Publicidade

Filtros e purificadores residenciais

Segundo os especialistas, um dos cuidados básicos para a saúde plena é a ingestão de água diariamente, mas só isso não é o suficiente


Filtros e purificadores residenciais

Segundo os especialistas, um dos cuidados básicos para a saúde plena é a ingestão de água diariamente, mas só isso não é o suficiente, é preciso estar atento a qualidade desse líquido tão importante. Somente água limpa, livre de microrganismos e contaminantes deve ser consumida.
Contextualizando um pouco, é considerada água potável, para consumo humano, aquela cujos parâmetros microbiológicos, físicos e químicos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereçam riscos à saúde.  Pensando na rotina em residências, uma das alternativas para se obter esse resultado é com a utilização de filtros e purificadores
Estes equipamentos estão cada vez mais comuns nas casas devido à sua praticidade e facilidade. Muitos dispositivos podem ser acoplados diretamente na torneira ou sob uma bancada. Além disso, há muito tempo as pessoas buscam mais informações sobre os processos de filtragem para a água de consumo, aumentando significativamente a procura por soluções mais eficientes e completas. 
O fato é que, o brasileiro está cuidando mais da saúde e, consequentemente, mais exigente no que diz respeito à qualidade da água. O grande ponto é que, apesar dessa busca, muitas pessoas ainda não têm o conhecimento necessário sobre as características e benefícios dos purificadores e filtros. 
De maneira resumida, a principal diferença entre esses equipamentos está na forma como eles tratam a água e no nível de purificação que oferecem. O purificador geralmente utiliza métodos avançados de purificação, como filtração por osmose reversa ou esterilização por luz ultravioleta (UV).
São projetados para fornecer água com a mais alta qualidade possível, muitas vezes comparável à água engarrafada. São eficazes na remoção de uma ampla variedade de contaminantes, incluindo bactérias, vírus, cloro, metais pesados, produtos químicos orgânicos, nitratos e muito mais.
Já o filtro é utilizado para remover partículas sólidas e sedimentos, bem como melhorar o sabor e o odor da água. Podem usar uma variedade de métodos de filtração, como filtração mecânica e filtração por carvão ativado, mas geralmente não eliminam microrganismos patogênicos ou produtos químicos em níveis tão elevados quanto os purificadores.

