Roberto Leoncini deixará o cargo de vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz
Automotive Business -
Após 10 anos na montadora, executivo decidiu se aposentar; em seu lugar assumirá Jefferson Ferrarez
Após 10 anos à frente da área de vendas de caminhões na Mercedes-Benz, Roberto Leoncini decidiu se aposentar e deixará o cargo. Em seu lugar, a montadora indicou Jefferson Ferrarez como vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões.
O executivo será responsável também pelas vendas de Caminhões para Overseas e pelo Desenvolvimento da Rede de Concessionários.
“Agradeço ao Roberto por suas excelentes contribuições à empresa nos últimos anos. Com sua mentalidade centrada no cliente, ele nos ajudou a entender a jornada do cliente com a nossa marca, conhecendo e se preocupando com suas reais necessidades”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
Leoncini, no entanto, não sairá totalmente da empresa. Ele fará parte do Conselho de Negócios da Mercedes-Benz. Segundo ele, além da montadora, ele deve ser conselheiro profissional.
“Há algumas empresas que já me sondaram para integrar o Conselho de Administração, mas não poderia assumir essa função estando na Mercedes-Benz. Agora, posso avaliar com mais calma”, disse o executivo.
Roberto Leoncini, 60 anos, é formado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Negócios pela Universidade de Irvine, na Califórnia (EUA). O executivo tem MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e formação para Conselho Administrativo pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Executivo foi responsável pela introdução das famílias Actros e Arocs
Leoncini iniciou sua carreira como representante distrital, passando para o atendimento a grandes frotistas, à posição de gerente, diretor de vendas e, na sequência, tornou-se responsável pela operação comercial da Scania no Brasil.
Em junho de 2014, assumiu a vice-presidência de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz e a posição de head de Vendas no Board da Empresa na região.
Segundo a montadora, nesta última década, o executivo comandou a introdução das famílias Actros e Arocs, de caminhões extrapesados, no mercado brasileiro, pelo lançamento do portfólio BlueTec 6 de caminhões e ônibus. Bem como pelo desenvolvimento e aprimoramento de todo portfólio de serviços de veículos comerciais, incluindo os digitais.
Mudanças da Mercedes também em ônibus
“Leoncini tem engajado fortemente os times da Mercedes-Benz a acelerar parcerias de inovação via startups. Como exemplos, os mais de hum mil caminhões autônomos Mercedes-Benz desenvolvidos junto à Grunner para operação no agronegócio e os caminhões autônomos da marca, preparados em parceria com a Lume Robotics”, informou a Mercedes-Benz.
Outra mudança no board da Mercedes é na área de ônibus. Walter Barbosa assumirá como vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus. O executivo fará parte do board da Mercedes-Benz do Brasil.