Publicidade

TÜV Rheinland alcança um faturamento superior a 2,4 bilhões de euros em 2023

Empresa, que também tem atuação no Brasil e América Latina, alcança ano de maior expansão em todo o mundo


A TÜV Rheinland, uma das líderes mundiais em serviços de teste, com presença global, alcançou um faturamento superior a 2,4 bilhões de euros em 2023, impulsionada por um plano estratégico de crescimento e um número recorde de aquisições de empresas. Além disso, apresentou um desempenho robusto no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 9%.

No ano passado, a TÜV Rheinland assumiu o controle de dez empresas na Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha – um feito inédito em seus mais de 150 anos de história. As empresas recém-adquiridas atuam em áreas como consultoria técnica, proteção ambiental e sanitária, segurança funcional e cibersegurança, medicina ocupacional e certificação de sistemas de gestão, entre outras.

“Fortalecemos nosso portfólio de serviços de forma direcionada por meio dessas aquisições”, afirma Michael Fübi, CEO da TÜV Rheinland AG. “Durante as aquisições, cerca de 400 especialistas juntaram-se à empresa, fortalecendo os serviços de consultoria e testes da TÜV Rheinland em diversas áreas com a sua experiência.” Nos primeiros meses de 2024, a TÜV Rheinland adquiriu mais três empresas com um total de cerca de 500 colaboradores.

Forte início em 2024

Nos primeiros três meses de 2024, A TÜV Rheinland registrou um crescimento no faturamento de cerca de 9%, de acordo com Fübi. “A TÜV Rheinland está muito bem e solidamente posicionada. Queremos voltar a crescer significativamente em 2024 – também com serviços que apoiem eficazmente os nossos clientes no caminho para atingir os seus objetivos ESG, incluindo o lançamento de produtos ou serviços com impacto sustentável no mercado. Também continuaremos a desempenhar um papel importante na consolidação do mercado global altamente fragmentado de serviços de testes e a implementar consistentemente os nossos planos estratégicos de crescimento no futuro”, afirmou o executivo.

Faturamento e número de funcionários aumentaram significativamente em 2023

"A TÜV Rheinland encerrou o exercício financeiro de 2023 com um faturamento de 2,439 bilhões de euros, em comparação com os 2,275 bilhões faturados em 2022, representando um aumento de 7,2% ao longo dos dois últimos anos. Em moeda constante, o grupo alcançou um crescimento da receita na ordem de dois dígitos: 11,1%. Internacionalmente, a empresa registrou maior crescimento na China, Índia, Oriente Médio e África.

O número de colaboradores convertidos em equivalentes a tempo inteiro aumentou 5,9%, para uma média anual de 22.092 colaboradores em todo o mundo (ano anterior: 20.870 colaboradores) – espalhados por todos os continentes, e 13.407 (60,7%) dos quais estão baseados fora da Alemanha.

O resultado operacional (EBIT) foi de103,9 milhões de euros (ano anterior: 180,3 milhões de euros). Excluindo efeitos pontuais, os lucros (EBIT ajustado) para 2023 totalizou 174,2 milhões de euros (ano anterior: 190,8 milhões de euros), continuando no mesmo patamar do ano anterior. O capital próprio da TÜV Rheinland diminuiu ligeiramente em 10 milhões de euros, passando de 641,3 milhões de euros para 631,3 milhões de euros. A Razão de Capital Próprio foi de 25,1% no ano reportado (em comparação com 27% em 2022) e o fluxo de caixa das atividades operacionais atingiu 203,3 milhões de euros.

"Apesar de um ambiente geopolítico e econômico desafiador, bem como da continuação de uma inflação elevada, a TÜV Rheinland continuou com sucesso seu caminho de crescimento em todo o mundo", afirmou Philip Kortüm, CFO da TÜV Rheinland AG.

Investimentos de alto nível

A TÜV Rheinland manteve seu volume de investimento em um patamar elevado. O Grupo investiu um total de 87,9 milhões de euros no exercício financeiro de 2023, em comparação com os 90,8 milhões de euros investidos em 2022.

Esses investimentos foram direcionados para serviços de testes relacionados à digitalização, inteligência artificial, energias renováveis e eletromobilidade. Do valor total, cerca de 8,5 milhões de euros foram alocados para o centro laboratorial 'Yangtze River Delta Operation Hub', localizado em Taicang, próximo a Xangai. Este laboratório será responsável por realizar testes inovadores para a indústria automotiva e será concluído até meados de 2024.

A empresa também investiu outros 6 milhões de euros em um laboratório de testes e certificação para produtos de alta tecnologia na região de Boston, bem como em um laboratório químico no Arkansas.

Além disso, o novo laboratório para testes de baterias de tração perto de Aachen (Alemanha), no qual foram investidos um total de 24 milhões de euros nos últimos anos, foi concluído pela TÜV Rheinland em 2023. “A demanda da indústria automóvel pelos nossos serviços de testes para baterias de tração é extremamente alta. O novo laboratório já é um importante impulsionador de receitas para o nosso negócio de mobilidade”, afirmou Kortüm.

Serviços de sustentabilidade bem-sucedidos

Em 2023, a TÜV Rheinland continuou a concentrar-se na expansão dos seus negócios na área de serviços ambientais, sociais e de governança para sustentabilidade (ESG).

Os negócios relacionados a ESG geraram uma receita de 580 milhões de euros, representando um quarto do faturamento total. Os serviços oferecidos incluem a medição de emissões de gases com efeito de estufa, serviços de proteção da saúde e testes relacionados à área de geração de energia, como a energia fotovoltaica e hidrogênio.

A empresa também conseguiu atingir as suas próprias metas de sustentabilidade em 2023. Pela primeira vez, a TÜV Rheinland foi premiada com o nível platina pela EcoVadis, o principal fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade.

Preparados para o futuro

A TÜV Rheinland já integrou os desenvolvimentos dinâmicos no campo da inteligência artificial (IA) nos seus próprios serviços e processos. Por exemplo, a empresa audita e certifica dispositivos médicos com componentes de IA, utiliza tecnologias de IA para detecção automatizada de danos em veículos com o scanner Adomea e – no final de 2023 – introduziu o TUV-GPT como assistente interno para os seus funcionários, baseado no GPT Model 4 da Open AI. Em 2023, a TÜV Rheinland também lançou o TÜV AI?Lab em Berlim, em parceria com outras empresas. Todas essas iniciativas vão contribuir ainda mais para o desenvolvimento de métodos e normas para testar, em particular, aplicações de IA críticas para a segurança.

Allan Costa <allan.costa@intelligenzia.com.br>

Publicidade