Publicidade

A Audi anuncia o lançamento do projeto Artemis, que envolve a criação de uma divisão de alta tecnologia

Primeira tarefa será projetar veículo elétrico de alta eficiência para 2024


REDAÇÃO AB

A Audi anunciou o lançamento do projeto Artemis, que envolve a criação de uma divisão de alta tecnologia dentro da empresa para acelerar o desenvolvimento de novos produtos disruptivos, com foco na eletrificação e automatização de sistemas. O programa apresentado pelo CEO Markus Duesmann, que há dois meses assumiu o comando da Audi AG, tem o objetivo desburocratizar e dar maior liberdade a um grupo de engenheiros e designers para criar modelos de automóveis completamente novos, adicionais ao portfólio atual da marca. A primeira missão da unidade avançada será projetar um veículo elétrico altamente eficiente para rodar já em 2024.

Para liderar o projeto Artemis, Duesmann trouxe Alex Hitzinger do conselho da administração da Volkswagen, onde estava desde 2019 como responsável por pesquisa e desenvolvimento de veículos comerciais da marca – entre eles a van ID Buzz, uma espécie de releitura da Kombi com propulsão elétrica. Hitzinger acumula a função de vice-presidente sênior do Grupo Volkswagen responsável por direção autônoma e tem no currículo credenciais que unem o conhecimento de engenharia automotiva com a inovação disruptiva: foi engenheiro chefe de equipes de corrida e passou três anos (2017 a 2019) no Vale do Silício, Estados Unidos, onde trabalhou para a Apple no gerenciamento do projeto de veículo autônomo da empresa de tecnologia.

A equipe de Hitzinger no projeto (ou divisão) Artemis será formada por especialistas automotivos e de tecnologia. Eles poderão usar os recursos do Grupo VW – serviços digitais, por exemplo, serão fornecidos por uma unidade da própria corporação, a car.Software.org, que também será baseada em Ingolstadt, sede da Audi na Alemanha. No futuro, a ideia é também aproveitar o novo modelo de desenvolvimento ágil de veículos para todas as marcas da companhia.

A divisão focará esforços na criação de carros adicionais, sem interromper os projetos atuais em andamento, com foco em novas tecnologias para condução elétrica altamente automatizada – o que inclui o projeto do novo elétrico mais eficiente para 2024. O projeto Artemis também envolverá o desenvolvimento do ecossistema ao redor do veículo, projetando novos modelos de negócios. Segundo a Audi, a equipe terá amplo grau de liberdade e trabalhará globalmente, do polo de alta tecnologia do INCampus, em Ingolstadt, até a costa oeste dos Estados Unidos.

“Com 75 modelos elétricos planejados até 2029, a atual iniciativa elétrica no Grupo Volkswagen conecta todas as nossas capacidades. A questão óbvia era como poderíamos implementar marcos adicionais de alta tecnologia sem ameaçar o gerenciamento de projetos existentes e, ao mesmo tempo, utilizar novas oportunidades nos mercados. A médio prazo, espero que o projeto Artemis forneça um modelo de processo de desenvolvimento acelerado no Grupo, tão ágil como em uma equipe de competição”, explicou Duesmann, em alusão à longa carreira de Hitzinger como engenheiro-chefe de times de corrida: ele começou na Toyota Motorsport, Ford/Cosworth, Red Bull Technology e na Porsche que venceu as 24 Horas de Le Mans. Hitzinger já está à frente do projeto Artemis e começou a se reportar diretamente ao CEO Markus Duesmann desde a segunda-feira, 1º de junho.
 

Publicidade