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Centro Tecnológico Randon inaugura nova pista de testes dinâmicos

Novas pistas para testes de freios, pneus e estabilidade podem ser usadas por veículos leves ou pesados e carretas


PEDRO KUTNEY, AB

Após cerca de um ano de obras, o Centro Tecnológico Randon (CTR) localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, adicionou mais alguns tipos de testes ao seu já bastante amplo cardápio de serviços para desenvolvimento e validação de produtos da indústria automotiva. Foi inaugurada oficialmente na segunda-feira, 26, no campo de provas das Empresas Randon (também alugado a diversos clientes externos) a nova VDA, sigla em inglês para vehicle dynamic area, destinada a ensaios dinâmicos tanto de automóveis como ônibus ou caminhões, bem como seus implementos rebocados (carretas).

A nova área de 53 mil metros quadrados, em um grande círculo asfaltado com 180 metros de diâmetro, integra um enorme espaço para desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de controle de estabilidade. A estrutura conta ainda com mais duas facilidades, entre elas a maior pista de baixo atrito da América Latina, com 300 metros de comprimento e 6 de largura, onde foram assentadas 176 toneladas de blocos de basalto, para realização de provas de frenagem e ABS, incluindo solo molhado. Também integradas ao complexo estão pistas para medir ruído e desempenho de pneus.

“Agregamos mais serviços com foco em segurança veicular ao nosso CTR, que tem agregado muito valor às Empresas Randon. Com isso ampliamos a nossa capacidade de inovar e trazemos mais opções de desenvolvimento aos parceiros que também usam o centro”, destacou Daniel Randon, CEO do grupo.

PRONTO PARA ATRAIR MAIS CLIENTES

A VDA consumiu a maior parte dos investimentos de R$ 20 milhões aplicados este ano para aumentar as capacidades do CTR, que além dos aportes na nova estrutura de pistas de testes também envolveu a ampliação do laboratório estrutural e a criação do espaço Innovation Lab.

O objetivo é consolidar o campo de provas da Randon como um dos principais hubs de desenvolvimento para a indústria da mobilidade e assim atrair novos clientes que precisam desenvolver e testar veículos leves e pesados. Segundo a empresa, com a atual estrutura o CTR pode cobrir até 2024 as necessidades de validações de equipamentos e sistemas previstas pela legislação de segurança veicular– uma dessas necessidades é justamente a adoção obrigatória por lei de controle eletrônico de estabilidade (ESC) em todos os veículos vendidos no País a partir de 2022, o que exige a realização de muitos ensaios dinâmicos.

“Há cerca de dois anos começamos a traçar uma estratégia para o CTR aproveitar as novas oportunidades. Esse conjunto de iniciativas nos permite oferecer um atendimento completo aos nossos clientes e parceiros, no conceito ‘one stop shop’, ou seja, quem procurar o CTR terá em um só lugar a possibilidade de realizar o desenvolvimento completo do seu trabalho, desde a avaliação virtual, concepção dos protótipos, até os testes de validação e homologação do produto para aplicação final”, afirma César Augusto Ferreira, diretor de tecnologia e inovação de produto das Empresas Randon. “As novas pistas VDA e ABS são uma inovação não só para o mercado nacional, mas também global, pois existem poucas estruturas como essa no mundo, capazes de atender tanto veículos leves como pesados e implementos”, completa Ferreira.

Ao completar dez anos de atividades, o CTR hoje integra em uma área de 90 hectares 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, com diferentes pavimentos e irregularidades para realização de mais de 50 testes diferentes com veículos de até 16 toneladas por eixo. O centro também conta com um prédio de 2.200 metros quadrados, com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos. A equipe fixa do campo é composta por 90 pessoas, entre engenheiros, técnicos e pilotos.


 

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