Publicidade

Oportunidade de negócios em projetos de inovação entre a EMBRAPII e a empresa Iochpe-Maxion

A proposta é debater oportunidade de negócios em projetos de inovação


A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) vai reunir importantes centros de pesquisa do país, credenciados na rede de Unidades EMBRAPII, e gestores da empresa Iochpe-Maxion, um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas, entre os dias 17 e 24 de junho. O encontro, conhecido como EMBRAPII Day, tem como objetivo favorecer a geração de negócios e identificar possíveis projetos de PD&I para o desenvolvimento de novos produtos e processos industriais. Devido à pandemia de Covid-19, o workshop ocorre de forma virtual.

Cada unidade de negócios da empresa vai expor seus desafios tecnológicos e as Unidades EMBRAPII apresentarão potenciais soluções, de acordo com as especialidades de cada uma delas. Caso haja compatibilidade, será desenvolvido um projeto de pesquisa, com investimentos compartilhados. A EMBRAPII financia até um terço do valor do projeto com recursos não reembolsáveis, o restante é dividido entre a empresa e a Unidade EMBRAPII.

"A inovação traz vantagem competitiva, propicia geração de novas receitas e contribui para o desenvolvimento sustentável da companhia. A possibilidade de ter um parceiro como a EMBRAPII é relevante para a estratégia da empresa e esse evento nos propicia um alinhamento ainda maior de nossos objetivos", afirma Marco Tulio Ricci, gerente de Inovação da Maxion Structural Components. A empresa já firmou três projetos com Unidades EMBRAPII. "O processo da EMBRAPII é simples, sem burocracias e oferece autonomia para trabalharmos com o ICT na condução do projeto", complementa.

Os desafios a serem apresentados estão relacionados principalmente à aplicação de materiais alternativos e utilização de tecnologias habilitadoras da Industria 4.0, como comunicação entre objetos, reconhecimento de imagem através de I.A. (inteligência artificial) e computação cognitiva. "O modelo de financiamento proposto pela EMBRAPII é extremamente vantajoso, não só pelo aspecto financeiro, mas porque contribui muito para a geração de um ambiente de colaboração entre as partes, o que, para mim, é fundamental em projetos inovadores de alto teor tecnológico", afirma Carlos Eduardo, diretor global de engenharia avançada da Maxion Wheels .

 

Publicidade