Publicidade

Meios Filtrantes Para As Linhas De Filtração Automotiva E Industrial

A Ahlstrom é uma empresa de capital finlandês fundada em 1851. Durante 150 anos, a empresa investiu continuamente para se tornar um dos maiores fabricantes de papéis especiais e nonwovens do mundo.


A Ahlstrom desenvolve meios filtrantes conforme a necessidade da aplicação

Meios Filtrantes Para As Linhas De Filtração Automotiva E Industrial


A Ahlstrom é uma empresa de capital finlandês fundada em 1851. Durante 150 anos, a empresa investiu continuamente para se tornar um dos maiores fabricantes de papéis especiais e nonwovens do mundo. Em sua vasta gama de produtos e tecnologia, assegura aos seus clientes a capacidade de produção de qualquer tipo de meio filtrante, a partir de uma grande variedade de matérias primas.
Com unidades de fabricação de meios filtrantes localizada na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia, a Ahlstrom tem sempre uma base próxima a seu cliente, fornecendo produtos de qualidade e serviços just-in-time.
No Brasil, a Ahlstrom está presente através de sua unidade de fabricação de meios filtrantes para as linhas de filtração automotiva e industrial. Esta unidade é responsável pelas vendas de papel filtro automotivo em toda a América do Sul, líder absoluto no mercado. Desde sua instalação no país em 1995, a empresa trouxe novas tecnologias usufruindo da estrutura de desenvolvimento de produtos na Europa e Estados Unidos. As novas tecnologias foram fundamentais para atingir a liderança atual de mercado.
Sempre trabalhando em parceria com os clientes, a Ahlstrom desenvolve meios filtrantes de acordo com as necessidades, com base no amplo conhecimento das fibras de celulose e sintéticas, conferindo ao produto características únicas de filtração.


Meios Filtrantes Para As Linhas De Filtração Automotiva E Industrial


Meios Filtrantes
Os papéis são formados por diferentes tipos de celulose em uma máquina e podem ser adicionados diferentes tipos de fibras sintéticas. A combinação das celuloses e fibras sintéticas, quando usadas, determinam as características de filtragem do papel associada às regulagens de máquina que permite um melhor controle destas características. Após a produção do papel base, este recebe uma impregnação com resina para permitir que tenham uma resistência ao meio onde é aplicado, um filtro de ar tem que resistir a umidade e formação de ácido no meio ambiente, um filtro de óleo precisa ter grande resistência ao calor, pois trabalha sempre em temperaturas elevadas e os filtros de combustíveis necessitam de alta resistência aos solventes.
A escolha e desenvolvimento do papel correto para cada aplicação, aliado a um projeto adequado, definem o bom Meios Filtrantes Para As Linhas De Filtração Automotiva E Industrialfuncionamento do filtro. Para cada aplicação existe um papel específico e um desenho de filtro apropriado.
No desenvolvimento dos meios filtrantes são levadas em consideração todas as características necessárias para que o meio filtrante apresente vida, eficiência e resistências definidas no projeto. Nos dias de hoje, com a procura de melhor desempenho dos elementos filtrantes, tem se desenvolvido uma grande quantidade de papéis e resinas para usos específicos, diferente do passado, onde existiam poucos papéis que atendiam toda a gama de filtros produzidos.
O processo de melhoria dos meios filtrantes começou com o aprimoramento do processo de produção, combinado com maior critério na escolha de matérias primas. Quando começaram a esgotar as possibilidades de uso de matérias primas naturais (celuloses), iniciou-se a utilização de fibras sintéticas.
As primeiras fibras a serem usadas foram as fibras de poliéster que conferem ao papel uma alta resistência à temperatura, inicialmente estas fibras tinham um diâmetro relativamente alto, cerca de 12 µm, e eram aplicadas somente para resistência física. Com a evolução no sistema de produção, hoje já existem fibras com diâmetro de 6 µm.
Para a melhora da eficiência de filtração, em especial para líquidos, óleo e combustível, foram intro-duzidas micro fibras de vidro em combinação com celulose e poliéster, estas fibras têm diâmetros que variam de 0,2 a 2,6 µm, enquanto uma fibra de celulose tem um diâmetro de aproximadamente 45 µm, o que garante uma eficiência de filtração extremamente alta para partículas pequenas. Em paralelo foram alterados processos de produção que permitem que o papel possa ser fabricado em duas camadas diferentes, processo chamado de Multilayer. Neste processo se obtém um gradiente de filtração, por ser possível a formação de um papel mais eficiente na camada de saída e um meio filtrante mais aberto na entrada com maior capacidade de acomodar os contaminantes.
Hoje também há meios filtrantes combinados, isto é, um meio filtrante de celulose ou celulose com fibras sintéticas laminados com uma manta de fibra sintética, que é normalmente o meltblown, garantindo uma alta vida e eficiência ao meio filtrante.
Outra evolução tecnológica em meios filtrantes é a utilização da nano tecnologia, ou seja, a aplicação de fibras sintéticas com diâmetro entre 200 e 600 nm sobre o papel, o que garante uma eficiência prolongada na filtração. Existe ainda a produção de meios filtrantes 100% sintéticos que têm aumentado ano após ano, pois se consegue com estes meios uma melhor performance de filtração. Por ser uma tecnologia nova, o custo destes produtos ainda é muito elevado. Aliado a todo desenvolvimento dos papéis bases, são realizados desenvolvimentos de novas resinas, para que atinjam as características de resistência necessária para cada aplicação.
A integração dos produtores de meios filtrantes de alta tecnologia com o fabricante dos elementos filtrantes garantem o desenvolvimento e produção de filtros de alta qualidade que atendem às necessidades para as quais foram desenvolvidas.

Meios Filtrantes Para As Linhas De Filtração Automotiva E Industrial

 

A Ahlstrom em resumo
A Ahlstrom é líder global em desenvolvimento, fabricação e venda de materiais a base de fibras de alta performance. Os nonwoves e papeis especiais, fabricados pela empresa, estão presentes em grande variedade de produtos do dia-a-dia, como os filtros, lenços, pisos, etiquetas e fitas adesivas, com uma forte posição no mercado de todas as linhas de negócios em que opera. Em 2004, o volume de vendas da empresa chegou aos EUR 1.6 bilhões.n

Publicidade