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Novos ônibus elétricos atenderão a região metropolitana de Belém

40 e-Bus serão entregues no segundo semestre


O governador do Pará Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan visitaram a fábrica da Eletra, na sexta (2/02), para conhecer os ônibus elétricos que atenderão a região metropolitana de Belém.

Serão 40 e-Bus 100% brasileiros da Eletra, que integrarão o BRT da região metropolitana da capital paraense. Eles têm 12,1m (Básico), piso alto, capacidade para 75 passageiros e um cadeirante, com autonomia de até 250km.

Os veículos são zero emissão de poluentes, silenciosos, confortáveis, com ar-condicionado, wi-fi e USB para carregar celulares.

Durante uma viagem no e-Bus, dirigido pela presidente da Eletra, Milena Romano, o governador e sua vice puderam experimentar o veículo.

“Estou aqui, com a vice-governadora Hana, visitando a fábrica da Eletra, fábrica 100% nacional, que produz ônibus elétrico 100% brasileiro, indústria brasileira, que gera empregos no país”, disse o governador.

“Aqui nós compramos os ônibus do BRT, os primeiros ônibus elétricos zero emissão, que atenderão os municípios da região metropolitana: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará”.

“Já no início segundo semestre, nossos ônibus começarão a chegar ao BRT Metropolitano promovendo a integração do transporte e proporcionando qualidade na mobilidade.”

“Belém está se preparando, com sustentabilidade, para a COP30, em 2025. Em respeito às pessoas, estamos cuidando do transporte coletivo na região metropolitana”, completou Barbalho.

Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes Benz, fabricados em São Bernardo do Campo (SP).

LINHA COMPLETA
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.
São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas.

E mais o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (bus Rapid Transit).

Os ônibus elétricos Eletra são o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.

  • 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
  • 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 15m (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).

Toda a Linha Eletra é produzida numa área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, coração industrial da Grande São Paulo.

A nova fábrica entrou em operação em maio de 2022 e tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.

A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.
 
FICHA TÉCNICA DO e-BUS 12,1M - PISO ALTO
 

Características do Veículo
Veículo (metros) 12,1
Modelo Elétrico Puro
Propulsão Motor elétrico
Fonte de energia principal Baterias
Freio elétrico com regeneração para as baterias Tipo Kers
Autonomia (km) 250
Velocidade máxima (Km/h) 60
Capacidade de Rampa programada (%) 17
Capacidade de passageiros sentados 29
Capacidade de passageiros em pé 45
PPD 1
Motorista 1
Direção Hidráulica
Suspensão Pneumática
Freios Elétrico e Pneumáticos
Ar condicionado Sim

  

Chassi
Fabricante Mercedes
Modelo/Tipo O 500M (Elétrico) Piso alto
Comprimento (mm) 11787
Largura (mm) 2.094
Distância do Solo (a informar)
Capac. Máxima do 1º eixo PBT (kg)
36 a 46 cm
7131
Capac. Máxima do 2º eixo PBT (kg) 13560
Capac. Máxima PBT Total (kg) 20691
Redução do eixo trator 7,71:1
Rodas Alumínio
Pneus Radial - 295/80 R 22,5
Suspensão Pneumática integral
Sistema de direção Hidráulica
Freios de serviço Pneumático
Sistema elétrico (V-DC) 24
Baterias auxiliares 12 V/230 Ah (02 unidades)
Carroceria
Fabricante Caio
Modelo/Tipo e-Millennium piso alto
Comprimento (mm) 12.155
Largura (mm) 2.550
Altura (mm) 3.450
Balanço dianteiro (mm) 2.925
Balanço traseiro (mm) 3.620
Entre eixos (mm)
Capacidade de passageiros/cadeirante 
5.950
75 + mot.
Nº de portas 4 sendo, 2 lado esquerdo, 2 lado Direito
Peso PBT (kg) 20691
Sistema elétrico (Vcc) 24
Ar condicionado elétrico  
Fabricante Songz
Modelo  LMD-VI-BNTD                                   
Capacidade máxima de refrigeração (BTU/h) 120.000
Tensão Input mínimo e máximo (V-DC) 450 - 900
Gás refrigerante R407C
Motor Elétrico de Tração
Fabricante WEG
Modelo 250L 
Tipo Trifásico de Indução
Potência nominal (kW/CV) 200/272,11
Potência máxima (1minuto) (kW/CV) 400/544,22
Voltagem (V-AC) 440 -660v
Torque Nominal/Máximo (Nm) 1900/3560
Rotação Nominal/Máxima (RPM) 1180/2600
Transmissão Sem transmissão, motor direto ao diferencial com eixo cardan
Localização Balanço traseiro entre longarinas
Refrigeração água

 

Inversor de tração
Fabricante WEG
Modelo CFW800
Refrigeração água

 

Unidade de Energia – Banco de Baterias
Tipo Litio, Fosfato de Ferro- (LFP)
Tensão - Nominal (V-DC) 600
Tensão mínima (V-DC) 470
Tensão máxima (V-DC) 720
Potência nominal – pico/60seg (kW) 180- 320
Energia mínima do banco (kWh) 330
   

 
Comunicação:
Cuca Fromer

cucafromer@gmail.com

ELETRA INDUSTRIAL - TECNOLOGIA DE TRAÇÃO ELÉTRICA
Rua García Lorca, 176, Paulicéia
São Bernardo do Campo/SP – 09695-000
55-11-4128-4433
eletra@eletrabus.com
www.eletrabus.com

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