Publicidade

Hyundai e a Kia apresentaram o uni wheel: um conceito de transmissão veicular para veículos elétricos

Uni wheel substitui juntas homocinéticas e aumenta espaço interno dos chassis


A Hyundai e a Kia apresentaram ao mercado, em evento realizado em Seul, na Coreia do Sul, um conceito de transmissão veicular para veículos elétricos chamado uni wheel, ou Universal Wheel Drive System.

Segundo as companhias, a principal característica desse conjunto é que ele proporciona mais espaço no chassi: com o posicionamento de alguns componentes de tração no espaço vago das rodas, há a possibilidade de aumentar a área interna dos veículos.

Na prática, como podemos ver neste vídeo aqui, um conjunto -- aparentemente complexo -- de engrenagens pequenas transmite torque às rodas no lugar dos tradicionais eixos e suas juntas homocinéticas.

Outra oportunidade criada a partir desta tecnologia de transmissão compacta é a de abrir espaços também para se colocar mais baterias, aumentando eventualmente a autonomia deles.

"Quando combinada com a suspensão pneumática eletrônica que pode ajustar a altura do percurso de acordo com a situação de condução, esta pode ser aumentada para estabilizar o veículo em estradas irregulares", informou a Hyundai a respeito da interação da uni wheel com o sistema de suspensão.

Esta não é a primeira vez que a Hyundai mostra um conceito para veículos elétricos. Com a sua divisão Mobis, apresentu o chamado e-Corner System, que permite curvas de 360 ??graus.

Publicidade