EDP e a Schneider Electric apresentaram o EDGE Transition durante a 56ª reunião anual do World Economic Forum
MassInteligência -
EDGE Transition tem como proposta conectar empreendedores ao ecossitema empresarial para testar, fortalecer e escalar soluções inovadoras de impacto social
A EDP e a Schneider Electric apresentaram nesta semana, em Davos, o EDGE Transition, durante a 56ª reunião anual do World Economic Forum (WEF), onde a EDP voltou a marcar presença com a participação do seu CEO, Miguel Stilwell d’Andrade, e de Pedro Vasconcelos, administrador executivo do grupo.
Foi neste contexto que a EDP e a Schneider Electric anunciaram o compromisso conjunto com o desenvolvimento do EDGE Transition, uma iniciativa global de inovação social concebida para apoiar empreendedores que estão impulsionando uma transição energética justa, inclusiva e sustentável.
O EDGE Transition encontra-se numa fase de mobilização de parceiros, procurando integrar três novos patrocinadores para reforçar o seu alcance e impacto global. A iniciativa pretende apoiar empreendedores sociais e organizações que atuam em áreas críticas como acesso à energia limpa, segura e acessível, aumento da eficiência energética, formação inclusiva e criação de emprego no setor da energia, além de preservação e recuperação ambiental, sempre com foco no impacto social positivo em mercados e comunidades mais desfavorecidas.
O programa foi criado para funcionar como uma ponte entre a inovação social e o ecossistema empresarial e financeiro, prevendo mecanismos de incubação, aceleração, mentoria especializada, validação técnica e apoio ao desenvolvimento do negócio, com o objetivo de permitir aos empreendedores testar e fortalecer soluções, escalar seu impacto e atrair investimento.
Com um potencial alcance global, a iniciativa aposta na colaboração entre múltiplos stakeholders, ligando empreendedores sociais a empresas líderes do setor energético, investidores e parceiros estratégicos. Os patrocinadores que integrarem o programa assumirão um compromisso financeiro ao longo de três anos, podendo participar através de investimento direto, projetos conjuntos ou incorporando soluções inovadoras às suas cadeias de valor.
A iniciativa está alinhada com a estratégia global de impacto social da EDP, Y.E.S. – You Empower Society, que prevê um investimento anual de cerca de 30 milhões de euros até 2030 para apoiar mais de 500 projetos de responsabilidade social em várias regiões. Um exemplo desses projetos é o Entama, programa da EDP que tem como missão reforçar a economia local, estimular a criação de emprego, promover a igualdade de oportunidades e apoiar a fixação de população em territórios de menor densidade em Portugal e Espanha. Através desta abordagem, a EDP reforça o seu compromisso em garantir que a transição energética não deixe ninguém para trás.
A apresentação do EDGE Transition neste fórum global reforça o objetivo da EDP e da Schneider Electric de contribuir ativamente para o debate internacional sobre o futuro da energia e o papel da inovação social na construção de uma transição energética justa, inclusiva e sustentável em escala global.
EDP | Assessoria de Imprensa <edp@massinteligencia.com.br>