Publicidade

Fundação Espaço ECO (FEE) tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade

Em 2019, a FEE finalizou 30 projetos nas áreas de mensuração de impactos e desempenho de produtos e processos, estratégia de governança de sustentabilidade


A Fundação Espaço ECO (FEE), instituída e mantida pela BASF desde 2005, divulga seu Relatório de Atividades referente ao ano de 2019, que reúne as principais atividades e resultados da instituição na América do Sul. No documento, compartilha seus resultados de projetos realizados nas áreas de capital natural, estratégia de governança de sustentabilidade e mensuração de impactos e desempenho de produtos e processos.

Disponível a partir de 17 de maio no website http://www.espacoeco.org.br, o Relatório apresenta a atuação da Fundação como consultoria para apoiar as empresas em suas estratégias de sustentabilidade, reconhecendo nos negócios valores que vão muito além dos aspectos econômicos. "Por meio dos projetos que executamos, contribuímos com as empresas traduzindo a ciência para a linguagem prática dos negócios e aliando nosso conhecimento técnico às necessidades dos clientes. É assim que trazemos a sustentabilidade para o dia a dia das organizações", explicou Rodolfo Viana, diretor-presidente da FEE.

Em 2019, a FEE finalizou 30 projetos, um número recorde nos 14 anos da entidade. Entre eles, estão estudos voltados para mensuração da ecoeficência de produtos e de processos produtivos, preservação e valorização da biodiversidade, apoio para certificações ambientais e construção de diálogos entre as empresas e seus públicos de relacionamento.

Futuro dos Plásticos foi um dos estudos de mensuração de impactos desenvolvido em 2019. A Fundação realizou a análise de percepção do setor, ouviu cerca de 90 especialistas para compreender os temas mais relevantes para a cadeia dos plásticos, seus impactos e as soluções possíveis ou implementadas. Também realizou uma análise de ecoeficiência para entender os impactos ambientais e os custos econômicos para a substituição de copos plásticos em fábricas e escritório e indicando alternativas mais ecoeficientes.

Um dos exemplos de como a Fundação pode ajudar as empresas em sua estratégia e governança de sustentabilidade é o estudo realizado com o negócio de Cuidados Pessoais da BASF. O estudo mostrou a tendência de consumo de cosméticos naturais, orgânicos ou veganos, ajudando a explicar as principais diferenças entre estes conceitos e as principais certificações no setor.

Já na gestão de capital natural, um dos destaques foi o mapeamento da biodiversidade da fazenda Água Santa, da Bem Brasil Alimentos (fabricante de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata), localizada em Perdizes (MG), incluindo um inventário fotográfico e de vídeo. Com este registro, que resultou no mapeamento de 230 espécies de aves e 150 espécies de flora do cerrado, a empresa conseguiu ter um novo posicionamento, valorizando suas melhores práticas e dando visibilidade à biodiversidade presente na fazenda, de onde se origina sua principal matéria-prima.

Além disso, em 2019, a FEE contribuiu para a sociedade por meio dos estudos de interesse público, nos quais procura antecipar demandas e tendências relativas à sustentabilidade e identifica oportunidades para introdução de modelos mais sustentáveis de atividades. Um deles é o SustenBOT (http://www.espacoeco.org.br/sustenbot), ferramenta digital gratuita que, por meio de 10 perguntas, identifica o grau de sustentabilidade da empresa em apenas três minutos, gerando um relatório com o seu nível de maturidade da sustentabilidade. O objetivo é permitir o acesso rápido a dados iniciais de sustentabilidade, promovendo assim mais conhecimento sobre o tema e estimulando o desenvolvimento de iniciativas e projetos no setor empresarial.

Por conta de todos esses projetos, a FEE fortaleceu sua posição nas discussões globais sobre os temas de sustentabilidade e avaliação de ciclo de vida. Isso foi refletido nas diversas apresentações dos estudos da entidade nos principais fóruns especializados no Brasil e no mundo. "Em 2020, completamos 15 anos com o objetivo se seguir atuando como um agente transformador da sociedade e sinalizando o caminho para um futuro mais sustentável", afirma Rafael Viñas, Gerente da Fundação Espaço Eco.

Sobre a Fundação Espaço ECO

Na Fundação Espaço ECO (FEE), atuamos como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos - com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferecemos soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), atuamos com a missão de "promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade"; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em http://www.espacoeco.org.br , em http://www.linkedin.com/company/22315705/ e no
http://www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Publicidade