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Filtros para locomotiva

Embora menos utilizadas que as rotas rodoviárias, as ferrovias desempenham papel importante no escoamento da produção do país


Filtros para locomotiva

Embora menos utilizadas que as rotas rodoviárias, as ferrovias desempenham papel importante no escoamento da produção do país. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o Brasil possui cerca de 32 mil quilômetros de vias férreas e 3 mil locomotivas, que transportam os mais diversos produtos, principalmente as chamadas commodities agrícolas e minerais. 
Dados recentes apontam que 21% da produção brasileira são transportados pelos trilhos. Vale lembrar que os vagões de carga possuem capacidade maior de transporte, o que tem contribuído para a migração de volumes transportados por longas distancias e em grandes quantidades para as ferrovias, desafogando os fluxos em estradas e centros urbanos. 
De maneira geral, sistemas que possuem unidades e componentes hidráulicos, sempre estão sujeitos a avarias decorrente da presença de contaminantes sólidos, líquido e gasosos. Nesse sentido, na busca por maior segurança operacional, as transportes ferroviários também necessitam de sistemas de filtragem eficientes e corretamente dimensionados. 
De acordo com Gustavo D. Miranda – gerente de marketing e sócio da Del Rey Filtros, as locomotivas contam com Filtros de ar do motor, Filtros de óleo lubrificante, Filtros de combustível e Filtros de ar de compartimentos. Esses equipamentos têm como principal função reter as partículas de impurezas do ar que é aspirado, bem como do óleo, do combustível e do ar que circula na cabine. 
“Podemos destacar também os Filtros para proteção do motor diesel, um dos componentes mais críticos que temos, o que aumenta a importância de um sistema de filtragem capaz de conter e remover os contaminantes presentes no diesel, em especial partículas solidas, água e por vezes contaminantes bacteriológicos” – complementa o Eng. Gabriel Lemos de Souza, gerente de produtos da Hydac. 
O fato é que, um filtro eficiente previne o desgaste prematuro do motor, aumenta sua vida útil e reduz a chance de quebra e de gastos com manutenção. Todos os filtros devem ser verificados em revisões periódicas, pois são fundamentais para o ótimo funcionamento do motor e do equipamento. Assim, o período de troca depende de vários fatores como, por exemplo, o local onde este veículo trafega.

Filtros para locomotiva

Funções especificas
A importância dos elementos filtrantes, de qualquer serviço, em qualquer equipamento, é fundamental para o melhor desempenho dos transportes ferroviários, garantindo um desempenho adequado e a redução de custos por manutenção incorreta ou extemporânea.
Filtros de ar: funcionam para purificar o ar aspirando pelos motores, protegendo suas partes, eliminando partículas de impurezas que podem danificar o sistema de aspiração, melhorando desempenho dos motores com eficiência e economia de combustível.

Filtros para locomotiva

 Como os motores de combustão consomem uma grande quantidade de ar, essa proteção precisa ser bem eficiente, caso contrário, impurezas contaminarão o óleo, o que é sempre muito danoso para a máquina. 
Alguns equipamentos incorporam ainda o chamado ‘filtro de segurança’, que é instalado no interior do filtro de ar principal, também chamado de ‘primário’. Essa peça dá maior proteção ao motor contra os contaminantes existentes no ar.  
Filtros de óleo lubrificante: são utilizados na retenção de impurezas nocivas aos motores, proporcionando lubrificação eficiente e reduzindo desgastes das partes. Eles separam os resíduos que contaminam o óleo, como pó, partículas metálicas abrasivas (provenientes da fricção das peças do motor) e fuligem derivada da combustão. Esse é o trabalho do elemento lubrificante, que deve garantir um processo de filtragem limpo e que não influencie a composição química do óleo.
Filtros de combustível: também retém impurezas, como abrasivos, água e outros contaminantes comuns no tanques, tanto de abastecimento como nos próprios tanques de combustível das locomotivas, proporcionando melhor potência, desempenho e economia dos motores. Esse tipo de filtro captura particulados, ferrugem, água e demais resíduos existentes no tanque antes da queima do combustível. 
Filtros de ar de compartimentos / cabine: purificam o ambiente onde são alojados outros equipamentos, como compressores, etc. Com a função de eliminar a entrada de poluentes na cabine do condutor e ajudar o funcionamento do ar-condicionado protegem a parte mais importante de qualquer veículo: o motorista. 
Para eliminar as impurezas do habitáculo, além de papel especial, muitas das vezes o filtro de cabine utiliza carvão ativado como meio filtrante. Esse processo aumenta a capacidade de filtragem de poluentes e de odores indesejáveis. 
Em suma, as características de cada elemento filtrante, como materiais empregados, graus de filtragem, áreas de meio filtrante são determinadas pelos projetos dos fabricantes de motores e devem seguir rigorosamente as normas determinadas. As tecnologias existentes no mercado atualmente, quanto à qualidade e tratamento de papel ou outro meio filtrante, são constantemente desenvolvidas para melhoria dos produtos.
“Em geral, para os motores diesel, temos também o filtro primário, instalado na sucção da bomba e o filtro principal ou secundário, instalado pós bomba. O filtro principal tem a função de reter partículas sólidas que geram danos aos componentes em especial os bicos injetores. O filtro separador tem a função de remover a água do óleo Diesel” – explica Souza.
Ele destaca ainda que q Hydac possui duas tecnologias, Hydac Diesel PreCare (HDP) e também o PreCare Biomicron® que são recomendados para todas as aplicações que envolvam pré-filtro a Diesel, atuando na busca pela filtração eficiente do diesel, com objetivo de manter o fluido livre de partículas, água e bactérias/fungos. 

