Toyota Motor e Denso vão aumentar os investimentos na Japan Advanced Semiconductor Manufacturing
Automotive Business -
Empresas são sócias da JASM, fabricante de semicondutores, que deve inaugurar duas fábricas no Japão
A Toyota Motor e a fornecedora Denso vão aumentar os investimentos na Japan Advanced Semiconductor Manufacturing, uma joint venture de semicondutores para atender a demanda por chips.
A companhia tem como sócias a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), majoritária, e a Sony Semiconductor Solutions.
A JASM está terminando a construção de uma fábrica de semicondutores avançados no Japão, com previsão de iniciar as operações este ano. Uma outra unidade de chips foi anunciada em 2023 e deve começar a operar em 2027.
Segundo a JASM, o investimento nas duas fábricas foi estimado em cerca de US$ 20 bilhões, sendo parte dos recursos do governo japonês.
Toyota e Denso vão produzir 12 mil chips por mês
As duas fábricas, segundo a companhia, terão capacidade instalada de 100 mil wafers (chips) de 12 polegadas por mês para aplicações automotivas, industriais, de consumo e relacionadas a HPC. As unidades devem gerar 3,4 mil empregos quando entrarem em operação.
Após este último investimento, a TSMC teria uma participação de 86,5% na JASM, Sony 6%, Denso 5,5% e Toyota, 2%.