Publicidade

Green Eletron fará estruturação para logística reversa para pilhas e baterias em municípios de São Paulo

Parceria foi feita entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e a Green Eletron


A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), dando andamento a elaboração de Plano de Trabalho como previsto no Protocolo de Intenções com o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (Ciensp), articulou a parceria com a Green Eletron para estruturação de logística reversa para pilhas e baterias nos municípios da região.

“O CIRS promoveu o diálogo entre o CIENSP e a Green Eletron que resultou na concepção do projeto-piloto de âmbito regional a ser apresentado na semana do meio ambiente, que integrará ações de educação ambiental, comunicação e recolhimento de pilhas e baterias para a correta destinação”, disse o coordenador executivo do CIRS, José Valverde.

“São 18 municípios consorciados, sendo 11 abaixo de 20 mil habitantes e 7 acima de 20 mil. Estamos mapeando os locais estratégicos para instalar o equipamento que vai dar destinação adequada ao descarte de pilhas e baterias”, comentou a diretora do Ciensp, Rose Vital.

“Temos buscado avançar na logística reversa de pilhas e baterias no Estado de São Paulo. Esse é um momento propício para evoluirmos parcerias que nos permitam promover ações regionais”, completou o gerente executivo da Green Eletron, Ademir Brescansin.

Participou também da reunião, que ocorreu por meio de videoconferência, o coordenador do CIRS, Ivan Mello; o coordenador do GT de Regionalização do CIRS, Wagner Cabelho; o coordenador da Câmara Técnica do CIENSP para o Meio Ambiente, Claudio Gotardo; além de membros das equipes técnicas das entidades.

O Consórcio é composto pelos municípios de Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanápolis, Tupi Paulista, Santo Antônio do Araranguá e Valparaíso, atendendo a uma população de mais de 300.000 habitantes que geram 285.000 kg de resíduos sólidos por dia.

Sobre a Green Eletron
A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Green Eletron criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa de suas associadas, o qual envolve desde a coleta até o envio de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias portáteis para recicladoras, responsáveis por transformar estes produtos em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria. Hoje, a Green Eletron conta com dezenas de empresas associadas, fabricantes ou importadoras de eletroeletrônicos e pilhas.

Publicidade