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Fábrica da BMW em Leipzig vai produzir módulos de bateria para carros elétricos

De olho na crescente demanda por veículos elétricos, montadora irá investir na ampliação das instalações da fábrica


Linha de montagem automatizada dos módulos de baterias da BMW em Leipzig 

Para atender à crescente demanda por carros elétricos na Europa, embalada pela legislação de redução de emissões de CO2 e incentivos governamentais, o Grupo BMW está investindo na ampliação de suas instalações destinadas não só dos à produção dos veículos eletrificados, mas também do principal e mais caro componente desses modelos: as baterias. A empresa anunciou que a fábrica de Leipzig, no território da antiga Alemanha Oriental, que em 2013 foi a primeira planta a produzir um carro elétrico da marca, o i3, a partir de 2021 também vai montar módulos de baterias de alta tensão, que de lá serão distribuídos a outras unidades da fabricante.

O Grupo BMW informa que até 2022 irá investir € 100 milhões na unidade para se preparar para o aumento constante das vendas de veículos eletrificados. “Temos muitas pessoas em nossa equipe em Leipzig com grande experiência em mobilidade elétrica. Estamos agora contribuindo com essa experiência para a produção de baterias de alta tensão. Em 2022, mais de 150 pessoas trabalharão na produção de módulos no local em uma área de 10 mil metros quadrados”, explicou Hans-Peter Kemser, diretor da planta alemã.

Os bancos de baterias montados em Leipzig, segundo a BMW, terão diversos tamanhos e especificações, pois serão destinados a vários modelos eletrificados do grupo. Os módulos são feitos com diferentes números de células, fornecidos por empresas que produzem de acordo com especificações. A própria BMW investiu na produção de células em Dingolfing, na Alemanha, e junto com a sócia Brilliance na China.

“Estamos consistentemente aumentando a produção de e-drives (sistemas eletrificados de propulsão) para atingir nossas metas de mobilidade elétrica”, afirma Michael Nikolaides, chefe de planejamento de produção de motores e e-drives. “Recentemente abrimos nosso centro de competência de eletrificação em Dingolfing e dobramos a nossa capacidade de produção de baterias de alta voltagem na BMW Brilliance na China, ao abrir outro centro de baterias. Agora estamos aumentando a nossa produção de baterias na Alemanha”, acrescentou.

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