Publicidade

Análise preditiva como ferramenta para ajudar o setor automotivo na tomada de decisões

Com este método, a empresa aproveita o máximo das informações, aumentando a precisão na tomada de decisões, no planejamento e na execução


O setor automotivo tem mostrado uma série de esforços para acompanhar as transformações tecnológicas. Para se destacar neste mercado altamente competitivo, empresas vêm implantando em seus sistemas a utilização de dados para tomada de decisões. A análise preditiva é um processo que abrange uma variedade de técnicas estatísticas de mineração de dados, modelagem e aprendizado de máquina, nos quais os fatos atuais e históricos são analisados e correlacionados com o objetivo de fazer previsões sobre eventos futuros ou desconhecidos, cenários e tendências.

Segundo Wellington Moraes, Gerente de Inteligência de Negócios da DPK, com este método, a empresa aproveita o máximo das informações, aumentando a precisão na tomada de decisões, no planejamento e na execução. Além disso, consegue ser mais ágil para inovar, ampliar negócios e se preparar para enfrentar desafios futuros. "No setor automotivo e de distribuição somos pioneiros em grande parte dessa gestão baseada em dados, e temos compartilhado com todos nossos parceiros este conhecimento que desenvolvemos internamente ao longo dos anos. Com isso, enxergamos que agora temos um mercado inteiro reagindo às transformações de forma mais estruturada", afirma Moraes.

Na DPK faz parte da cultura valorizar e priorizar as ações e decisões utilizando análise de dados em suas operações. "Estamos em um momento de modernização dos sistemas, investindo em ferramentas e processos novos para elevar o nível da qualidade na utilização dos dados, por meio da implementação de modelos analíticos avançados, modernos e automatizados", explica Ronaldo Conceição, Coordenador de BI da DPK. De acordo com ele, toda análise na empresa se inicia pela coleta, processamento e estruturação das informações necessárias.

Para entender melhor este processo, é possível citar como exemplo da empresa, o suporte na definição do portfólio de produtos ou serviços, já que a partir da análise de buscas (procura) do sistema, dá para melhorar a oferta, introduzindo ou descontinuando itens de acordo com a demanda do mercado. Um outro ponto de destaque é o Portal DPKonecta, que surgiu para alavancar as iniciativas de análise de dados, e reforçar o empenho da DPK em apoiar toda a cadeia automotiva nos desafios de transformação digital. Nele, foram disponibilizados de forma inédita informações relevantes para análises diversas, desde o resultado de vendas até o status de estoque e abastecimento do fabricante, para que o mesmo possa tomar melhores decisões, e com total transparência de dados, acompanhar diariamente os resultados das ações implementadas em conjunto com a empresa.

Sobre a DPK

Especializada na distribuição automotiva no Brasil, a DPK está no mercado desde 1987, contando com quinze filiais pelo país com um sistema avançado de distribuição de produtos. Com sua matriz em Campinas e sempre atenta a modernização do mercado e a exigência do cliente por serviços e atendimentos mais dinâmicos, a DPK criou o KDaPeça, um catálogo eletrônico completo e simples de utilizar, através do qual é possível realizar compras online, verificar o estoque, fazer orçamentos personalizados e comparativos entre os produtos, 24 horas por dia. O KDaPeça torna a empresa ainda mais aberta a inovações e pronta para levar soluções e aprimorar cada vez mais essa relação proporcionando ao cliente uma ótima experiência de compra. www.dpk.com.br ou fique por dentro das novidades em: www.kdapeca.com.br.

Publicidade