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BYD prepara diferentes movimentos que incluem novas fábricas para veículos elétricos

Fabricante chinesa prepara novas fábricas, inclusive abertura de unidade de componentes e aquisição de empresa de logística


Os planos de expansão da BYD parecem não ter limites ou fronteiras. A montadora chinesa prepara diferentes movimentos que incluem novas fábricas para veículos elétricos (VEs) e vão além: produção de componentes e aquisição de empresas de distribuição.

Só nas primeiras semanas de julho, a BYD expandiu suas atividades industriais na Ásia. A empresa inaugurou uma fábrica de veículos elétricos e híbridos plug-in em Rayong, na Tailândia, no dia 4, a primeira no Sudeste Asiático.

Com investimentos estimados em US$ 490 milhões, a unidade terá capacidade de produção de 150 mil veículos por ano. A Tailândia é o maior mercado externo para a BYD, que registrou 46% de participação no mercado de veículos elétricos do país no primeiro trimestre de 2024.

De olho nesse domínio, a montadora ainda afirmou que pretende adquirir 20% de participação da Rever Automotive, seu distribuidor local na Tailândia.

Fábricas estratégicas para fugir das restrições europeias

A planta tailandesa também será estratégica para exportação de VEs e híbridos para mercados europeus, uma forma de escapar dos aumentos de impostos que o continente deve impor a modelos feitos na China.

Nessa mesma lógica, a BYD firmou compromisso com o governo da Turquia para erguer uma linha de montagem com capacidade para 150 mil unidades/ano e investimentos equivalentes a US$ 1 bilhão. O acordo prevê também a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

Em outras frentes, a BYD ainda assinou acordo para construir uma fábrica de componentes para veículos elétricos na China. O investimento total é de US$ 894 milhões e tem como objetivo sustentar a capacidade de produção da unidade de Shenzhen, no sul do país.

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