combustível são fabricados com plásticos. Só a linha pesada ainda utiliza alguns filtros de ar com carcaça metálica".
A meta agora é investir em injetoras com recursos cada vez mais superiores, já que a migração para o plástico trouxe melhorias para todos. "Além do processo de fabricação, é uma matéria-prima mais segura, mais durável e mais benéfica para o meio ambiente", explica o Eng° Antonio B. M. Rodrigues, Diretor de Manufatura.
De alguns anos para cá, os filtros também evoluíram na parte de Design e acabamento das peças. Antigamente, não havia muita necessidade para um cuidado com o filtro na parte estética. A função do filtro também mudou, hoje a Sogefi Filtration não vê só o produto em si, mas sim, um sistema completo de filtração. Carlos Canova acredita que no futuro esse mercado terá grandes evoluções. "Continuaremos trabalhando para uma eficiência cada vez maior, e também na redução do peso e do tamanho do filtro".
Aumentar cada vez mais sua vida útil e diminuir o número de troca trará valor agregado, segundo Eugenio. "Evoluímos nosso produto para atender a necessidade do cliente. Não é a toa que o filtro foi fator importante no desenvolvimento dos veículos flex fuel, por exemplo". A questão do Biodiesel também deve ser levada em consideração, como avisa Mario Milani: "Todos devem estar preparados para isto".
Ainda há alguns componentes, como as peças metálicas, que são produzidas externamente, diretamente com os parceiros da Sogefi. "Mas os produtos de grande volume são feitos internamente, a alma do filtro é feito aqui dentro", orgulha-se Antonio.

Testes e qualidades
A Sogefi utiliza em seus laboratórios equipamentos para testes específicos em cada tipo de filtro. "Aqui em São Paulo as especificações são definidas, há testes de ruído e acústica, fluxo de ar/líquido, restrição à passagem, capacidade de retenção, eficiência, durabilidade, novas matérias-primas, processos para componentes comprados. Além disso, há os laboratórios químicos e físicos", conta Carlos Canova. Para uma matéria-prima entrar pelos portões da fábrica e fazer parte de um filtro, é necessário provar certificação, se auto qualificar. Mesmo assim, há ainda os laboratórios de desenvolvimentos e inspeções dentro da fábrica para testar a qualidade do produto.
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Todos esses testes e inspeções que a Sogefi Filtration faz são importantes, pois garantem a qualidade do produto. Para um teste de resistência, por exemplo, simula-se o dobro de pulsação de um veículo habitual, já o teste de vida e eficiência é realizado com pó normalizado – simulando o veículo rodando por um lugar com alta concentração de poeira. Para o Cânister há testes específicos de absorção e desabsorção. "Apesar de todo esse desenvolvimento, o teste final sempre é no carro", explica Carlos. No departamento de pesquisa na França são 27 engenheiros que trabalham em Pesquisa e Desenvolvimento. "A troca de informações é constante, visando com isso atualização com tudo de novo que acontece no mercado europeu. A auto-suficiência em desenvolvimento e produção são objetivos constantes da Sogefi – Brasil", diz Carlos.

A fabricação dos filtros
Escrevendo A História Dos Filtros AutomotivosA Sogefi vem fazendo investimentos no Brasil e atualizações em seu parque industrial nos últimos anos, hoje a empresa trabalha com o conceito célula. Todas as etapas são realizadas nas fábricas da Sogefi Filtration. "Nós nos dividimos em duas fábricas. Em Minas Gerais só se faz cartuchos e filtros de ar, e aqui, em São Bernardo do Campo (ABC Paulista), cura e resina", conta Mario Millani. Esta logística é um fator importante para os custos, como comenta Eugenio: "As entregas são realizadas just-in-time, a localização é de fundamental importância para a empresa". A fábrica é uma das mais modernas, que adota o processo Kaizen, ferramenta focada em operação, movimentação, layout e processo. "É um trabalho junto com setup e meio ambiente, trabalhando também com o conceito Lean Manufacturing, que visa a eliminação de desperdícios", comenta Antonio.
Na Sogefi são fabricadas soluções em sistemas de aspiração - Ar, filtros de óleo e módulos do filtro de óleo, cânister e filtro do combustível. Estes últimos, tanto em matéria-prima PA 6/6.6, como em material condutivo e anti-estático, onde a Sogefi foi pioneira nesta aplicação. Quanto ao filtro de cabine, que tem a função de filtrar o ar que vai para o interior do veículo (ar condicionado), o grupo Sogefi tem um projeto pronto para implantar no Brasil. "Nós somos conhecedores dessa tecnologia, temos o processo desenvolvido e em produção na Europa. Hoje, algumas peças são importadas, outras compramos de um fabricante local, até porque é uma aplicação ainda pouco divulgada no país, infelizmente", conta Antonio. Com um site em Gravataí, no Rio Grande do Sul, dentro da fábrica da General Motors, a Sogefi Filtration fabrica filtros de ar para o Celta, e entrega pelo sistema just-in-time com coletas a cada 60 minutos. "Nós, aqui do Brasil, somos um pólo de desenvolvimento da Sogefi para filtros de ar", orgulha-se Eugenio.

