Publicidade

Automechanika quer se tornar o evento mais atraente para uma nova audiência

Feira, maior do segmento de aftermarket no mundo, pretende atingir novos públicos e retomar números da pré-pandemia


Marcus Celestino

A Automechanika quer ser “sexy”. É o que afirma Michel Johannes, vice-presidente de exposições de mobilidade e logística da Messe Frankfurt.

“Queremos tornar o evento mais atraente para uma nova audiência”, destaca o executivo.

Maior feira voltada para o segmento de Aftermarket do mundo, a Automechanika Frankfurt ocorre entre 10 e 14 de setembro deste ano. Na edição 2024, irá investir em novos formatos e pretende retomar a força do período pré-pandemia.

A feira, que ocorre de dois em dois anos, teve um 2022 um tanto complicado. Automotive Business cobriu o evento, que contou com 79.745 visitantes e 2.782 expositores. A título de comparação, a edição 2019 teve público de 134.622 e 4.987 empresas ocupando os pavilhões do centro de convenções localizado na cidade alemã.

“A Automechanika Frankfurt é o ponto de encontro para a indústria global. Cerca de 20% de CEOs participam do evento. Esperamos que, este ano, tenhamos mais de quatro mil expositores de aproximadamente 80 países”, afirma Johannes.

O Brasil, claro, já tem presença confirmada na feira. Fernanda Garavello, coordenadora da área de fomento e exportação do Sindipeças, garantiu número expressivo de fabricantes locais na Automechanika Frankfurt. Vale frisar que o custo livre por metro quadrado para expositores é de 300 euros.

Justamente por isso, assim como em edições anteriores, muitas das companhias nacionais marcarão presença em pavilhão especial. Esta é uma iniciativa do Brasil Auto Parts, programa desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Geração Z na Automechanika Frankfurt 2024

A Automechanika Frankfurt terá cinco trilhas distintas de conteúdo, com foco em suatentabilidade, inovação, eletrificação e digitalização, capacitação e uma parte voltada para a “emoção”. Nela teremos o tradicional café com os CEOs, com palestra do ex-árbitro Pierluigi Collina, juiz da final da Copa de 2022, rali de carros clássicos, happy hours para networking e uma espécie de Oktoberfest fora de época.

No entanto, o grande destaque fica por conta do espaço dedicado para a geração Z, com empresas do ramo de tecnologia, programação e até mesmo área para a prática de e-sports. “O aftermarket demanda atenção dessa área. Tomamos como inspiração a CES para criar essa experiência tão fundamental para essa audiência”, salienta Johannes.

Inteligência Artificial e fabricantes chinesas também estarão na Automechanika Frankfurt

Se em 2022 a Inteligência Artificial estava prestes a furar a bolha, agora o “Olodum da IA pirou de vez”. Por isso, a Automechanika Frankfurt discutirá com maior profundidade como ela pode afetar o aftermarket. O debate terá protagonismo.

Além disso, a feira terá a presença de montadoras chinesas, a maioria de veículos elétricos, consideradas desconhecidas no ocidente. “Não será um auto show, mas sim uma forma de gerar awareness para essas companhias”, diz o executivo da Messe Frankfurt.

Curioso é que Johannes cita marcas de expressão, como Zeekr e BYD, entre essas marcas que ainda não têm tanta capilaridade no velho continente. A Zeekr, bom dizer, é um braço da Geely, uma das maiores empresas do mundo segundo a Fortune 500. Já a BYD ultrapassou a Tesla como maior fabricante de carros elétricos do planeta.

Por fim, importante dizer ainda que este é o retorno das empresas chinesas à Automechanika Frankfurt, já que restrições da pandemia impediram a participação das companhias em 2022. Retornam também à feira players como SKF, Basf, Shell, 3M, PPG e Magnetti Marelli. 

Pelo menos, em termos de line-up, a Automechanika Frankfurt 2024 não vai ficar devendo. No entanto, aguardaremos ansiosamente até setembro para ver se a feira, realmente, terá o prometido sex appeal.

Publicidade