Publicidade

Bosch e a Weichai anunciaram que conseguiram elevar a eficiência energética do motor a diesel para caminhões pesados

Parceria permitiu alcançar eficiência de 50% em motores para caminhões pesados


A Bosch e a fabricante chinesa de motores Weichai anunciaram que conseguiram elevar a eficiência energética do motor a diesel para caminhões pesados da marca oriental para até 50%. Trata-se de um marco histórico, já que até então a eficiência máxima já alcançada para motores de veículos pesados a diesel era de 46% - o porcentual se refere à energia que de fato chega às rodas.

A nova referência global foi alcançada após dois anos de trabalho conjunto.“Ao aumentar a eficiência em quatro pontos porcentuais alcançamos em conjunto um novo marco; embora o motor a diesel tenha quase 130 anos, o seu desenvolvimento continua”, afirmou Volkmar Denner, presidente do conselho de administração da Bosch. A empresa alemã participou do projeto com sua experiência em conjuntos de injeção de combustível, fornecendo à Weichai o sistema commom rail com 2.500 bar de pressão.

“A Bosch ofereceu um grande apoio no avanço e na conquista sem precedentes de 50% de eficiência no motor a diesel da Weichai; estamos muito satisfeitos em continuar essa parceria de grande sucesso”, declarou Tan Xuguang, presidente do grupo chinês.

Quando se trata de caminhões – principalmente pesados e extrapesados – o motor a diesel ainda seguirá como a escolha preferida durante um bom tempo, e também por esse motivo, o desenvolvimento alcançado pela Bosch e pela Weichai merece ser destacado.

A parceria entre Bosch e Weichai já conta com 17 anos, período no qual as duas empresas concentraram esforços e experiência não só para fornecer motores a diesel mais potentes e eficientes, mas também em outras áreas, como o desenvolvimento de célula de combustível e de sistemas de assistência ao motorista, assim como a implantação de sistemas da indústria 4.0, incluindo conectividade e digitalização das fábricas.

Publicidade