Publicidade

Operador Nacional do Sistema Elétrico lança seu Relatório Anual

Documento destaca temas como o novo Planejamento Estratégico, a transformação energética e a aproximação do Operador com a sociedade


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lança seu Relatório Anual, referente às atividades de 2023, ano no qual completou 25 anos de atuação. A publicação apresenta dados completos sobre o Operador e sobre as iniciativas empreendidas ao longo do ano passado. Os avanços da agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança) são apresentados de maneira transversal e com a utilização dos indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) – referência global para relatos de desempenho em sustentabilidade. No link a seguir, confira a íntegra do Relatório Anual ONS 2023

O documento está estruturado em 6 capítulos. Na apresentação, foi destacado o Planejamento Estratégico 2025-2027, que reúne 14 objetivos estratégicos, voltados para quatro perspectivas específicas: resultados, partes interessadas, processos internos e capacidades organizacionais. Pela primeira vez, todo o processo de planejamento estratégico do ONS foi realizado internamente, de forma colaborativa, contando com a participação de todas as áreas. Os dois capítulos seguintes apresentam qual o papel do ONS no setor elétrico brasileiro e as principais atividades da organização, com os grandes números do ano.

Os três últimos capítulos reúnem as iniciativas dos pilares da estratégia ASG do Operador, +Humano, +Verde e +Social, cujas principais ações foram resumidas no quadro a seguir:

A presidente do Conselho de Administração, Solange Ribeiro, afirma que “é inspirador ver como o ONS evoluiu ao longo das últimas duas décadas, coordenando e operando um sistema interligado cada vez maior, mais complexo e em constante adaptação, diante das mudanças do perfil da carga e composição da matriz energética”.

Um dos principais marcos de 2023 foi a ocorrência de 15 de agosto, que afetou o fornecimento de energia elétrica em todos os estados. O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, relembra o fato em sua mensagem: “a expertise humana e tecnológica que acumulamos em 25 anos foi posta à prova nesta perturbação de grande porte. Atuamos imediatamente para recuperar a perda de carga e restabelecer a normalidade em todas as regiões, cerca de duas horas desde o início da ocorrência”.

Destaques do Relatório

A transição energética, as ações de aproximação com a sociedade e os projetos voltados ao clima organizacional e à ampliação de iniciativas de diversidade e inclusão são alguns dos temas destacados na publicação.

A questão da transição energética cresce à medida que as energias renováveis intermitentes (eólica e solar) e da micro e mini geração distribuída (MMGD) têm sua participação ampliada. Em 2023, as fontes renováveis atenderam 88% da demanda de carga e potência do SIN, sendo 30% a soma da participação de eólica, solar e MMGD.

A maior aproximação com a sociedade é expressa pelo crescimento de 240% no número de visitantes às quatro unidades do ONS (Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis) em relação ao ano anterior.

Em relação à Diversidade, Equidade & Inclusão, o Relatório destaca ações voltadas à maior presença de pessoas integrantes de grupos minorizados nos processos seletivo e também pela criação de dois novos grupos de afinidade (+CORES, com foco em pessoas LGBTI+, e NÓS – Nosso Orgulho em Ser, focado em PcDs) e os avanços dos demais grupos, Mulheres à Bessa e G.A.R.R.A (etnia e raça). O ONS finalizou 2023 com 967 empregados, que se dedicaram à operação do SIN, envolvendo mais de 1.900 agentes do setor elétrico. A Pesquisa de Clima 2023 (Great Place to Work) comprovou o ótimo ambiente para trabalhar, com índice de 83% de favorabilidade.

Fabio Cunha dos Santos <fabio.santos@approach.com.br>

Publicidade