Conclusão da reforma feita pela Voith que converte a máquina PM 11 de papel jornal para papel gráfico de alta qualidade
LVBA Comunicação – Voith -
Com largura de tela de 10,2 metros e velocidade de projeto de 1.800 m/min, a capacidade de produção da PM 11 foi aumentada de 400 mil para 520 mil
Em 16 de janeiro de 2024, a Voith Paper concluiu o start-up da PM 11 da Shandong Huatai Paper, localizada na província de Shandong, no leste da China. Anteriormente uma máquina de papel jornal, a PM 11 foi convertida pela Voith para produzir papel gráfico de alta qualidade. Com largura de tela de 10,2 metros e velocidade de projeto de 1.800 m/min, a capacidade de produção da PM 11 foi aumentada de 400 mil para 520 mil toneladas por ano graças às tecnologias de ponta da Voith.
"Depois da conversão da PM 10 de papel jornal para papel gráfico em 2016, o start-up da PM 11 representa mais uma importante conquista no processo de transformação da Huatai em uma grande fabricante de papel gráfico de alta qualidade", confirma Wei Lijun, gerente geral da Shandong Huatai Paper. "A reforma não só modernizou a nossa máquina de quase 20 anos, mas também melhorou significativamente sua capacidade e estabilidade. Esperamos escrever mais histórias de sucesso com a Voith no futuro".
Kurt Yu, presidente da Voith Paper na Ásia, acrescenta: "Esta colaboração não apenas reflete como os clientes confiam em nossa tecnologia, mas também ressalta a confiança e sinergia que construímos ao longo desses 30 anos de parceria Continuaremos apoiando o processo de transformação e modernização da Huatai Paper, que tem proporcionado benefícios para todos os envolvidos".
Escopo de fornecimento personalizado garante máxima eficiência de produção a longo prazo
A reforma personalizada abrange diversas soluções tecnológicas de última geração destinadas a otimizar a estabilidade, confiabilidade e eficiência da operação. As soluções não apenas estendem a vida útil da máquina, mas também impulsionam sua sustentabilidade e lucratividade.
Na caixa de entrada, a reforma abrangeu a modernização da caixa MasterJet Pro G e a otimização da tecnologia de água de diluição com o objetivo de aprimorar a qualidade do papel e reduzir o consumo de energia. Para garantir a melhor formação e máxima capacidade da máquina, os especialistas da Voith também modernizaram a seção de formação aplicando um conceito semelhante ao DuoFormer. Além disso, o conceito de bico ParaSlice e o sistema EdgeModule foram integrados para estabilizar a orientação das fibras (perfil transversal).
Na seção de pré-secagem, o significativo aumento do vácuo para 3.000 Pa por meio da instalação das caixas ProRelease+ HighEnd, elevou a estabilidade da folha em altas velocidades, minimizando o risco de quebras. A aplicação uniforme de filme pelo SpeedSizer AT proporciona máxima uniformidade e qualidade aos perfis do papel.
Já a seção de pós-secagem foi equipada com o conceito de secagem CombiDuoRun, juntamente com uma nova capota de máxima eficiência. Os revestimentos de rolos da Voith otimizam a liberação da folha, contribuindo ainda mais para reduzir as quebras.
Adicionalmente, a modernização da PM 11 conta com as soluções digitais do portfólio Papermaking 4.0, destacando-se o sistema de automação (MCS) OnControl e o sistema de gestão da qualidade (QCS) OnQuality. Essas inovações promovem um significativo aumento na conveniência operacional e na estabilidade de controle da máquina.
Com uma capacidade de produção anual de 1,5 milhão de toneladas de papel jornal, a Shandong Huatai Paper é reconhecida como um dos principais fabricantes mundiais desse segmento. Como parceira de longa data da Shandong Huatai, a Voith já equipou diversas fábricas do cliente, incluindo o bem-sucedido projeto de reforma da PM 10, concluído em 2016.
Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>