Manutenção e troca dos equipamentos
A manutenção é um ponto fundamental para o sistema, isso porque realiza-a de forma inadequada pode causar desgastes prematuros de componentes, parada de locomotivas, seja em oficinas ou em trechos, causando enormes prejuízos e sérios ônus econômicos, financeiros e de imagem. 
Por exemplo, em relação ao filtro de ar, quando ele está saturado, o fluxo de ar fica obstruído, o que provoca alterações na relação ar / combustível, fato que implica na perda do desempenho do motor e maior consumo de combustível. Já filtragens inadequadas do combustível podem levar à diminuição de potência e corrosão do motor, aumento do consumo e da emissão de poluentes.   
Segundo Miranda, a manutenção de cada elemento filtrante é determinada pelos fabricantes de motores e locomotivas, ou ainda pelas empresas usuárias, mediante características próprias de ambientes de trabalho, clima, contaminação, que podem alterar o comportamento mediante estas circunstâncias.

Filtros para locomotiva

 As trocas de elementos também obedecem regras pré-estabelecidas pelo fabricantes de motores, tanto em quilometragem, como em horas trabalhadas, através de manual de manutenção, e são observadas orientações de engenharia de cada empresa ferroviária, de acordo com suas conveniências.
“Todos os filtros devem ser verificados em revisões periódicas, pois são fundamentais para o ótimo funcionamento do motor e do equipamento. Nesse sentido, o período de troca depende de vários fatores como, por exemplo, o local onde este veículo trafega” – ressalta o representante da Del Rey Filtros. 
No caso do motor a Diesel, que está sempre exposto a contaminação sólida, líquida e bacteriológica, utilizar uma filtração ineficiente do diesel acarreta em maiores desgastes de componentes sensíveis a partículas sólidas e água, menor performance do motor devido interferências na queima completa do diesel na câmara de combustão, além de permitir que o diesel desenvolva formação de bactérias, que, por sua vez, irão potencializar nas mais diversas falhas e desgastes dos componentes do sistema e do próprio óleo.

Filtros para locomotiva

Os filtros para motores diesel possuem a troca recomendada pelo fabricante, considerando horas trabalhadas e perda de carga gerada no sistema. Em geral são filtro com copo integrado, conhecidos como spin on, sendo necessário ferramental como chave cinta ou chave corrente para facilitar a remoção do copo junto com o elemento, ambos são descartados.
A tecnologia de Filtro diesel da Hydac atua de forma diferente, onde apenas o refil do elemento filtrante é descartado após saturação, não sendo necessário o descarte do copo. Além da remoção ser realizada pela parte superior do filtro, facilitando a execução da manutenção e não é necessário ferramental específico para remover o elemento do filtro.  
“Vale ressaltar que motores a Diesel possuem requisitos cada vez mais rigorosos em relação aos padrões de emissão de carbono; motores com sistema de injeção common rail, por exemplo, possuem pressões de injeção extremamente altas. Isso leva a tolerâncias mais baixas em todo o sistema aumentando ainda mais a importância de evitar uma contaminação por partículas e água. Além disso, o uso de biodiesel está crescendo e este combustível pode contribuir para problemas relacionados a contaminação biológica” – detalha Souza.
Ele conta que foi por causa desse cenário foram desenvolvidas as tecnologias Hydac Diesel PreCare (HDP) e PreCare Biomicron®. Ambas possuem eficiência absoluta de remoção de partículas e eficiência acima de 95% na remoção de água conforme ISO 16332. O elemento Biomicron®, que além de fazer a remoção de partículas e água também possui a função de eliminação e controle da contaminação biológica, muito comum atualmente. 

Filtros para locomotiva


A maneira como o material do meio filtrante realiza a filtração é essencial para garantir a proteção do motor diesel. Nesse sentido, a empresa utiliza como forma de filtração a separação dos contaminantes em dois estágios, sendo o primeiro para remoção das partículas sólidas e separação da água através de coalescência e o segundo estágio para remoção de água através do princípio hidrofóbico.  
“Com essa combinação, conseguimos garantir a mesma eficiência por toda a vida útil do elemento, ou seja, a todo momento o equipamento estará protegido contra agentes contaminantes do diesel” – finaliza Souza. 
 

Contato das empresas
Del Rey Filtros:
www.delreyfiltros.com.br 
Hydac: www.hydac.com

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