Publicidade

Pirelli é a primeira empresa a produzir uma linha completa de pneus certificados pelo FSC

O campeonato mundial de Fórmula 1 da FIA™ se torna a primeira competição de automobilismo a usar estes pneus


A Pirelli é a primeira empresa a produzir uma linha completa de pneus certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) para automobilismo. A partir deste ano, todos os pneus utilizados no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA™ serão marcados com o logotipo do FSC. Isto certifica que toda a borracha natural contida no pneu cumpre os rigorosos critérios ambientais e sociais exigidos pelo FSC, o sistema de certificação florestal mais reconhecido do mundo.

Esta certificação, anunciada em 10 de outubro do ano passado, quando a Pirelli renovou seu acordo como Parceira Global de Pneus da Fórmula 1® até pelo menos 2027, será aplicada a todos os pneus usados na pista, começando com os testes da pré-temporada no Bahrein, de 21 a 23 de fevereiro. Os pneus certificados pelo FSC foram introduzidos após um intenso programa de desenvolvimento iniciado em 2022, que apresentou resultados claros em termos de confiabilidade e desempenho.

As primeiras sessões de treinos livres do Grande Prêmio do Bahrein trouxeram hoje a estreia destes pneus certificados num evento oficial. Isto marca um passo significativo, refletindo o compromisso da Pirelli em fornecer desempenho e soluções cada vez mais sustentáveis, mesmo dentro do ambiente especial do automobilismo, começando com sua maior expressão tecnológica e competitiva, a Fórmula 1®.

A Pirelli foi confirmada como uma das líderes globais na luta contra as mudanças climáticas pelo sexto ano consecutivo com um lugar na lista A de 2023 do CDP (Carbon Disclosure Project), uma organização internacional sem fins lucrativos que pesquisa e promove informações ambientais. A Pirelli também foi a primeira fabricante de pneus a receber uma classificação de três estrelas no Programa de Acreditação Ambiental da FIA.

Juntamente com a FIA e a Fórmula 1®, a empresa italiana reforçou sua posição na linha da frente da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, tanto no lado técnico como desportivo, para apoiar o trabalho já realizado e que resultou na redução das emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida de um pneu de Fórmula 1. A certificação FSC junta-se a uma série de iniciativas já implementadas para o automobilismo pela Pirelli nos últimos anos:

  • todos os pneus que a Pirelli traz para a pista durante um fim de semana de Grande Prêmio – usados na F1®, F2™, F3™ e F1 Academy™ – serão transformados em matérias-primas secundárias após o uso, para múltiplos usos circulares;
  • a energia elétrica utilizada na fabricação dos pneus F1®, F2™, F3™ e F1 Academy™ provém exclusivamente de fontes certificadas 100% renováveis;
  • a utilização de tecnologia de design virtual para todos os pneus não só reduz consideravelmente o tempo de desenvolvimento, mas sobretudo o número de protótipos físicos necessários, reduzindo o uso de materiais;
  • a eliminação de aquecedores de pneus na Fórmula 1 para coberturas totalmente molhadas, pioneira em Mônaco no ano passado, reduz o uso de energia elétrica;
  • uma logística mais simplificada, com o frete marítimo sendo agora o método de transporte preferido em relação ao frete aéreo, reduz as emissões provenientes de operações logísticas.

Giovanni Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo da Pirelli Motorsport, Sustentabilidade e Mobilidade Futura:

"A estreia dos nossos pneus certificados pelo FSC no mundo do automobilismo representa um momento significativo na jornada de sustentabilidade da Pirelli. Em 2021 fomos os primeiros a equipar um carro de estrada com pneus certificados pelo FSC e agora estamos orgulhosos de sermos os primeiros a fazê-lo também no automobilismo. A Fórmula 1 é um laboratório ao ar livre extraordinário para nós. É um ambiente que nos permite não só conceber e testar novas tecnologias, como também melhorar os processos de pesquisa e desenvolvimento de pneus de estrada, além de unir o máximo desempenho, típico do ambiente exigente do automobilismo, com o compromisso com um mundo cada vez mais sustentável."

Sara Mariani, Diretora de Sustentabilidade e D&I da FIA:

"A implementação pela Pirelli de pneus certificados pelo FSC no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA é uma forte declaração do compromisso da empresa com a sustentabilidade – não apenas com suas próprias metas, mas também em seu alinhamento com os objetivos da Estratégia Ambiental da FIA, que busca reduzir o impacto do automobilismo e reforçar o esporte como catalisador de inovação e tecnologias sustentáveis. Essas ambições foram fundamentais para o edital de fornecimento de pneus de Fórmula 1 lançado no ano passado pela FIA para 2025 e além e, após sua participação bem-sucedida, a Pirelli admiravelmente já começou a inovar em busca de uma sustentabilidade ainda maior com a introdução de pneus certificados pelo FSC em 2024."

Ellen Jones, Diretora ESG da Fórmula 1:

"A Fórmula 1 tem orgulho de colaborar com a Pirelli em temas de sustentabilidade em todos os níveis, como mostra a introdução de pneus certificados pelo FSC. Este é um avanço importante e positivo, e mais um exemplo de como os nossos parceiros estão demonstrando seu compromisso com práticas sustentáveis à medida que seguimos nossa missão em direção a emissões líquidas zero em 2030. Mal podemos esperar para ver os novos pneus certificados pelo FSC em ação neste fim de semana no Bahrein e depois durante o resto da temporada." 

Fabian Farkas, Diretor Comercial Internacional do Forest Stewardship Council:

"O logotipo e a certificação FSC são o padrão de referência para o manejo florestal sustentável. A indústria automobilística precisa reagir para aliviar a pressão que a produção de borracha natural exerce sobre os ecossistemas e comunidades florestais. Aplaudimos a liderança da Pirelli no enfrentamento dos complexos desafios ambientais e socioeconômicos da cadeia de valor da borracha natural. Esta iniciativa mostra que o desempenho e a sustentabilidade podem coexistir lado a lado, e o FSC está pronto para apoiar as empresas em nível global a seguirem este exemplo."

 O que é a certificação FSC?

 O Forest Stewardship Council™ (FSC™) – uma organização sem fins lucrativos regida igualmente por perspectivas ambientais, sociais e econômicas – soma mais de 150 milhões de hectares de florestas certificadas e é a referência global para a atividade florestal sustentável. Os rigorosos padrões de manejo florestal do FSC exigem que as florestas sejam manejadas de forma a preservar a diversidade biológica, beneficiando ao mesmo tempo os trabalhadores e as comunidades locais de uma forma que seja economicamente benéfica para os mesmos. O processo robusto de certificação FSC garante que todo o material certificado seja separado do material não certificado ao longo da cadeia de suprimento, desde a plantação até o fabricante de pneus.

Cadeia de suprimento de borracha natural da Pirelli

A certificação FSC da borracha natural proveniente de plantações certificadas usadas pela Pirelli para fabricar pneus para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA é o mais recente passo no programa de longo prazo da empresa para gerenciar de forma sustentável a cadeia de suprimento de borracha natural. Isto é conseguido através de um roteiro de melhores práticas implementado nos diferentes países de origem da borracha natural, em linha com os princípios e valores estabelecidos na Política de Borracha Natural Sustentável da Pirelli de 2017. Este documento é o resultado da consulta com as principais partes interessadas na cadeia de valor da borracha natural, incluindo ONGs internacionais, os principais fornecedores de borracha natural da Pirelli, produtores e vendedores na cadeia de suprimento, clientes automotivos e outras organizações globais.

 Camila Carvas (GWA) <camila@gwa.com.br>

Publicidade