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Dassault Systèmes anuncia acordo para fornecer plataforma 3D para desenvolvimento de micro-ônibus autônomo e elétrico pelas universidades do Brasil

Projeto BR Shuttle visa a aproximação de alunos e profissionais com a inovação e contribui para melhorar a mobilidade urbana


REDAÇÃO AB

A Dassault Systèmes anuncia acordo para fornecer a plataforma 3DExperience ao Projeto BR Shuttle, desenvolvido por algumas das principais universidades do Brasil para criar um micro-ônibus autônomo e elétrico com capacidade para até oito pessoas. O modelo deverá ter propulsão elétrica e sistema de segurança ativa de assistência, variando do nível L0 (avisos sonoros ou assistências momentâneas ao motorista) até nível L5 (veículo totalmente autônomo). O micro-ônibus pode futuramente ser utilizado em ruas de bairro, conectando pessoas a corredores de transporte público.

As universidades atuam em conjunto para o desenvolvimento de componentes, hardware de controle e sistemas de segurança. Seus pesquisadores, ao utilizarem a plataforma 3DExperience, poderão combinar recursos da Inteligência Artificial (IA) com aplicações de modelagem e simulação, e assim interpretar os dados de forma mais completa e rápida, independentemente de sua localização.

“A tecnologia da Dassault Systèmes está sendo utilizada em processos de inovação aberta de todo o mundo, que se destacam pelo trabalho colaborativo para acelerar e otimizar o desenvolvimento de novas soluções que podem ajudar na melhoria de vida em cidades”, diz Ligia Oliveira, líder da área educacional da Dassault Systèmes para a América Latina. “O Projeto BR Shuttle aproxima a inovação de alunos e de futuros profissionais, melhorando a mobilidade urbana e aumentando a eficiência energética, além de reduzir emissões de gases de efeito estufa dos veículos. Esse é o compromisso com o futuro que levou a Dassault Systèmes a apoiar essa iniciativa, disponibilizando sua plataforma como o coração do projeto”, completa.

MECANISMO VIRTUAL SIMULA RESULTADOS SEM TESTES REAIS

A cada novo estágio do desenvolvimento do micro-ônibus, estudos serão lançados e os resultados divididos com o mercado. A criação virtual de cada etapa será alavancada por meio do Gêmeo Virtual (Virtual Twin), que simula e antecipa resultados sem a necessidade de testes no mundo real. Isso promove inovação e facilita o planejamento e a execução em toda a cadeia de produção.

“Vamos utilizar a plataforma 3DExperience para organizar e acelerar essas etapas. Com simulação e uso de recursos tecnológicos, ganhamos muita agilidade e inteligência para cruzar as informações testadas e para ampliar a capacidade de orientação e gestão dos professores”, afirma Roberto Bortolussi, professor do Centro Universitário FEI e um dos idealizadores do projeto. “Devido a uma série de questões, como falta de investimento e dificuldades de registro de propriedade intelectual e industrial, o Brasil não possui uma plataforma aberta como essa para ser utilizada por universidades para pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos autônomos”, aponta.

Além de empresas do setor automotivo, importantes universidades estão envolvidas no projeto, como Centro Universitário FEI, Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Santa Maria do Rio Grande do Sul (UFSM) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 

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