Diferenças e necessidades
Após entender que são equipamentos diferentes, ou seja, cada um com suas características, é preciso saber quais as necessidades do usuário. Os purificadores têm mais recursos. Além de filtrar, retiram quase a totalidade de microrganismos, como vírus e bactérias, ainda são capazes de reter substâncias químicas utilizadas no processo de tratamento da água. 
O seu funcionamento pode variar, mas muitos modelos utilizam diferentes métodos de filtragem para purificar a água. Vale mencionar que a escolha de um purificador de água depende das necessidades individuais e da qualidade da água disponível na área. Alguns dos métodos de filtragem comuns incluem:
Filtragem por carvão ativado: Este é um dos métodos mais comuns. O carvão ativado absorve substâncias químicas, sabores e odores da água, deixando-a mais limpa e com melhor sabor.
Filtragem por osmose reversa: Trata-se de um processo que utiliza uma membrana semipermeável para remover uma ampla variedade de impurezas, incluindo contaminantes químicos, metais pesados e microrganismos.
Filtragem por UV (ultravioleta): Alguns purificadores usam luz ultravioleta para desinfetar a água, matando bactérias, vírus e outros microrganismos prejudiciais.
Filtragem por troca iônica: Este método remove íons indesejados, como cálcio e magnésio, que podem causar dureza na água.
Os filtros, por sua vez, são versões mais simples, que funcionam a partir de uma vela central responsável por reter impurezas, mas a grande maioria têm preços mais acessíveis. Podem ser instalados diretamente na torneira, na linha de abastecimento de água ou em sistemas de tratamento de água residencial.
É importante destacar e deixar claro que ambos desempenham um papel importante na melhoria da qualidade da água para consumo, mas a escolha por um ou outro vai depender das necessidades individuais e dos atributos da água.
Qual é o objetivo desejado? O purificador fornece água potável segura e de alta qualidade, adequada para consumo direto. Já os filtros são mais adequados para melhorar a qualidade da água para fins de cozimento, beber e outras atividades domésticas, mas podem não atender aos padrões de água potável em todas as regiões.
Nesse sentido, a escolha por um purificador deve levar em consideração alguns pontos. O primeiro deles é a qualidade da água. Ele é a escolha mais segura para lugares onde essa condição é questionável, uma vez que projetados para remover uma ampla gama de contaminantes.
É importante pensar também na proteção contra microrganismos. Esses equipamentos garantem que água esteja livre de bactérias, vírus e outros microrganismos, oferecendo alta qualidade, comparável à água engarrafada. Um purificador com esterilização UV ou filtração por osmose reversa é a melhor opção.  
Da mesma forma, alguns pontos devem ser pensados na hora de optar por um filtro. A escolha por esse tipo de equipamento deve ser feita quando o sabor e o odor são a principal preocupação. Se o objetivo é melhorar o gosto e o cheiro da água da torneira, um filtro de água com carvão ativado é uma escolha eficaz e econômica.
Lembrando que se a água da região não é conhecida por conter microrganismos patogênicos ou contaminantes graves, um filtro pode ser suficiente para atender às suas necessidades. Ademais, se for apenas para uso doméstico pode ser uma escolha prática.
Pensando nos dois produtos, deve-se levar em consideração também a complexidade e custo. Os purificadores de água geralmente envolvem tecnologias mais complexas e, portanto, tendem a ser mais caros tanto em termos de compra quanto de manutenção. 
Os filtros de água são mais simples e acessíveis em comparação com os purificadores. Eles são uma opção econômica para melhorar o gosto e a qualidade da água, mas podem não ser tão eficazes na remoção de contaminantes específicos.

