Publicidade

Empresários das indústrias debateram com especialistas os tópicos tratados no estudo Perspectivas do Gás no Rio

Lançamento do “Perspectivas do Gás no Rio 2023 reuniu representantes das empresas PRIO, Origem Energia e Gerdau, além de especialistas da federação


Empresários das indústrias PRIO, Origem Energia e Gerdau debateram com especialistas da gerência de Petróleo, Gás e Naval da Firjan tópicos tratados no estudo “Perspectivas do Gás no Rio 2023”, lançado em 30/1, na Casa Firjan. Os executivos contribuíram com artigos para a publicação.

“Gás é um assunto complexo e apaixonante, dado seu potencial de transformar o mercado. Cada questão tem seu tempo correto e algumas decisões precisam ser tomadas pelos reguladores. Precisamos viabilizar que demanda e oferta consigam convergir seus planejamentos. Outro tema que precisa ser discutido é o acesso a financiamento, pois os recursos estão mais escassos e o custo do capital maior”, defendeu Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, que mediou o painel.

Para baixar o estudo Perspectivas do Gás no Rio 2023 clique no link https://ww; cbnrio@cbn.com.br;pautarj@cbn.com.br;rschneider@band.com.br;grpproducaorj@band.com.br;efrumento@band.com.br;apuracao@band.com.br;apupo@band.com.br;aline.goncalves@radiojb.com.br;alex.campos@radiojb.fm;anarodrigues@tupi.am;jornalismo@tupi.fm;pauta@jovempan.com.br;jornalismo@mancheteonline.com.br;radiojornalismorj@ebc.com.br;radionovosrumos@yahoo.com.br;pablodemoura@gmail.com;michelle.queiros@ebc.com.br;producaogirorrp@gmail.com; cezarfatty1962@gmail.com; celiocampos@puc-rio.br;yembaah@gmail.com;psilveira@band.com.br;maira.gama@cbn.com.br;matheus.carrera@cbn.com.br;

w.firjan.com.br/data/files/F5/A0/22/7E/1FD4D810FABCEEC8C8284EA8/Perspectivas-Gas-Rio-2023.pdf

 A apresentação dos principais destaques do “Perspectivas do Gás no Rio” foi feita por Fernando Montera, coordenador de Conteúdo Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Firjan: “Ao contrário da oferta, a demanda por gás natural, devido à baixa competitividade do seu preço, segue em queda de 7% no país e de 5% no estado do Rio. Para o desenvolvimento do mercado de gás é preciso uma pauta regulatória. No estado, o detalhamento da regulamentação do mercado livre é uma das pautas fundamentais que vem sendo trabalhada. No federal, por exemplo, maneiras de aumentar o aproveitamento do gás e planos coordenados de transporte estão neste contexto.”

Visão das empresas

A necessidade de planejamento neste mercado foi destacada pelo CEO da Origem Energia, Luiz Felipe Coutinho. “O Brasil importa 50% do gás que utiliza. A forma de consumir energia mudou. A maioria das pessoas usa celular e carrega quase ao mesmo tempo, em períodos de pico. Por isso, o gás natural poderia ser mais usado como energia segura e barata. A Origem fornece 25% do gás para a Bahia e está fazendo o primeiro projeto de armazenagem de gás natural onshore, faltando só a aprovação da ANP”. Coutinho contou que a ideia de criar a Origem surgiu durante uma palestra na Firjan há cinco anos.

Já Bruno Menezes, gerente executivo de Novos Negócios da PRIO, detalhou a experiência da empresa de produzir gás em campos maduros, na Bacia de Campos. “O mais importante é ser eficiente e produzir mais. O gás que produzimos é usado para geração de energia na própria unidade. A Bacia de Campos tem ociosidade no escoamento do gás, tanto que a Petrobras concedeu acesso à Equinor. Pleiteamos o mesmo”. Em parceria com a Firjan SENAI, a PRIO capacitou 300 profissionais para o segmento de Exploração e Produção. 

Por outro lado, a siderúrgica Gerdau mostrou o exemplo de uma multinacional centenária de origem brasileira, que está há 50 anos no Rio de Janeiro. “Emitimos metade das emissões médias de carbono das cadeias de aço. Mas a maioria das ações pela rota primária usa o minério de ferro e o carbono como agente redutor. O gás natural pode suplantar o carvão mineral nos altos fornos. Mas é preciso adaptá-los para o energético. Seria preciso ter gás competitivo e a curto prazo. A indústria precisa de previsibilidade para fazer investimento”, resumiu Marcos Prudente, gerente de energia da Gerdau. 

Finalizando o dia, na sequência do evento à tarde, o gás natural continuou em pauta com a 1ª reunião de 2024 do Núcleo de Gás Natural do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás.

Aurélio Gimenez

Assessor de Imprensa
Gerência de Imprensa e Conteúdo

imprensa@firjan.com.br

www.firjan.com.br

Publicidade