Publicidade

Polo Automotivo Fiat em Betim (MG) soma quase 16 milhões de automóveis produzidos

Complexo de Betim (MG) pode sediar todas as fases de desenvolvimento de um veículo, do projeto aos testes de homologação


REDAÇÃO AB

Inaugurado no dia 9 de julho de 1976, o Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), soma quase 16 milhões de automóveis produzidos e é atualmente o maior complexo industrial do grupo FCA no planeta. Apesar de mais de quatro décadas de história, a unidade segue moderna e um de seus destaques é o Virtual Center Latam, departamento inaugurado recentemente e muito usado no desenvolvimento da nova picape Strada.

“Mais de 90% do desenvolvimento da nova Strada já ocorreu na realidade virtual”, explica Márcio Tonani, diretor de desenvolvimento de produto da FCA. O espaço integra o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, considerado o mais completo e moderno do setor automotivo na América Latina. Já os testes de segurança para homologação de veículos são realizados no Safety Center Latam, inaugurado no ano passado.

Mas a planta mineira também se destacou por conta da pandemia da Covid-19: após um processo de adequação, tornou-se centro de referência na manutenção de aparelhos respiradores pulmonares que estavam fora de uso em hospitais de Minas Gerais e Amapá. Em três meses, os técnicos do Polo Automotivo conseguiram reparar 138 equipamentos (dos 217 recebidos), que já foram devolvidos às unidades de saúde. Além disso, as impressoras 3D foram convertidas para produção de escudos protetores faciais, e a fábrica ainda instalou uma linha de máscaras cirúrgicas que já produziu 1,5 milhão de unidades, doadas para os funcionários da FCA, comunidades e profissionais da saúde em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

 


 

Publicidade