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Marcopolo e BYD desenvolvem primeiro ônibus articulado nacional totalmente elétrico

Modelo é indicado para uso em corredores expressos e sistemas troncais de grande demanda em médias e grandes cidades


REDAÇÃO AB

O primeiro ônibus nacional articulado com propulsão totalmente elétrica está em fase final de desenvolvimento para ser usado em São José dos Campos (SP). Trata-se do chassi BYD D11B com carroceria Marcopolo Attivi Express, indicada para aplicação em corredores expressos e sistemas troncais de grande demanda em médias e grandes cidades. O novo veículo deve começar os testes de homologação ainda este ano.

“A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental”, afirma Rodrigo Pikussa, diretor da Marcopolo. “Estamos envolvidos já há alguns anos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também nesse segmento”, acrescenta o executivo.

O Marcopolo Attivi Express é montado sobre chassi BYD D11B, que usa baterias de fosfato ferro lítio e em autonomia para até 250 quilômetros, enquanto sua capacidade é de 168 passageiros, sendo 60 sentados e 108 em pé, além de área para cadeirante. O articulado mede 22 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 3,73 metros de altura. Entre os equipamentos, destaque para o sistema de câmeras que dispensa os retrovisores externos, os faróis 100% de LED e as portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento.

O novo articulado elétrico também será o primeiro veículo de transporte urbano nacional a contar com as soluções Marcopolo Biosafe, ou seja, poltronas, balaústres e pega-mãos com aditivos antimicrobianos que, de acordo com a fabricante, reduzem os riscos de contaminação por vírus (como o responsável pela Covid-19) e bactérias.
 

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