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Filtro Ecológico
Escrevendo A História Dos Filtros AutomotivosO Filtro Ecológico (também conhecido como Eco Filter) é um novo tipo de filtro de óleo 100% sintético (conforme especificação do cliente), tecnologia que há 7 anos era uma forte tendência na Alemanha. Hoje, ela já é uma realidade. "Jogamos fora somente o cartucho, que é 100% incinerável" explica Antonio. "Trabalhamos inclusive com uma tecnologia de plissagem patenteada chamada Chevron para o Filtro Ecológico, onde a área filtrante e a vida útil são aumentadas", conta Eugenio. Com um conceito diferente e limpeza na hora da troca, o Filtro Ecológico é a tendência para o futuro, conforme explica Mario Milani. "Com o elemento de papel puro, o Filtro Ecológico é reciclável. Um grande benefício para o meio ambiente".
A linha de produção já está funcionando na fábrica de São Bernardo do Campo, para uma empresa na Europa. "É uma célula enxuta, aparentemente simples, mas de muita tecnologia e qualidade", conta Antonio. "Aqui fazemos todas as montagens, válvulas, juntas, molas, acerto da montagem, e onde componentes são colocados devidamente em seus lugares. A produção é de 40/45 produtos por hora".
Toda a produção tem a garantia da operação, que assegura a ausência de erros, chamado Poka-Yoke. Com esse processo, se a peça não estiver 100% aprovada, não é liberada.

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Nova marca Tecnocar
Presente em mais de 70 países, a marca Tecnocar é sinônimo de qualidade assegurada e líder no mercado italiano.
Um de seus diferenciais é o portfólio, abrangendo além das atuais aplicações com a marca Fram, nichos de mercado importantes como o marítimo, de máquinas operatrizes, motocicletas e tunning.
Utilizando novas tecnologias, os filtros Tecnocar duram mais e, com sua embalagem diferenciada, ajudam o aplicador na rápida identificação.
A marca foi lançada há cerca de dois meses pela Sogefi. "Com mais de 40 anos na Europa, a Tecnocar vem para o Brasil, tendo como diferencial a tecnologia utilizada em sua fabricação e o modo em que será comercializada no Brasil", esclarece Eugenio Marianno. "Iniciamos a comercialização piloto em Minas Gerais, e vamos para o Ceará agora", conta.

Exportações
A exportação dos Filtros Fram começou no meio da década de 70. David Oksman assumiu a Gerência de Exportação, aumentando a área dessa atividade para os países da América Latina, na época exceto o México. "Pouco a pouco, começamos a crescer na costa do Pacífico, Europa e Oriente Médio. Mas nosso mercado principal hoje é a América Latina, agora incluindo o México", explica David. "Esta é uma atividade que continua sendo muito importante, hoje exportamos peças para equipamentos originais nos Estados Unidos e Europa". Segundo David, o filtro de combustível do Fiesta, por exemplo, é produzido aqui e encaminhado diretamente para a Ford Alemanha e Mazda Japão.

Sistema de gestão
Na Sogefi, a qualidade não está somente relacionada ao produto, mas também à empresa em si, juntamente com seus talentos. "A integração da qualidade está na parte de RH (Recursos Humanos) também, já que é preciso ver a empresa como um todo", esclarece Eng° Armando De Nardi Junior – Diretor da Gestão Qualidade e Recursos Humanos. A qualidade deixou de ser foco somente para o controle e para a produção. Através de uma visão Global Team, os talentos humanos são aprimorados e a interação dentro da empresa é melhorada, objetivado por uma orientação de trabalho focado na excelência, como explica Armando: "Tudo que fazemos está diretamente ligado ao planejamento estratégico, definido pela organização, sempre visualizando o ideal para os acionistas, clientes, colaboradores e a comunidade. Estes indicadores são avaliados e direcionados mensalmente Escrevendo A História Dos Filtros Automotivosatravés do SIGS (Sistema Integrado da Gestão Sogefi)". Este trabalho integrado visa melhorar os atendimentos à clientes, redução dos desperdícios e trabalhos que não agregam valores, viabilizando cada vez mais a rentabilidade. "Com isso nós conseguimos atingir nossos objetivos, aprimorando e atualizando sempre, já que a cada ano descobrimos novas necessidades e desafios".

Planos
A Sogefi Filtration do Brasil tem muitos planos para os próximos anos. A empresa visa formar rede de distribuidores especializados em linha pesada, aumentando a participação nesse segmento. "Atuamos hoje 37% na linha leve, sendo 25% voltado para reposição, agora queremos conquistar uma fatia maior na linha pesada", diz José Rubens. A conscientização da importância da troca dos filtros automotivos originais também é pauta para o próximo ano. "Em 2006, através de ações realizadas junto aos pontos de vendas, atuamos agressivamente com promotores atingindo uma média de 30.000 pontos de vendas visitados (autopeças, centro automotivo, postos de combustíveis e trocas de óleo) nas regiões sul/sudeste. O intuito foi conscientizar os aplicadores, divulgar ainda mais o diferencial da nossa marca e ressaltar a importância em se trabalhar com filtros originais FRAM. Para 2007, estimamos um crescimento ainda maior nestas ações voltadas aos Pontos de Venda e ao consumidor final". Além disso, mais investimentos em filtros de cabine e linha pesada estão previstos para o futuro.

Reconhecimento
A satisfação com os filtros rendeu à Sogefi Filtration como um todo diversos prêmios de montadoras, como já citados no começo da matéria. O mercado exige um perfil de empresa World Class, que seja reconhecido internacionalmente e coroado por organizações idôneas, como é o caso da BVQI. "Este organismo certificador é nosso parceiro desde o começo, com a certificação da ISO 9001, evoluindo para a QS e, mais tarde, ISO TS – 16.949, coroação de maior importância para a certificação do sistema de gestão", comenta Armando. Nesta busca contínua, a empresa alcançou
mais certificações, como a ISO 14001 - meio ambiente e a OHSAS 18001 - saúde e segurança. "Nós somos a única planta de fabricação de filtros com a certificação OHSAS entre o grupo Sogefi e de todos os fabricantes de filtros do país", esclarece.

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Sogefi Filtration do Brasil Ltda.
SAC : 0800-0195320
www.sogefi.com.br
www.filtrosfram.com.br
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