Publicidade

Voith está trabalhando em um conceito que permita a fabricação de papel neutro em CO2

Em parceria com a Essity, a Voith está realizando pesquisas sobre um processo inovador para a fabricação de papel neutro em termos de CO2 em sua unidade


Com o objetivo de impulsionar a descarbonização da indústria papeleira com soluções inovadoras, a Voith está trabalhando em um conceito que permita a fabricação de papel neutro em CO2. Para impulsionar o desenvolvimento desse processo inovador, a Voith firmou uma parceria com a Essity, uma empresa líder global em higiene e saúde. Para realizar mais pesquisas sobre essa abordagem completamente inovadora, uma planta piloto foi instalada na unidade da Voith em Heidenheim, que deverá entrar em operação normal ainda este ano.

Um marco importante nessa jornada já foi alcançado: O projeto receberá financiamento dentro do escopo do programa "Decarbonization of Industry" (Descabornização da Indústria) da BMWK e do programa "NextGenerationEU" da UE. Essas iniciativas foram criadas para reduzir permanentemente as emissões industriais de gases de efeito estufa. O valor do subsídio é de aproximadamente 14,5 milhões de euros.

Em 7 de maio de 2024, na sede da Voith em Heidenheim, a Dra. Franziska Brantner, Secretária de Estado Parlamentar do BMWK, apresentou o aviso oficial de financiamento ao Dr. Toralf Haag, CEO do Grupo Voith, e a Andreas Endters, CEO da Voith Paper. Em seguida, foi realizado um tour pela planta piloto recém-construída.

"A BMWK decidiu financiar o projeto pois ele contribui significativamente para a descarbonização do setor de papel", enfatizou a Dra. Brantner. "Esse é um projeto genuinamente pioneiro. A planta piloto está, portanto, enviando uma mensagem poderosa para o local de Heidenheim e para todo o setor."

O processo que, com o financiamento do BMWK, está no momento passando por mais pesquisas, foi projetado para permitir um processo de fabricação fundamentalmente novo e neutro em termos de CO2, graças a uma tecnologia de processo pioneira. Ele representa um avanço na produção sustentável de papel. A nova tecnologia tem como meta novos padrões de sustentabilidade, reduzindo o consumo de água em até 95% e o uso de energia em até 40%. Toda a linha piloto será 100% movida a eletricidade, o que permite que os combustíveis fósseis sejam completamente dispensados e, portanto, facilita a produção favorável ao clima. A Voith e a Essity estão combinando seus conhecimentos para conduzir a realização bem-sucedida desse projeto.

"O financiamento é um sinal muito positivo para a Voith e para todo o setor. Ele reafirma mais uma vez a nossa estratégia de negócios, com seu foco claro no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis", explica o Dr. Toralf Haag, CEO do Grupo Voith. "Com o comissionamento bem-sucedido da linha piloto, atingimos outro marco em nossa jornada rumo à produção de papel neutro em CO2 no âmbito de nossa iniciativa de sustentabilidade 'Papermaking for Life'", diz Andreas Endters, CEO da Voith Paper. "Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento são prova de nosso foco consistente em soluções sustentáveis e eficientes."

"Como uma empresa líder global em higiene e saúde, queremos impulsionar a descarbonização da indústria papeleira", diz Magnus Groth, Presidente e CEO da Essity. "Em conjunto com a Voith, estamos repensando completamente a fabricação de papel e desenvolvendo uma tecnologia pioneira que tornará possível a produção neutra em CO2."

O financiamento do BMWK é destinado a uma finalidade específica e tem como objetivo auxiliar na redução de emissões de gases de efeito estufa no setor de papel. Ele apoia o cumprimento da meta de redução no setor industrial, de acordo com a Lei de Mudança Climática da Alemanha. O subsídio de aproximadamente 14,5 milhões de euros será pago com base no progresso bem-sucedido do projeto.

Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>

Publicidade