Publicidade

América Latina diversifica sua matriz energética e reduzir sua dependência de combustíveis fósseis

Região se destaca com 60% da geração de eletricidade derivada de fontes limpas e pode chegar em 80% até 2050


Com uma abundância de recursos naturais, como sol, vento, água e biomassa, a América Latina tem aproveitado esses recursos para diversificar sua matriz energética e reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. Segundo o Relatório de Perspectivas Energéticas da América Latina de 2023, feito pela Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), a América Latina se destaca no uso de energias renováveis, com 60% da geração de eletricidade proveniente de fontes limpas, podendo atingir 80% na participação de fontes renováveis até 2050. Além disso, o relatório menciona o Brasil como uma referência em diversas vertentes da energia renovável, incluindo biocombustíveis, energia hidrelétrica, solar e eólica. Uma das empresas líderes no setor de rastreadores solares, a Array Technologies, já soma mais 600 projetos na América Latina, totalizando mais de 10 GWp em geração distribuída e centralizada.

“A diversidade geográfica da América Latina oferece uma gama de recursos renováveis, desde a energia solar nos vastos desertos do norte até a energia eólica ao longo de suas costas. Essa riqueza natural tem sido aproveitada de forma crescente, impulsionando a produção de eletricidade limpa e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis”, comenta Vinicius Gibrail, Diretor Geral LATAM da Array Technologies.

A energia limpa e sustentável oferece inúmeros benefícios, desde a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente até a promoção da segurança energética e a criação de empregos locais. Além disso, o investimento em fontes renováveis impulsiona a economia, estimulando a inovação e aumentando a competitividade em setores relacionados. Ao mesmo tempo, os projetos de energia limpa promovem o desenvolvimento de comunidades locais, oferecendo oportunidades de emprego, investimentos em infraestrutura e geração de receita.

À medida que o mundo enfrenta desafios urgentes relacionados às mudanças climáticas e à segurança energética, a América Latina está assumindo um papel de liderança na busca por soluções sustentáveis. Ao passo em que mais projetos de energia renovável são desenvolvidos e implementados, surgem oportunidades para o desenvolvimento de habilidades, investimentos em tecnologia e a promoção de cadeias de suprimentos locais.

Tatiana Carvalho <tatiana@jbpresshouse.com>

Publicidade