Ford realiza a primeira edição de uma série de eventos dedicados a temas relevantes para o setor automotivo
Automotive Business -
Marca realizou primeira de uma série de edições de eventos dedicados a temas relevantes para o setor automotivo
A Ford realizou na manhã da quinta-feira, 7, a primeira edição de uma série de eventos dedicados a temas relevantes para o setor automotivo. No encontro, a marca demonstra preocupação com o futuro da mobilidade, ao mostrar que continua a trabalhar na busca por novas tecnologias e soluções.
Além disso, premiou case com ênfase no tema e também em conectividade, desenvolvido por alunos do seu programa de responsabilidade social.
O Ford Enter é uma iniciativa realizada em parceria com o Senai-SP, e tem como objetivo capacitar jovens de baixa renda em programação front-end gratuitamente. O programa, que não exige conhecimento prévio na área de tecnologia, está em sua terceira turma, composta por 60 alunas e alunos.
"Temos hoje um gap de pessoas que não estão capacitadas para atuar nessa área e de empresas que demandam por profissionais para o segmento. Nós fazemos essa ponte. Nosso intuito é fazer com que a maioria das pessoas saiam empregadas após o curso", enfatizou Roberta Mädke, gerente de responsabilidade social da Ford América do Sul.
Para a marca norte-americana, além do caráter evidentemente social, o Ford Enter é uma oportunidade de capturar talentos da seara tecnológica. A área é uma preocupação da empresa, que bate há tempos na tecla e vem trabalhando de forma a transformar seus veículos em uma extensão do usuário similar aos smartphones.
"Continuamos fazendo uma mudança de cultura na empresa porque acreditamos cada vez mais que o carro será um produto de tecnologia. A conectividade é um pilar fundamental, uma vantagem competitiva em muitos aspectos e um diferenciador da nossa marca", destacou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford para a América do Sul.
"Quem será competitivo no futuro será aquele que tem os dados. Utilizamos a IA para atuar de forma rápida e preventiva, observando todas as minúcias do carro, rodando diagnósticos para saber sobre tudo o que está acontecendo com ele", completou Luciano Driemeier, gerente de mobilidade e novos negócios da Ford América do Sul.
Ford terá novas turmas para formar profissionais e discutir conectividade e mobilidade
O Ford Enter vem se mostrando programa exitoso. Cerca de 9 mil pessoas de baixa renda da capital paulista e arredores já se inscreveram. Dos que são aprovados e realizam o programa, de acordo com a realizadora, 50% já saem empregados.
São 440 horas de conteúdo, com foco em programação front-end. No entanto, as participantes e os participantes recebem ainda treinamento comportamental e têm acesso a diversas oportunidades, como curso de inglês técnico, acompanhamento pedagógico e socioemocional e ajuda de custo para o transporte e também para alimentação.
"É mesmo uma ponte entre o mercado de tecnologia e pessoas que, por algum motivo, não conseguiram obter uma formação", reforçou Driemeier.
Tamanho sucesso da iniciativa já fez com que a Ford garantisse novas turmas. Além disso, o programa também é realizado em outros países da América do Sul. A empresa de origem norte-americana, inclusive, diz que pretende adicionar novos tentáculos ao Ford Enter em breve.