Publicidade

Primeira reunião da Câmara Temática Agrocarbono Sustentável

A associação participa de grupo de trabalho que discutirá as políticas de sustentabilidade no agronegócio


O Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) realizou nesse mês de março a primeira reunião da Câmara Temática Agrocarbono Sustentável, focada nas questões de sustentabilidade e emissões de gases de efeito estufa na agricultura e pecuária brasileira. A câmara conta com 4 grupos de trabalho: Taxonomia, Mercado de Carbono, Rastreabilidade e Investidores. A CCS Brasil, associação que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) no país, é um dos membros da comissão nos grupos de trabalho de Taxonomia e Mercado de Carbono.

A Câmara Temática funcionará como uma interface do ministério com associações e o setor privado e auxiliará o ministério a dar suporte a políticas em discussão que necessitam de posicionamento ou podem ser beneficiadas por contribuições do ministério. Um dos temas citados no discurso de abertura por parte do presidente da Câmara Eduardo Bastos foi o BECCS (bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono).

“O Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo para avançar com projetos de BECCS. Essa é uma tecnologia com benefícios globais e elencada pelo IPCC como uma das grandes soluções para a redução de gases do efeito estufa, já que ela retira o CO2 diretamente da atmosfera. É essencial que o Ministério trabalhe essa pauta para trazer tração política e promova as políticas públicas mais adequadas para que o Brasil possa desenvolver todo o seu potencial e possa ser um player internacional de soluções desse segmento. E é muito importante a CCS Brasil estar presente nesse grupo porque mostra o reconhecimento da associação como um dos representantes mais importantes dessa pauta”, afirma Nathalia Weber, cofundadora da CCS Brasil e integrante da Câmara Temática.

O Grupo definiu seus coordenadores e pontuou a diversidade de assuntos fundamentais a serem tratados, além da necessidade mapear as iniciativas difusas para o debate de assuntos críticos e a tomada de decisões estratégicas. A Câmara também funcionará como órgão consultivo do Conselho Nacional de Política Agrícola, ligado ao Ministério, na formulação de políticas públicas de impacto para a sociedade.

Renan Araujo <renan.araujo@tree.inf.br>

Publicidade