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Volkswagen anuncia que vai investir mais R$ 9 bilhões no Brasil

Recursos se somam aos aportes de R$ 7 bilhões já anunciados e devem ser gastos até 2028


Ana Paula Machado

Os aportes se somam aos R$ 7 bilhões já anunciados e que terminariam em 2026. No novo ciclo, segundo o presidente da companhia para a América do Sul, Ciro Possobom, os recursos serão utilizados até 2028. 

“O novo investimento vai contemplar quatro modelos totalmente novos para o mercado brasileiro e um novo motor híbrido em São Carlos. Todas as nossas fábricas serão contempladas neste ciclo”, disse o executivo. 

Além dos quatro novos modelos que serão produzidos no Brasil, Possobom ressaltou que a Volkswagen irá lançar mais 12 modelos até 2028, sendo híbridos, elétricos e com motor flex. 

“A estratégia do Brasil não pode ser como a chinesa, que priorizou o carro elétrico. Acreditamos no motor flex e não podemos fazer uma mudança radical e aumentar demais os custos de produção. O flex é um ativo do país e vamos combinar o motor a combustão com o híbrido”, disse o executivo. 

Híbrido flex não chega em 2024

Modelo elétrico nacional da Volkswagen, segundo ele, virá somente ao final da década e não será produzido localmente.

“Temos que desenvolver fornecedores e estamos neste processo. O carro tem que ser competitivo no mercado brasileiro”, afirmou. 

Já o híbrido flex, segundo o executivo, será produzido por aqui, mas não será apresentado neste ano.

“Estamos trazendo a tecnologia para o Brasil. É a melhor solução para o mercado brasileiro porque é a mais adequada”, afirmou o executivo, sem informar qual unidade fabricará o novo carro híbrido. 

Uma nova picape e... a volta do Golf?

Aliás, dentro os quatro novos modelos, a unidade de Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, receberá dois novos carros. Em Taubaté e São José dos Pinhais, no Paraná, um novo modelo cada planta. 

“Em Taubaté, vamos produzir um carro novo e não será o Gol, mas será um modelo icônico para a Volkswagen. Já em São José dos Pinhais vamos produzir uma picape para concorrer mais fortemente no segmento de comerciais leves”, afirmou Possobom. 

Embora ninguém da fabricante confirme, o Golf surge como forte candidato. Recentemente, o próprio Ciro admitiu que a marca "estuda fortemente" trazer o Golf R para cá.

Além disso, a própria VW levou jornalistas à Europa para cobrir o lançamento da primeira reestilização do hatch. Tal viagem não faria sentido, uma vez que, desde o fim da produção nacional do Golf, o hatch sequer deu as caras de forma oficial novamente. A não ser que o modelo volte a ser vendido (ou quem sabe até fabricado) por aqui...

Quanto à picape, a montadora apresentou o conceito Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Desde então, praticamente nada evoluiu em relação ao projeto que chegou a ser engavetado. Agora parece que a ideia ressurgiu, só que existe a chance de o produto final ser baseado no T-Cross e, portanto, mais simples do que o estudo - este feito sob a base do Taos.

Em 2023, a Volkswagen ficou em terceira no segmento de comerciais leve atrás da Fiat e General Motors. “Sabemos que temos uma lição de casa para fazer e vamos trabalhar nesta direção, por isso, esse projeto da nova picape no Brasil”, disse o executivo. 

Em São Carlos, será produzido o motor para carro híbrido

Em São Carlos, a VW produzirá o projeto MQB Hybrid, uma nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados  sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.

O novo projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova  arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda  mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver  Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno.

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