Publicidade

Fábrica da GM completa 90 anos e é uma das mais tecnológicas do mundo

Fábrica localizada em São Caetano do Sul conta com alta tecnologia de veículos autônomos e de robótica


REDAÇÃO AB

A fábrica da General Motors em São Caetano do Sul (SP) está completando 90 anos como a mais antiga planta automotiva em operação no País e, segundo a montadora, também como uma das mais tecnológicas do mundo, graças ao mais recente investimento, de R$ 1,2 bilhão entre 2018 e 2019, que permitiu implantar conceitos da Indústria 4.0 na unidade.

Para se ter ideia, se antes as carrocerias eram movimentadas por correntes na linha de produção, hoje plataformas automatizadas conduzem os veículos, ajustando sua altura de acordo com a operação a ser realizada. Da mesma forma, se no início do século passado toda linha de montagem possuía poucos recursos eletroeletrônicos, atualmente os operadores de produção estão familiarizados com a mais alta tecnologia de veículos autônomos e de robótica, entre outras.

“É muito bom ver a nossa fábrica mais antiga no Brasil completar 90 anos com tantas tecnologias inovadoras e produzindo carros líderes de mercado”, afirma Luiz Carlos Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul.

“Renovamos a nossa linha de montagem quase que por completo. Muito dessa obra foi realizada com a fábrica rodando, o que tornou esse desafio ainda maior”, explica Andreieli Pinto, diretor executivo da fábrica de São Caetano do Sul.

Entre os novos equipamentos e sistemas implementados, destaque para o uso de veículos autônomos na linha de produção, o sistema de movimentação de carrocerias na linha de montagem, que se ajusta automaticamente à operação para melhorar a ergonomia do operador, as novas apertadeiras eletrônicas com controle exato do torque para cada operação, automação na aplicação de cola e instalação de vidros na carroceria por robô e novo sistema de controle de estoque, inédito na América do Sul.

Além disso, a unidade de São Caetano do Sul é exemplo em termos de respeito ao meio ambiente. Um exemplo disso é que nenhum resíduo produzido lá é enviado para aterros, tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado. Tratamento de efluentes e painéis de energia solar são outros itens que merecem ser destacados na fábrica, que é certificada pela ISO 50.001 na gestão de energia e também recebeu o prêmio Energy Star Challenge for Industry, concedido pela agência de proteção ambiental dos EUA, em reconhecimento à comprovada redução do consumo de energia.
 

Publicidade