Publicidade

Além Da Fronteira

Europa amplia participação no mercado internacional


por Marco Antônio Simon

Além Da FronteiraA liderança no Brasil, na comercialização de purificadores de água de uso comercial e residencial, é apenas um compo-nente no sucesso da marca Europa, que ano após ano vem conquistando novos territórios também no exterior.
Ultrapassando 4 milhões de produtos no Brasil e em mais de 30 países ao longo de 22 anos de história, o Grupo Europa intensificou a política de exportação em 2002, atuando de maneira mais intensiva na busca de parceiros internacionais.
A estratégia surtiu efeito e o Europa passou a registrar crescimento significativo nas exportações com a contratação de Enéas Sola, Gerente de Exportação com 35 anos de experiência em Comércio Exterior, trazendo no currículo viagens realizadas a 38 países entre as Américas do Sul, Norte, Central e Europa, incluindo um ano de residência nos Estados Unidos.
“Em 2004, registramos aumento de 63% nas operações internacionais. O resultado contribuiu para novos acordos que proporcionaram crescimento de 126% em 2005, comparado ao ano anterior”, explica Sola, que retornou ao Brasil no início de agosto após um período de 15 dias em visita a Guatemala, México e Panamá, para acompanhar o trabalho dos representantes locais. “É gratificante ver o carinho com o qual a marca Europa é tratada também no exterior, e nosso trabalho de acompanhamento é um elemento importante para o fortalecimento das parcerias, verificando as necessidades de cada país”.

Para Sola, as certificações internacionais obtidas pelo Europa são fundamentais para o crescimento das exportações. “A ISO 9001:2000, que atesta nossa qualidade de fabricação, é praticamente um pré-requisito em muitos países. Já na Europa, o Selo CE – Comunidade Européia, presente em nossa linha Noblesse, é exigência de mercado e referência de qualidade da nossa marca, que ganha ainda mais força com o Selo INMETRO - Além Da FronteiraCertificação Aparelhos para a Melhoria da Água, uma vez que o INMETRO é um organismo certificador reconhecido na Itália e por conseqüência em outros países da Comunidade Européia”. No Brasil, o Europa é a marca com o maior número de produtos certificados com o Selo INMETRO no setor de purificadores de água, totalizando 21 modelos.
Dentro da nova política de exportações, o Europa atualmente tem presença ativa em 16 países entre as Américas, Europa, África e Ásia. Estão em negociação outros nove, além da empresa ter firmado acordos de cooperação com entidades nacionais e estrangeiras de incentivo à exportação.
A avaliação é positiva quanto às perspectivas para o mercado internacional. “A abertura de clientes é um processo demorado pelas diferentes características da água e sistemas de tratamento encontrados em cada país, somados aos aspectos políticos, legais e administrativos inerentes ao processo de exportação. Entretanto, de maneira geral, há muitos países carentes em equipamentos domésticos para tratamento de água e nossos purificadores são reconhecidos internacionalmente tanto pela tecnologia, certificações de qualidade e design, o que fa-vorece o crescimento da marca Europa em âmbito global”, finaliza Sola.

Publicidade