Como armazenar energia em uma bateria de carro elétrico no inverno?
Automotive Business -
As baterias ficam com carregamento mais lento e afetam a autonomia desses veículos
Mesmo estando no verão escaldante do Brasil, saber como se armazenar energia em uma bateria de carro elétrico no inverno é fundamental para donos desses veículos.
Isso porque no frio, o processo químico para armazenar energia fica mais lento, e é por isso que, em dias congelantes ocorre a redução do desempenho da bateria e o aumento do tempo de carregamento.
Um estudo da American Automobile Association descobriu que, a 20 graus Fahrenheit (- 6,6 graus Celsius), um veículo elétrico pode perder até 12% da sua autonomia. Para piorar a situação, ligar o aquecedor da cabine pode aumentar esse percentual para 40%.
Nos Estados Unidos, que sofre com inverno rigoroso este ano, cerca de 2% da frota circulante é composta por veículos elétricos. Em decorrência disso o problema não afeta muitas pessoas. Até mesmo porque, o estado com as vendas mais altas de EVs ainda é a Califórnia, onde o frio extremo é incomum.
Menor desempenho dos carros elétricos no frio
O "USA Today" fez um copilado explicando o motivo dos carros elétricos terem um desempenho pior no inverno rigoroso do que os veículos à combustão.
Mas, por que os veículos elétricos carregam mais lentamente quando está frio?
Segundo o USA Today, as baterias mais frias não funcionam tão bem, porque a temperatura operacional ideal para uma bateria de veículo elétrico está entre 68 e 86 graus Fahrenheit (20 a 30 graus Celsius), dependendo do modelo.
À medida que a temperatura cai, os processos eletroquímicos que a bateria usa para carregar ficam mais lentos. Para carregar, o carro primeiro precisa aquecer a bateria, o que requer tempo e energia. Por causa disso, a bateria demora mais a carregar quanto mais frio fica.
Uma bateria é carregada quando os íons de lítio armazenados no cátodo são transferidos de volta para o ânodo. Em condições de carregamento a frio, os íons fluem com menos eficiência através do ânodo e a capacidade, por conseguinte, diminui.
Como obter o melhor desempenho de um carro elétrico no frio
1. Preaqueça sua bateria
A maioria dos carros elétricos hoje preaquecem automaticamente suas baterias. Isso permite que eles carreguem de forma rápida e eficiente quando conectados. Se você carregar em casa, considere conectá-los imediatamente enquanto o veículo ainda estiver quente.
2. Se puder, estacione em um local fechado
Isso mantém a bateria mais quente, de modo que não é necessária tanta energia para aquecê-la mais tarde. Uma capa de carro também pode ajudar.
3. Aqueça a cabine antes de dirigir
Se estiver muito frio, considere ligar o aquecedor do carro enquanto ele ainda está carregando. Se você aquecer o interior enquanto o veículo ainda estiver carregando, não será necessário usar a energia da bateria para levá-lo a uma temperatura razoável.
Se não tiver oportunidade de fazê-lo, os aquecedores dos bancos utilizam menos energia que os aquecedores do habitáculo.
5. Certifique-se de que a pressão dos pneus esteja correta.
Pneus com enchimento insuficiente resultam em maior resistência ao rolamento, o que significa que seu veículo gasta mais energia para avançar.
6. Dirija com o modo econômico ativado
A maioria dos carros elétricos oferece isso, o que requer a menor quantidade de energia e sacrifica algum desempenho.
7. Não deixe sua bateria ficar abaixo de 20%
O carro elétrico precisará de energia apenas para aquecer o suficiente para carregar. Portanto, se a autonomia ficar muito "baixa", talvez você não consiga carregar mesmo se estiver com o veículo conectado a uma estação, dependendo de quão frio esteja.