Publicidade

Schneider Electric lança o Materialize programa de descarbonização da cadeia de suprimentos

Com especialistas da consultoria Sustainability Business da companhia, iniciativa ajudará fornecedores a participarem de acordos de compra de energia


A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento de energia e sustentabilidade, lança hoje o Materialize, programa de descarbonização da cadeia de suprimentos projetado para apoiar empresas do setor de metais e minerais a reduzir as emissões de carbono em sua base global de fornecedores.

À medida que o mundo transita para o net zero e amplia as tecnologias de energia limpa, a demanda por minerais e metais crescerá exponencialmente. Para atender essa procura sem aumentar as emissões de carbono, é vital que as empresas colaborem para descarbonizar o fornecimento de energia, mitigar o impacto ambiental dos processos intensivos em energia relacionados a esses recursos críticos e diminuir as emissões do Escopo 3 do setor. 

O Materialize é uma continuação da série de programas de descarbonização da cadeia de suprimentos da Schneider Electric, de sua consultoria Sustainability Business, que utiliza o poder de coortes da cadeia de suprimentos para a aquisição de energia renovável em escala. O programa incentivará a cadeia de valor mais ampla a fazer a transição para fontes de energia renovável, acelerando a implementação de projetos e software de descarbonização, melhorando o acesso dos fornecedores a soluções de energia renovável em escala, como acordos de compra de energia (PPAs).

"Estamos felizes em lançar o Materialize como nosso mais recente programa colaborativo para reduzir as emissões do Escopo 3. Temos um histórico sólido de trabalhar com clientes para alcançar seus objetivos de sustentabilidade, e este programa irá acelerar ações no setor", diz Barbara Frei, vice-presidente Executiva de Automação Industrial da Schneider Electric. “Educar os fornecedores dentro da cadeia de valor mais ampla do setor sobre a importância de seus modelos operacionais na diminuição das lacunas de ambição de emissões líquidas zero é vital se quisermos descarbonizá-lo. O Materialize impulsionará passos definitivos para a indústria liderar esse caminho.”

Reduzir as emissões é uma tarefa desafiadora devido à complexidade da cadeia de valor, disponibilidade e confiabilidade dos dados, e às dificuldades em definir a amplitude das emissões do Escopo 3 do setor. Os fornecedores carecem de expertise em descarbonização e enfrentam obstáculos para avançar, como custos e disponibilidade de soluções. Por meio do Materialize, especialistas do Sustainability Business da Schneider Electric irão simultaneamente envolver centenas de fornecedores da indústria por meio de plataformas digitais e orientá-los na remoção dessas barreiras.

Parceira da indústria, a CEO do Global Mining Guidelines Group (GMG), Heather Ednie, afirma: "Por meio da colaboração e inovação, a parceria entre GMG e Schneider Electric busca revolucionar a cadeia de suprimentos de mineração, levando-a ainda mais em direção à sustentabilidade. À medida que os membros do GMG ampliam os limites do que é possível, o Materialize será fundamental na disseminação do conhecimento para a indústria em geral e no estabelecimento de caminhos claros para torná-la mais sustentável."

O programa Materialize também tem o potencial de oferecer às indústrias fora do setor uma maneira de descarbonizar seus ecossistemas da cadeia de suprimentos mais amplos ao buscar fornecedores de materiais que priorizam métodos de produção sustentáveis e de baixo carbono.

"Medir as emissões do Escopo 3 lança luz sobre as cadeias de suprimentos e reforça a importância da circularidade. O Materialize ajudará a promover ainda mais a circularidade no setor e além, e isso é algo que apoiamos", comenta Kunal Sinha, head Global de Recycling da Glencore.

Os outros programas da Schneider Electric incluem o Energize, esforço colaborativo em toda a indústria farmacêutica com mais de 500 empresas fornecedoras já participantes, e o Catalyze para empresas de semicondutores. Ambos foram criados para envolver milhares de fornecedores ao mesmo tempo, a fim de impulsionar uma ação rápida e mensurável para reduzir as emissões do Escopo 3 dos patrocinadores do programa. O portfólio se baseia na iniciativa fundamental da Schneider Electric, o Projeto Zero Carbono, que fornece recursos e orientações aos participantes do programa, incentivando metas ambiciosas de descarbonização com um plano de ação para alcançá-las.

Para mais informações sobre o programa Materialize, visite: Materialize | Metals & Mining Supply Chain Decarbonization (sustainabilityse.com) 

Tamires Rodrigues <tamires.rodrigues@rpmacomunicacao.com.br>

Publicidade