Publicidade

Inteligência Artificial e seus desdobramentos

Imersão do AMME traz vivências do SXSW e debate como a inteligência artificial vai moldar as empresas, os negócios e as pessoas


Assim como grandes empresas já fizeram, ou farão, Automotive Business realizou na quarta-feira, 24, o “download” dos aprendizados obtidos no South by Southwest (SXSW) na primeira imersão AMME (Automotive & Mobility Marketibg Experience) — evento da AB voltado à seara do marketing — do ano.

O encontro reuniu executivas e executivos da área, que partilharam insights adquiridos no encontro que ocorreu em Austin, nos EUA, em março.

A grande vedete da imersão organizada por Automotive Business, que ocorreu na Melicidade, sede do Mercado Livre, em Osasco (SP), foi a Inteligência Artificial e seus desdobramentos. A conclusão dos participantes, especialmente dos que estiveram no SXSW, foi a de que o profissional do futuro é o generalista criativo, que tomará decisões assertivas por meio do auxílio da IA.

Houve ainda consenso quanto ao processo de divisão de atribuições. Nelson Azevedo, do conselho de futuro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), salientou que “hard skills serão operadas com mais eficiência por máquinas e soft skills sobrarão para as pessoas”. 

Frederico Battaglia, CMO da Stellantis, fez questão de destacar que as tecnologias fatalmente estarão intrínsecas ao cotidiano, e que as empresas já trabalham com tais. Todavia, “o olhar humano, a empatia, a capacidade de se ter uma escuta ativa” serão os grandes diferenciais para as lideranças.

A felicidade de colaboradoras e colaboradores também servirá de base, de ponto crucial, para o sucesso das companhias. Empresas com pessoas mais felizes são mais propensas a terem maior valoração na bolsa e, por conseguinte, geram mais ganhos para acionistas e demais stakeholders.

A IA como base para tudo que está por vir

Duas personalidades presentes no SWSW, evidentemente, foram muito citadas na imersão: Amy Gallo e Amy Webb. Gallo falou acerca da normalização do conflito nas empresas a fim de se criar um ambiente, de fato, real. Sem uma harmonia, por ela, considerada artificial. 

Webb, por sua vez, é uma futurista, considerada por muitos a papisa de sua área. Os participantes da imersão debateram sobre o conceito de superciclo tecnológico, cunhado pela pesquisadora de tendências, que consiste em uma combinação de biotecnologia, ecossistemas conectados e, justamente, inteligência artificial.

“A IA e a IA generativa já estão em todas as indústrias. O MIT já fala, por exemplo, em IA para tudo, enquanto a Amy Webb traz a IA como a base para tudo que está por vir. Para ela, somos a geração da transição tecnológica”, comenta Renate Fuchs, diretora-executiva de Industry X.0 para a América Latina da Accenture.

Os apontamentos também se voltaram para os CEOs e para os boards das companhias, como apontado por Marcelo Cioffi, sócio-líder de mercados e clientes da PwC.

“Realizamos uma pesquisa que detectou que 45% dos CEOs não acreditam que suas empresas serão viáveis em 10 anos se elas não mudarem seus modelos de negócios. Então, frequentar um evento desse, tão abrangente, é fundamental. Você hoje tem que procurar em outras indústrias o que você não está enxergando, e o SXSW proporciona isso”, enfatiza.

“Para os conselheiros, a IA ainda não está nas discussões, dentro do ambiente, como deveria. E a IA, de fato, tem impacto nos negócios e nos processos, pois ganha-se em produtividade e eficiência”, complementa Azevedo, do IBGC.

Concluiu-se também que a IA ainda tem um viés muito característico em suas decisões, que deixam de lado questões de relevância como diversidade e inclusão. Também se falou de sua “alucinação”. Isso porque, como mostrado no SXSW, 27% das respostas geradas por IA contêm informações erradas.

Em suma, embora a tecnologia tenha chegado para ficar, há a necessidade de se fazer uma análise ética, nos meandros do compliance das empresas. Ademais, não se pode confiar plenamente na IA. Ao menos por ora.

Delegação AB no SXSW 2025

Vale destacar que, em 2025, Automotive Businesslevará uma delegação de profissionais do ecossistema automotivo e da mobilidade para o SXSW. Se você tem interesse em acompanhar de perto palestras e debates com os principais especialistas em futuro, mapear tendências, fortalecer o networking e viver a experiência do evento, faça sua pré-inscrição aqui

A edição 2025 do SXSW, maior festival de inovação, criatividade e tecnologia do mundo, acontece entre os dias 7 e 15 de março.

Além disso, AB segue com a agenda do AMME em 2024. Clique aqui para conferir tudo sobre os próximos encontros voltados para lideranças da área de marketing.

Publicidade