Filtros e purificadores residenciais

O que o mercado oferece
Atualmente existem muitas opções de equipamentos para obter água limpa, fresca e de forma fácil.  Quanto aos filtros há muitos tipos disponíveis, sendo difícil listar. No caso dos purificadores, é possível mencionar alguns modelos e marcas. A Electrolux, por exemplo, conta com dois modelos queridinhos pelos consumidores, o PE12B e o PE11X. 
O primeiro é bem compacto, perfeito para cozinhas pequenas, pois comporta apenas 800ml, atendendo bem uma família pequena. A principal promessa desse equipamento é a de encher o copo 4x mais rápido que outros purificadores do mercado, além disso, é um aparelho bivolt e conta com até 3 níveis de temperatura para água.  
O PE11X, por sua vez, se destaca pelo ótimo custo-benefício. Sua capacidade interna para refrigeração de água também é de 800ml, um bom volume para quem mora sozinho ou com poucas pessoas. Outra boa vantagem é que ele possui um sensor que avisa quando é necessário trocar o filtro interno.
Trata-se de um equipamento completo, com bandeja removível (para limpeza), pés antiderrapantes e suporte para ser instalado na parede. Conta com três temperaturas,  acionadas por meio de painel por toque, diferentes de água (natural, fria e gelada). Sua filtragem é feita com carvão ativado, com desodorização e retenção de partículas.
A empresa também conta com o Electrolux PH41X. Um equipamento para quem está em busca de um purificador de água quente, mas também é possível ter água nas temperaturas gelada e natural com apenas um toque em seu painel touch. Seu design também é bastante compacto e a refrigeração é feita através de compressor.
O fluxo de água pode ser contínuo ou controlado e garante até 1 litro de água por minuto. Este modelo também possui luz indicadora para troca de refil, bandeja coletora removível e conta com sistema de segurança que desliga automaticamente caso o fluxo de água não seja interrompido em menos de 2 segundos.
Por fim, podemos citar o Electrolux PA26G. Trata-se de um purificador resistente e tem sistema eletrônico de refrigeração. O dispositivo tem design moderno com painel touch, onde é possível escolher a quantidade de água e a temperatura entre natural, gelada ou fria. O filtro dura em média 6 meses e sinaliza quando está na hora de ser substituído. 
O IBBL também conta com alguns modelos bem interessantes. O E-Due Equilibrium é indicado para atender até 4 pessoas. Seu design slim é bastante moderno para combinar com diversos locais. Um dos seus destaques é seu sistema de filtragem que regula o ph da água em 7 etapas de purificação, reduzindo a acidez e possíveis gostos ou odores.
Conta com acionador em formato de gota para evitar bagunça e também possui vida útil de aproximadamente seis meses. Além de avisar quanto a troca, é possível escolher entre água natural, misturada ou gelada,  e pode ser instalado em bancadas ou diretamente na parede sem a necessidade de suporte. 
Há ainda o IBBL FR600 Speciale. Trata-se de um dispositivo muito indicado para famílias maiores, ou seja, tem capacidade de atender uma grande quantidade de pessoas. Possui duas torneiras com grande vazão para que você possa escolher entre água gelada ou natural.
Pode ser instalado em ambientes internos ou externos, conta com refil girou/trocou e nanotecnologia contra microrganismos e redução de cloro. Nesse tipo de produto, a refrigeração é feita através de compressor.
Mais um modelo da empresa é o IBBL Vivax. Com design moderno e bastante leve, com apenas 1 kg, trata-se de um equipamento versátil e pode ser utilizado na parede ou direto na bancada. É indicado para quem quer um purificador compacto, barato e com usabilidade funcional para o dia a dia. O modelo consegue reduzir a quantidade de cloro presente na água, retém partículas e micro sujeiras e  eliminar odores e sabores da água. 
A Lorenzetti tem como destaque o Gioviale. Apesar de parecer um pouco básico, é ideal para quem procura um filtro doméstico por um bom preço. Possui 7 estágios de filtragem e não necessita de energia elétrica para funcionar, oferecendo água apenas em temperatura ambiente. Sua torneira é articulável, para facilitar a hora de encher o copo ou recipiente e pode ficar apoiado na bancada ou  pendurado na parede.
O Naturalis também é indicado para famílias maiores. Entre seus destaques estão a bica articulável para facilitar o uso e o porta-copos também articulável. O design é simples e moderno para ser acoplado diretamente na parede.
A limpeza é feita através da retrolimpeza para prolongar a vida útil dos refis, mas é necessário ficar atento à substituição, já que o modelo não tem nenhum indicativo de quando deve ser feita.
Fechando a linha de produtos da Lorenzetti, temos o Vitale. Trata-se de um modelo para pia ou parede com design compacto e funcional. O dispositivo é uma boa indicação para quem quer simplicidade e não deseja pagar muito. 
Este não possui temperatura de água, apenas é possível controlar o fluxo de água e conta com bica móvel para aumentar o alcance. O refil dura aproximadamente 6 meses ou 1.000 litros de água consumida e pode ser substituído facilmente.. 
Independente da escolha, é importante lembrar que  Inmetro é o órgão brasileiro responsável pelo estabelecimento de normas e avaliações de conformidade, ou seja, avaliar se aquele produto foi produzido respeitando os requisitos mínimos necessários. 
No caso dos purificadores, a entidade fiscaliza os requisitos de segurança, eficiência e qualidade dos parâmetros de filtragem das sujeiras e impurezas da água. A certificação do Inmetro significa que o produto passou por testes e avaliações para garantir que ele atenda aos padrões estabelecidos. 
Todos os produtos que passam por essas avaliações e aprovação exibem um selo com o logotipo do Inmetro na embalagem, indicando a sua conformidade. Lembrando que quanto maior for o índice de retenção de partículas, maior será a eficiência de filtragem do equipamento.  

Publicidade