General Motors e a Komatsu vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de uma célula combustível a hidrogênio
Automotive Business -
Módulo pode equipar caminhões para uso em minas
A General Motors e a Komatsu vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de uma célula combustível a hidrogênio. O módulo alimentará o caminhão elétrico 930E, desenvolvido para uso exclusivo em mineração.
"Os caminhões de minas estão entre os maiores e mais robustos veículos em todas as indústrias, e acreditamos que as células combustível a hidrogênio são mais adequadas para veículos com emissão zero de poluentes para um uso tão exigente como esse", afirmou Charlie Freese, diretor executivo da Hydrotec, empresa líder do mercado em células combustível.
As empresas afirmaram que pretendem testar um protótipo baseado no 930E, que tem carga útil de 320 toneladas, até 2025.
Como este tipo de veículo costuma operar em apenas uma única mina durante seu ciclo de vida, GM e Komatsu acreditam que será mais fácil construir uma estrutura de reabastecimento de hidrogênio no local.
Hidrogênio pode virar combustível para veículos de carga
Apesar do evidente desafio com a infraestrutura de pontos de reabastecimento, o hidrogênio ganha atenção como combustível alternativo, especialmente para furgões e caminhões.
Embora a maioria dos automóveis de passeio e veículos de carga vão adotar a propulsão elétrica nas próximas duas décadas, alguns tipos de veículos de grande porte (especialmente aqueles que precisam percorrer longas distâncias) podem precisar de outros tipos de combustível por causa do tamanho e peso das baterias.
O tempo de recarga elevado dos carros elétricos também pode fazer com que a célula combustível ganhe mercado no futuro.